Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A fotografia tem história

 

01/09/2010

Autor e Coautor(es)
Ana Maria Cunha Aguiar Maia
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria de Fátima Araújo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer a história da fotografia
  • Produzir texto coletivo com as descobertas feitas
  • Montar uma exposição de fotos antigas (preto e branco)
Duração das atividades
Quatro momentos de 50 minutos aproximadamente.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula terá mais sentido para o grupo de crianças, se elas estiverem trabalhando com o tema fotografias

Estratégias e recursos da aula

1º Momento

A professora deve propor as crianças uma pesquisa na internet sobre a história da fotografia. As crianças em duplas ou trios deverão pesquisar no computador na sala de multimídia, onde, quando e como surgiu a fotografia. Se a escola não tiver computadores disponíveis para pesquisa pelas crianças, o professor deve selecionar um texto, levar para sala e ler para as crianças.

Texto sobre a história da fotografia:

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_fotografia  

2º Momento

Depois da pesquisa feita, a professora deverá propor a produção de um texto coletivo em que as crianças expressarão suas novas descobertas. O texto deverá ser reproduzido, afixado no mural da sala e ilustrado com desenhos das crianças e recorte e colagem de fotografias que apresentem um pouco da história da fotografia no Brasil e no mundo.

3º Momento

A professora deve solicitar às famílias que enviem fotografias em preto e branco, de preferência fotos antigas. A professora deverá, ainda, pesquisar fotografias históricas em preto e branco e levar para sala. De posse de todo o material, a professora deve orientar as crianças para criar legendas para suas fotos, nas quais conste o ano em que foi feita a foto e o nome das pessoas fotografadas, o mesmo a professora deve fazer nas fotos por ela pesquisadas. Depois o grupo monta um lindo painel de fotos antigas e em preto e branco com as respectivas informações pesquisadas pelas crianças e professora.  

 

A foto histórica do vestido branco de Merilyn Monroe.

Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_saBnjn2FFNA/Sw2hDNEK9fI/AAAAAAAAAVk/1zP424sFbss/s1600/marilyn-monroe.jpg 

Presidente John Kennedy na rede.

Fonte: http://zerohora.clicrbs.com.br/rbs/image/4952609.jpg 

4º Momento

As demais turmas da escola deverão ser convidadas para visitar a exposição, oportunidade em que as crianças/pesquisadoras deverão apresentar e contar a história das fotos de sua família e as fotos históricas trabalhadas na turma, destacando, se possível elementos como: o nome do fotógrafo que as fez, data, local etc.

Recursos Complementares
Avaliação

O professor deve avaliar se as crianças conseguem mencionar fatos relacionados a história da fotografia, se se envolveram junto a suas famílias na pesquisa das fotografias, bem como o desempenho delas durante a exposição.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.