Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Conhecendo e apreciando poesias

 

26/08/2010

Autor e Coautor(es)
ANALICE CORDEIRO DOS SANTOS VICTOR
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

SUZANA MARIA BRITO DE MEDEIROS

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Objetivos: As crianças na faixa etária de quatro anos de idade poderão com esta aula:   

  •   Escutar poesias apreciando a leitura feita pelo professor.
  •   Entrar em contato com as características do texto poético.
  •   Criar ilustrações para as poesias que mais gostou.
  •   Gostar de ler e ouvir poesias.
  •   Memorizar algumas poesias.
  •   Realizar um sarau poético.
Duração das atividades
As atividades propostas a seguir serão desenvolvidas em cinco aulas com duração de 50 minutos.Para participar destas aulas os alunos não necessitam ter conhecimentos prévios sobre o tema.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para participar destas aulas os alunos não necessitam ter conhecimentos prévios sobre o tema.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1 – Motivando as crianças para brincar com as palavras

Durante o desenvolvimento dessas aulas  o professor deve ler diariamente poesias para a sua turma. Ele deve proceder a leitura com uma boa  entonação, dicção e altura da sua voz.Sugerimos para os momentos de leitura as obras abaixo:

Fonte: www.google.com.br 

 1° momento – Como sugestão, o professor  inicia a aula exibindo para a turma os vídeos Lalau lê os poemas Infância 1 e Infância 2 e Pedro Bandeira declama Mais respeito eu sou criança!, que podem ser acessados no site da revista Nova Escola (http://revistaescola.abril.com.br). Antes da exibição, o professor comenta com as crianças que nos vídeos elas vão assistir dois poetas lendo poesias e, em seguida pergunta para turma:

  • Quem já ouviu poesia?
  • O que é poesia? 

 O professor deve registrar as respostas das crianças para serem retomadas durante o desenvolvimento do projeto. 

2° momento – Após a exibição dos vídeos o professor solicita que as crianças comentem as poesias falando o que mais gostaram e por que.

3° momento – O professor apresenta a turma imagens dos autores e dos livros onde se encontram as poesias trabalhadas. Após a apreciação das imagens o professor deve afixá-las em uma das paredes da sala e nomeia este espaço como cantinho da poesia

 Fontes: http://revistaescola.abril.com.br

www.google.com.br  

ATIVIDADE 2 – Ouvindo e apreciando poesias

1° momento – O professor inicia a aula organizando as crianças em uma roda e, em seguida, reler para elas as poesias Infância, Infância 2 e Mais respeito eu sou criança. Prossegue a aula informando que trouxe uma nova poesia intitulada É sempre era uma vez, de autoria de José Elias e realiza a leitura para as crianças.

É sempre era uma vez

 Era uma vez uma cachorrinha muito alegre e assanhadinha. Era uma vez um tal Marcelo que se achava muito belo.

Era uma vez um tal João que comia sorvete com feijão.

 Era uma vez um cachorrão, enjoado, latidor e folgadão. Era uma vez um palhaço, que só levava tombaço.

Era uma vez um sacristão, que tocava sino com o dedão.

Era uma vez uma professora, que teimava em ser cantora.

Era uma vez um safado prefeito, que dizia: Não tenho defeito!

Era uma vez um meu colega, que levou uma boa esfrega.

Era uma vez um músico italiano, que, com pé, tocava o seu piano.

 Era uma vez um aloprado cientista, que passava xixi na vista.

 Era uma vez um feioso estudante, que se dizia muito belo e elegante.

 Era uma vez uma desajeitada menina, que misturava perfume com gasolina.

Era uma vez o famoso Chico Peão, que contou vantagem e foi pro chão.

Era uma vez uma tal dona Inês, que tinha cão listrado e gato xadrez.

 E eu quero saber agora o resto destas histórias.

 Conte de uma só vez, quando chegar a sua vez.

Poema de Elias José

Fonte :http://revistaescola.abril.com.br

 2° momento – Concluída a leitura da poesia o professor faz alguns questionamentos para as crianças expressarem suas impressões sobre a poesia:

  • O que vocês acharam dessa poesia?
  • Sobre o que ela fala?
  • Por que ela tem esse título?
  • Ela lembra as poesias que já conhecemos? Por quê?

3° momento – O professor faz uma nova leitura da poesia com a participação das crianças. Para isso combina que elas vão falar a parte final de cada frase. Depois o professor sugere que em um momento só os meninos falem o final e, em seguida, só as meninas; na última leitura todos participam.

ATIVIDADE 3 -  Ilustrando a poesia

 1° momento – O professor inicia a aula relendo a poesia É sempre era uma vez e ,em seguida faz a seguinte proposta para a turma: Agora vocês vão fazer de conta que Elias José convidou a nossa turma para fazer a ilustração para essa poesia. Então para ajudar vocês eu vou pregar essa cartolina no quadro e cada criança vai ter a oportunidade de fazer o seu desenho com o lápis pilot preto.

No verso, a cartolina deve estar quadriculada e cada quadrado recebe uma numeração de acordo com o número de crianças da turma como no exemplo abaixo:

2° momento - Depois que cada criança fizer o seu desenho o professor recorta os quadrados e os distribui, aleatoriamente, entre as crianças, que irão colorir usando gizão de cera. As crianças devem ser orientadas a colorir todo o espaço do quadrado.

3° momento - Após as crianças concluírem a pintura o professor organiza todas na roda e cola os quadrados, em uma outra cartolina, de acordo com a numeração para montar o desenho.

4° momento – Após a recomposição do desenho o professor apresenta a ilustração da poesia  que, no livro, foi produzida por Marcello Araújo.

Fonte: http://revistaescola.abril.com.br

Neste momento de apreciação, o professor solicita as crianças que indiquem semelhanças e diferenças entre o desenho da turma e a produção do ilustrador

ATIVIDADE 4 -  Organizando o sarau poético

1° momento - O professor inicia a aula listando, com a participação das crianças, as poesias que já foram lidas na turma. Em seguida, propõe as crianças selecionarem algumas poesias para apresentarem aos pais.

2° momento - O professor propõe às crianças declamarem as poesias individualmente, em duplas ou coletivamenteajuda. Em seguida, ensaia com a turma solicitando as crianças que declamem atentando para a entonação, dicção e altura da voz.

3° momento - Tomadas essas decisões o professor decide com as crianças o dia, hora e local da realização do sarau. Depois, entrega a cada criança um folha de ofício, dobrada em forma de cartão, e solicita que a criança ilustre e escreva do seu jeito o texto de seu convite. É importante o professor orientar que o texto deve conter o nome da pessoa para quem elas vão entregar o convite, o dia, hora e local do sarau.

ATIVIDADE 5 -

1° momento - O professor realiza um último ensaio com as crianças fazendo os ajustes necessários, procurando saber se alguém que mudar de grupo. Em seguida, organiza o espaço da sala para receber os pais.

 2° momento - As crianças e professoras recebem os pais. O professor faz a abertura do sarau e explicando um pouco como realizou-se o trabalho com as poesias, em seguida, lê ou recita a poesia Convite, de José Paulo Paes.

Poesia é... brincar com as palavras

 como se brinca com bola, papagaio, pião.

 Só que bola, papagaio, pião de tanto brincar se gastam.

 As palavras não: Quanto mais se brinca com elas, mais novas ficam.

Como a água do rio que é água sempre nova.

 Como cada dia que é sempre um novo dia.

Vamos brincar de poesia?

José Paulo Paes

Fonte: www.google.com.br  

3° momento - O sarau prossegue com as crianças recitando as poesias selecionadas. O professor também faculta a palavra aos pais que desejarem recitar.

 

Fonte:Acervo do NEI, 2003

Recursos Complementares

Vídeos de crianças declamando poesias

http://www.youtube.com.br  

Neste site digitando na caixa de pesquisa  poesia é brincar com as palavras o professor terá acesso a vário s vídeos relacionados a temática destas aulas.

www.google.com.br 

Neste site o professor poderá acessar as imagens das atividades 1 e a poesia citada na atividade 5.

http://revistaescola.abril.com.br http://revistaescola.abril.com.br http://revistaescola.abril.com.br

Neste site, o professor clicando no link youtube poderá acessar os vídeos sugeridos nas atividade 1.  Clicando no link tudo sobre educação, em seguida no link educação infantil e, depois, no link tudo sobre pré-escola  e, por fim no link  prática pedagógica, o professor poderá acessar a reportagem linguagem oral com poesia. poema de Elias José

Avaliação

A avaliação será realizada durante o decorrer das atividades, observando-se  as crianças:

  •  Escutaram as poesias apreciando a leitura feita pelo professor.
  •  Entraram em contato com as características do texto poético.
  • Criaram ilustrações para as poesias que mais gostou.
  • Gostaram de ler e ouvir poesias.
  • Memorizaram algumas poesias.
  • Participaram do sarau poético.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • ELISABETH, EMEB DRª RITA DE CÁSSIA VIEIRA VEREZA , Espírito Santo - disse:
    professorabeth@gmail.com

    17/04/2012

    Quatro estrelas

    ótima aula com oportunidade de vivenciar a leitura.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.