Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Adjetivos – Dando características e sentimentos a um personagem do texto.

 

07/12/2010

Autor e Coautor(es)
MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Ler uma história com elementos humanizados.  
  • Identificar os adjetivos do texto como fundamentais para percepção dos sentimentos e características dos personagens. 
  • Refletir sobre o problema ecológico denunciado pelo personagem principal.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Noção de substantivo.
Estratégias e recursos da aula

1° momento:

          O professor propõe a realização de uma roda de leitura com o livro “O balão que não queria subir” de Regina Lucia Pires, Nemer – EDC. A história deverá ter sido dividida no número de alunos mais o professor e escrita em pedaços de cartolinas coloridas como num quebra-cabeça, que serão distribuídos na roda.

          A leitura é iniciada pelo professor, com a 1ª peça. Ao terminar, coloca-a no centro da roda. O aluno que tiver a peça com a continuação da história, vai ao centro da roda, confere se a peça se encaixa e realiza sua leitura. O último a ler e, portanto, ao terminar de montar o quebra-cabeça literário, terá colocado a última peça de um balão.

2° momento: 

          Conversar com os alunos sobre a história lida.

  1. Em que mês acontece a história?
  2. Que festas acontecem neste mês?
  3. Como elas são enfeitadas?
  4. Que “enfeite” nos mostra que não está feliz?
  5. Qual a maneira que ele encontrou para demonstrar seus sentimentos?
  6. Que explicações foram dadas por ele para tentar convencer o homem teimoso a não soltá-lo?
  7. Por que se desviou da rede elétrica?
  8. Por que se preocupou com a rajada de vento?
  9. Por que fez uma manobra de emergência sobre o telhado de uma casa?
  10. Por que ele foi ficando cada vez mais desesperado?
  11. O que aconteceu com ele?
  12. O balão culpou alguém pelo incêndio?
  13. Quem?
  14. Você concorda quando ele diz que a solução desse problema está nas suas mãos, criança?
  15. Que outras maneiras de festejar São João podemos ter, sem ser soltando balão?

          As respostas devem sempre ser registradas numa folha de blocão.

3° momento: 

          Apresentam-se à turma, uma de cada vez, tiras de cartolina com algumas frases da história.

          O professor pede que um aluno faça a leitura da 1ª frase:

  • O céu estrelado ilumina a festa.

          Pede que a turma identifique a palavra que caracteriza o céu.

          Recorta da tira a palavra estrelado, deixando exposto o restante da frase.

  • O céu ilumina a festa.

          Pede que a turma diga o que diferencia o céu das duas frases e, depois, que sejam dadas outras características para o céu.

  • Exemplo:
  1. O céu imenso ilumina a festa.
  2. O céu orgulhoso ilumina a festa.
  3. O maravilhoso céu ilumina a festa.   

          Outras frases devem ser apresentadas à turma, com o mesmo procedimento.

  • Exemplos de outras frases:
  1. O balão bonito não queria ir para o céu.
  2. O homem teimoso cismou de soltá-lo.
  3. O balão foi atingido por uma rajada de vento.
  4. Lanterninhas acesas provocariam um incêndio.
  5. Ele viu uma rede elétrica.
  6. O telhado de madeira iria pegar fogo.
  7. O forte vento balançava as lanterninhas.
  8. Os bichinhos assustados corriam pela mata.
  9. O homem é um bicho teimoso.
  10. Ele não guardava boas lembranças.

          Depois de identificadas as palavra que caracterizam os nomes (substantivos) e de percebida sua importância no texto, o professor pode nomeá-las como adjetivos.

4° momento: 

          O professor propõe à turma uma dramatização em grupos, onde o balão, ao final, faça um pedido ao bicho homem e às crianças.

  • Personagens: Balão, Homem teimoso e outros criados pela turma.   

          Os grupos recebem tintas, pincéis, papéis diversos, durex, colam... Criam cartazes, cenários, roupas...   Ao final, apresentam suas ideias uns para os outros e as mensagens enviadas pelo balão são penduradas na sala.

 

Recursos Complementares
  • Realizar, depois da leitura e da dramatização, uma dobradura de balão ( livro: brincando com origami – Origami/A. Carlos Gênova – São Paulo: Global , 1991.Coleção brincando com; vol.8).
Avaliação
  • A leitura em roda, o trabalho com as tiras de papel e a dramatização deverão ser avaliados, pois embora sejam sobre um mesmo assunto, são atividades diferentes, onde os alunos poderão se mostrar de diferentes maneiras
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.