Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Qual a sua opinião? Enquete e criação de tabelas.

 

14/02/2011

Autor e Coautor(es)
MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Celia Brito

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar a enquete como uma pergunta surgida de uma notícia ou de algo ocorrido para a qual se quer a opinião de um grupo de pessoas.  
  • Formular perguntas para saber a opinião de várias pessoas sobre um determinado assunto.  
  • Registrar as opiniões conseguidas numa enquete, organizando-as numa tabela numérica.
Duração das atividades
3 aulas de 50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Preenchimento de tabelas numéricas simples.
Estratégias e recursos da aula

          Nas aulas anteriores, a turma deverá ter participado de atividades de preenchimento de tabelas numéricas simples, partindo de situações do dia-a-dia como:  

 

1.Número de alunos que concordam ou não com uma determinada ideia surgida no dia-a-dia.

2.Número de alunos que assistiram a um determinado programa no fim de semana.

3.Número de alunos que leram um determinado livro.    

4.Número de alunos que participaram de um determinado evento.

 

       Seria enriquecedor se estas tabelas fossem sendo expostas num canto da sala, no mural ou num blocão.  

 

1° momento:

 

          O professor convida a turma a escutar a história “Feliz aniversário, Lua” – Frank Asch – Coleção: Crianças criativas - Global Editora.

          Fonte da imagem: http://anapaulices.wordpress.com/2010/07/01/ler-para-crescer-feliz-aniversario-lua/

 

 

          A história pode ser contada pelo professor com a ilustração de uma lua. Fonte da imagem: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://1.bp.blogspot.com/_9feLq4m-lgw/RoXIEx5-XEI/AAAAAAAAARs/nFb-haAnBSQ/s320/lua%2Bfeliz.gif&imgrefurl=http://nasciparasermagra.blogspot.com/2007/06/80-dia-cansadaaaaaaaaaaaaaaaa.html&usg=__wRxu5vfYSnfxYLdqQ_zo0V3cRSU=&h=320&w=320&sz=114&hl=pt-br&start=0&zoom=1&tbnid=gOFLZFCO1NdO3M:&tbnh=126&tbnw=144&ei=F7Q-TcmZKYWclgfknNSVAw&prev=/images%3Fq%3Dlua%2Bfeliz%26hl%3Dpt-br%26biw%3D1020%26bih%3D583%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:1&itbs=1&iact=rc&dur=421&oei=F7Q-TcmZKYWclgfknNSVAw&esq=1&page=1&ndsp=16&ved=1t:429,r:1,s:0&tx=88&ty=27

 

 

       E pode ser ouvida pela Bia Bedran, em seu CD “Bia canta e conta. vol.1” – Bia BedranAngels Records.

       Também pode ser passada em DVD – da Coleção: Crianças Criativas.

       A partir da história ouvida, os alunos falarão sobre as partes que “mexeram” com suas emoções e os porquês.

 

2° momento: 

 

          O professor realiza um voo de imaginação com a turma dividida em grupos. Apaga a luz, pede que os alunos fechem os olhos e faz as seguintes perguntas:

 

  1. Imagine que você foi convidado para a festa de aniversário da Lua. - Como os convidados iriam vestidos?
  2. Onde aconteceria?
  3. O que você lhe daria de presente?
  4. Que número estaria representado em sua(s) velinha(s)?

 

          Depois de um tempo, o professor pede que eles abram os olhos devagarzinho e acende a luz. Convida a turma a expressar, num desenho, suas ideias e entrega aos grupos papéis, giz de cera coloridos, hidrocores e lápis de cor à cada grupo.

 

3° momento:

 

          Ao terminar, sentam em roda e cada um conta para a turma o que imaginou e mostra o desenho criado. Este é um momento rico para serem registradas as ideias que, junto com os desenhos, poderão formar um lindo mural.   

         Exemplos de ideias que poderão surgir:

 

  • Como os convidados iriam vestidos?
  1. Com roupas representando as 4 fases da lua.
  2. Com fantasias de habitantes de diferentes astros do Universo ou dos próprios astros.
  3. Vestidos de satélites amigos da lua.   

 

  • Onde aconteceria?
  1. Na casa do Sol.
  2. Na casa de São Jorge.
  3. Na Via Láctea.   

 

  • O que você lhe daria de presente?
  1. Um namorado.
  2. A história ouvida.
  3. Um telescópio para ver de perto a turma aqui na Terra.   

 

  • Que número estaria representado em suas velinhas?

 

          Esta reposta mostrará ao professor a noção que a turma tem sobre a origem do Universo e sobre a relação ficção x realidade. Cada quantidade indicada deverá ter sua explicação dada, seja ela real ou fantástica.

 

4° Momento:

 

 

       Fonte da imagem:http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://thumbs.dreamstime.com/thumb_284/1214766015DQDxqf.jpg&imgrefurl=http://www.portaldascuriosidades.com/forum/index.php%3Ftopic%3D74659.0&usg=__inuk-hJEP0Wg9NEpbT8fKjTjb6Q=&h=300&w=300&sz=71&hl=pt-br&start=143&zoom=1&tbnid=f7nr0JUDcMVwrM:&tbnh=133&tbnw=133&ei=pending&prev=/images%3Fq%3Dfeliz%2Baniversario%26hl%3Dpt-br%26biw%3D1020%26bih%3D583%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:10%2C3928&itbs=1&biw=1020&bih=583&iact=rc&dur=359&oei=W7I-TeCJDYSdlgf3g82TAw&esq=3&page=10&ndsp=18&ved=1t:429,r:4,s:143&tx=60&ty=72    

       O professor sugere, se a turma ainda não sugeriu, que cantem “Parabéns a você” para a lua. Depois da canção e das brincadeiras decorrentes e naturais da música, o professor realiza as perguntas e anota o número de alunos que responderam, com sim ou com um não, cada uma delas.

 

  1. Você gosta desta música?
  2. Você já parou para pensar em como surgiu a canção mais popular do mundo?  
  3. Você é capaz de dizer quantas vezes ela é cantada, aproximandamente, por ano?
  4. Você sabe como surgiu a letra em Português?   

 

          A cada indagação feita, o professor anota numericamente os “sins” e os “nãos” respondidos.

 

5° momento:

 

          Diz, então, que agora a curiosidade poderá ser tirada, já que trouxe para a turma uma notícia do “Globinho” de 20 de Junho de 2009, que dá as informações desejadas.

 

      

          Depois da leitura, os alunos poderão anotar num quadro as informações mais importantes.

 

 

6° momento:

 

          A partir da leitura realizada, do texto comentado, da canção ter sido cantada tantas vezes quanto for solicitada pela turma, o professor propõe a realização de uma enquete no colégio para saber a opinião dos alunos sobre a música. A(s) pergunta(s) pode(m) ser sugerida(s) pelos alunos, com orientação do professor.

 

  • Exemplos:

 

  1. Você gosta da canção que cantamos na hora do parabéns?
  2. Você já parou para pensar em como surgiu esta canção?
  3. Foi um brasileiro que criou a música?  
  4. Quem criou a letra em português foi homem ou mulher?  
  5. O certo é “Parabéns a você” ou “Parabéns pra você”?
  6. Você conhece a 2ª parte da letra?
  7. Você gostaria que esta canção fosse mudada?   

 

  • O professor junto com os alunos, planejam como a enquete será realizada.

 

  1. Quando?
  2. Quem realizará a enquete em cada turma?
  3. Como anotar os resultados?

 

7° Momento: 

 

          Depois de realizada a enquete, a turma registra as opiniões conseguidas, organizando-as numa tabela numérica.  

           

  • Canção – Parabéns a você.
  • Enquete realizada em: ____________________.
  • Turmas participantes: ____________________.

 

          

          Cada grupo conta suas respostas e anota no cartaz preso no quadro de giz. Depois a turma soma e tem o resultado numérico da enquete.

  

8° Momento:

          A turma visita as turmas que participaram e dá o resultado da enquete.

Recursos Complementares
Avaliação
  • O professor acompanha os grupos durante a enquete e avalia a desenvoltura, clareza e organização na atividade realizada.
  • As discussões, comentários feitos e a contagem das respostas serão, também, momentos fundamentais na avaliação.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.