01/09/2010
Maria de Fátima Araújo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Esta aula terá mais sentido para o grupo de crianças, se elas estiverem trabalhando com o tema fotografias
A professora deve propor as crianças uma pesquisa na internet sobre a história da fotografia. As crianças em duplas ou trios deverão pesquisar no computador na sala de multimídia, onde, quando e como surgiu a fotografia. Se a escola não tiver computadores disponíveis para pesquisa pelas crianças, o professor deve selecionar um texto, levar para sala e ler para as crianças.
Texto sobre a história da fotografia:
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_fotografia
Depois da pesquisa feita, a professora deverá propor a produção de um texto coletivo em que as crianças expressarão suas novas descobertas. O texto deverá ser reproduzido, afixado no mural da sala e ilustrado com desenhos das crianças e recorte e colagem de fotografias que apresentem um pouco da história da fotografia no Brasil e no mundo.
A professora deve solicitar às famílias que enviem fotografias em preto e branco, de preferência fotos antigas. A professora deverá, ainda, pesquisar fotografias históricas em preto e branco e levar para sala. De posse de todo o material, a professora deve orientar as crianças para criar legendas para suas fotos, nas quais conste o ano em que foi feita a foto e o nome das pessoas fotografadas, o mesmo a professora deve fazer nas fotos por ela pesquisadas. Depois o grupo monta um lindo painel de fotos antigas e em preto e branco com as respectivas informações pesquisadas pelas crianças e professora.
A foto histórica do vestido branco de Merilyn Monroe.
Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_saBnjn2FFNA/Sw2hDNEK9fI/AAAAAAAAAVk/1zP424sFbss/s1600/marilyn-monroe.jpg
Presidente John Kennedy na rede.
Fonte: http://zerohora.clicrbs.com.br/rbs/image/4952609.jpg
As demais turmas da escola deverão ser convidadas para visitar a exposição, oportunidade em que as crianças/pesquisadoras deverão apresentar e contar a história das fotos de sua família e as fotos históricas trabalhadas na turma, destacando, se possível elementos como: o nome do fotógrafo que as fez, data, local etc.
sobre fotografia:
O professor deve avaliar se as crianças conseguem mencionar fatos relacionados a história da fotografia, se se envolveram junto a suas famílias na pesquisa das fotografias, bem como o desempenho delas durante a exposição.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!