26/08/2010
Rita de Cássia Roger Mariano
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
Educação Infantil | Matemática | Grandezas e medidas |
Educação Infantil | Matemática | Espaço e forma |
Aproximar as crianças da relação numeral/ quantidade;
Classificar imagens através de um atributo;
Comparar quantidades;
Desenvolver a leitura e escrita dos numerais;
Estabelecer a correspondência numérica (relação “um a um”).
Não há a necessidade de conhecimentos prévios.
Problematização
Inicie a aula, convidando as crianças para uma uma brincadeira no pátio da escola. Chegado ao pátio entregue giz à todas as crianças e solicite que elas escrevam os numerais de 1 a 10 no chão. Neste momento oriente as crianças a fazerem o movimento da escrita da esquerda para a direita, oriente também que elas façam numerais grandes, e que cada explore bem esta escrita. Retornando a sala, convide as crianças para um grande desafio: um torneio de jogo da memória com números e elas serão as construtoras e escribas do jogo, por isso à ida ao pátio da escola com muita diversão e aprendizado.
Sugestão
Para a criança, saber ler e escrever os números significa ter domínio de aspectos da realidade e do mundo adulto. Assim, ela não constrói primeiro o conceito de número para depois utilizar a numeração falada ou escrita, não havendo portanto, a possibilidade do ensino de números estar separado do conceito de sua representação. O nome e a escrita dos números se referem a um conhecimento que não é lógico-matemático e sim o conhecimento social, que possibilita o acesso à linguagem que é especificamente matemática. Assim, é fundamental disponibilizar na sala diferentes recursos possibilitadores desta transmissão: agenda telefônica, calendários, jogos com números (no caso desta aula, iremos construir uma opção), coleções, quadro de números, etc. Sempre que necessário oriente as crianças a recorrerem a estes recursos, facilitando assim a aquisição da aprendizagem matemática. Antes de iniciar as atividades sugere-se também a leitura adaptada do texto escrito no site: http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=986&sid=9 Este texto aborda de forma bem interessante a história nos números.
Atividades
Para esta aula propomos o trabalho com o jogo da memória e suas aplicações na matemática. Para isso num primeiro momento as crianças confeccionarão seu próprio jogo e posteriormente a professora organizará uma rodada de Jogo da memória, onde as crianças aprenderão duas formas de jogar com diferentes regras e objetivos.
Jogo da Memória
Confecção do Jogo
Materiais: Cartolina; Canetinha; Cola; Mini Adesivos;Tesouras.
Divida as crianças em 5 grupos de 4 alunos;
Distribua para cada grupo a cartolina e os oriente a construir de 6 a 10 pares de cartas. Por exemplo, cada criança do grupo poderá ter uma função: uma recortará as cartas, a outra escreverá os numerais, outra criança colará os adesivos representando a quantidade numeral e por fim uma organizará as cartas do jogo. Relembre com as crianças a atividade de escrita dos numerais no pátio da escola, principalmente aquelas crianças que serão as escribas dos numerais.
Hora da Brincadeira! A partir do jogo confeccionado em sala propõe-se jogos da memória com regras diferentes:
Jogo da Memória 1:
Objetivo: Trabalhar a memória e explorar a correspondência entre quantidade e numeral
Este jogo da memória visa explorar a associação de quantidades de elementos com o numeral correspondente.
Organize grupos de 3 crianças. Oriente as crianças a colocar as cartelas viradas para baixo sobre a mesa e embaralhá-las. Peça que decidam a ordem de jogar.
Oriente cada criança, na sua vez, a desvirar duas cartas.
Se as cartas forem iguais, forma-se um par. A criança fica com as cartas e continua a jogar.
Se as cartas forem diferentes, não se forma par. O aluno deixa as cartas viradas para baixo no mesmo lugar e passa a vez para o próximo.
Ganha quem formar o maior número de pares.
Jogo da Memória 2
Objetivo: favorecer a aquisição da noção de ordem, maior/menor e a correspondência entre quantidade e numeral.
Apresente todas as cartelas de modo desordenado, pedindo que as crianças as ordenem; se as crianças encontrarem dificuldades, sugira um critério, como, por exemplo, da esquerda para a deireita, do menor para o maior, etc.;
Apresente todas as cartas com face desenhada para baixo, de modo que os numerais não sejam vistos por leas; em seguida, uma carta é separada e mantida escondida; então, as cartas com os numerais restantes são mostrados, e as crianças deverão descobrir qual foi o numeral retirado;
Em seguida, reserve dois jogos confeccionados anteriormente com 10 pares de cartas. Separe a turma agora em dois grupos: um grupo joga uma carta sobre a mesa, em seguida o outro grupo deverá jogar outra carta, o grupo que jogar a carta de maior valor ficará de posse de ambas, não as devendo misturar com as que ainda não foram jogadas. Verifique em cada jogada, se as crianças estão compreendendo por que ganharam ou perderam; se necessário, pode sugerir a contagem dos desenhos na cartela;
Qualquer que a sua opção, no momento de ambos os jogos, convém que as crianças sejam colocadas uma ao lado da outra, e não uma em frente à outra, para que todas vejam os numerais na mesma posiçao, para facilitar a compreensão do movimento de escrita destes numerais.
Nesta atividade, a avaliação deve ser uma atividade contínua e acontecer de modo que esteja relacionada com as oportunidades oferecidas, isto é, adequadas às situação didática proposta (correspondência e classificação matemática) aos conhecimentos prévios dos alunos e aos desafios que lhes são apresentados.
Cinco estrelas 2 calificaciones
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14/10/2013
Cinco estrelasApliquei a atividade de jogo da memória com alunos com deficiência intelectual (no AEE), o resultado foi ótimo pois consegui que os mesmos ficassem concentrados na atividade querendo encontrar os pares. Observei também que este tipo de atividade tem melhorado o desenvolvimento do raciocínio lógico dos alunos com deficiência intelectual.
20/04/2012
Cinco estrelasMuito válida sua sugestão de aula. Parabéns pela boa vontade em partilhar suas idéias.