14/02/2011
Celia Brito
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Grandezas e medidas |
Nas aulas anteriores, a turma deverá ter participado de atividades de preenchimento de tabelas numéricas simples, partindo de situações do dia-a-dia como:
1.Número de alunos que concordam ou não com uma determinada ideia surgida no dia-a-dia.
2.Número de alunos que assistiram a um determinado programa no fim de semana.
3.Número de alunos que leram um determinado livro.
4.Número de alunos que participaram de um determinado evento.
Seria enriquecedor se estas tabelas fossem sendo expostas num canto da sala, no mural ou num blocão.
1° momento:
O professor convida a turma a escutar a história “Feliz aniversário, Lua” – Frank Asch – Coleção: Crianças criativas - Global Editora.
Fonte da imagem: http://anapaulices.wordpress.com/2010/07/01/ler-para-crescer-feliz-aniversario-lua/
A história pode ser contada pelo professor com a ilustração de uma lua. Fonte da imagem: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://1.bp.blogspot.com/_9feLq4m-lgw/RoXIEx5-XEI/AAAAAAAAARs/nFb-haAnBSQ/s320/lua%2Bfeliz.gif&imgrefurl=http://nasciparasermagra.blogspot.com/2007/06/80-dia-cansadaaaaaaaaaaaaaaaa.html&usg=__wRxu5vfYSnfxYLdqQ_zo0V3cRSU=&h=320&w=320&sz=114&hl=pt-br&start=0&zoom=1&tbnid=gOFLZFCO1NdO3M:&tbnh=126&tbnw=144&ei=F7Q-TcmZKYWclgfknNSVAw&prev=/images%3Fq%3Dlua%2Bfeliz%26hl%3Dpt-br%26biw%3D1020%26bih%3D583%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:1&itbs=1&iact=rc&dur=421&oei=F7Q-TcmZKYWclgfknNSVAw&esq=1&page=1&ndsp=16&ved=1t:429,r:1,s:0&tx=88&ty=27
E pode ser ouvida pela Bia Bedran, em seu CD “Bia canta e conta. vol.1” – Bia BedranAngels Records.
Também pode ser passada em DVD – da Coleção: Crianças Criativas.
A partir da história ouvida, os alunos falarão sobre as partes que “mexeram” com suas emoções e os porquês.
2° momento:
O professor realiza um voo de imaginação com a turma dividida em grupos. Apaga a luz, pede que os alunos fechem os olhos e faz as seguintes perguntas:
Depois de um tempo, o professor pede que eles abram os olhos devagarzinho e acende a luz. Convida a turma a expressar, num desenho, suas ideias e entrega aos grupos papéis, giz de cera coloridos, hidrocores e lápis de cor à cada grupo.
3° momento:
Ao terminar, sentam em roda e cada um conta para a turma o que imaginou e mostra o desenho criado. Este é um momento rico para serem registradas as ideias que, junto com os desenhos, poderão formar um lindo mural.
Exemplos de ideias que poderão surgir:
Esta reposta mostrará ao professor a noção que a turma tem sobre a origem do Universo e sobre a relação ficção x realidade. Cada quantidade indicada deverá ter sua explicação dada, seja ela real ou fantástica.
4° Momento:
O professor sugere, se a turma ainda não sugeriu, que cantem “Parabéns a você” para a lua. Depois da canção e das brincadeiras decorrentes e naturais da música, o professor realiza as perguntas e anota o número de alunos que responderam, com sim ou com um não, cada uma delas.
A cada indagação feita, o professor anota numericamente os “sins” e os “nãos” respondidos.
5° momento:
Diz, então, que agora a curiosidade poderá ser tirada, já que trouxe para a turma uma notícia do “Globinho” de 20 de Junho de 2009, que dá as informações desejadas.
Depois da leitura, os alunos poderão anotar num quadro as informações mais importantes.
6° momento:
A partir da leitura realizada, do texto comentado, da canção ter sido cantada tantas vezes quanto for solicitada pela turma, o professor propõe a realização de uma enquete no colégio para saber a opinião dos alunos sobre a música. A(s) pergunta(s) pode(m) ser sugerida(s) pelos alunos, com orientação do professor.
7° Momento:
Depois de realizada a enquete, a turma registra as opiniões conseguidas, organizando-as numa tabela numérica.
Cada grupo conta suas respostas e anota no cartaz preso no quadro de giz. Depois a turma soma e tem o resultado numérico da enquete.
8° Momento:
A turma visita as turmas que participaram e dá o resultado da enquete.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!