12/01/2011
Celia Brito Teixeira Gama
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Identificar parlenda como versos infantis com rimas.
Estabelecer diferenças entre as finalidades de uma parlenda.
Expressar-se com clareza e ritmo.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Atividade 1
Brinque de um boliche diferente com os alunos.
Faça os pinos do boliche com garrafas plásticas recicláveis e a bola de boliche, de borracha, um pouco mais pesada que a de plástico. Coloque dentro das garrafas versos infantis rimados, que são as PARLENDAS.
Divida a turma em dois grupos. Um dos critérios de escolha pode ser o sorteio.
Apresente uma caixinha com tampinhas de garrafas plásticas recicláveis verdes e com a mesma quantidade de tampinhas vermelhas aos alunos. Eles retiram uma tampinha e posicionam-se em fila, de acordo com a cor da tampinha retirada.
A brincadeira consiste em cada componente do grupo derrubar, um de cada vez, somente a garrafa plástica que tiver a tampinha da mesma cor sorteada pelo seu grupo.
As garrafas deverão estar arrumadas em colunas, deixando um espaço entre elas, para facilitar o lançamento da bola pelos alunos.
O professor terá uma garrafa a mais, que não fará parte do jogo, para ser utilizada caso o aluno não acerte o lançamento.
Combine com os alunos quantos lançamentos de bola cada um poderá fazer (1, 2 ou 3) e explique que eles só poderão derrubar uma garrafa.
Caso o aluno acerte, abre a garrafa que derrubou, retira uma parlenda e passa para o final da fila. Caso contrário, ele retira uma parlenda da garrafa do professor e, assim, sucessivamente. Ao final da partida, forme uma roda com os alunos e peça para cada um ler o verso que retirou da garrafa.
Outra sugestão seria colocar as parlendas dentro de caixas de papelão. O professor prepara três caixas com versos infantis rimados. Uma caixa teria a cor verde, a outra vermelha e a terceira branca ou outras cores de sua escolha. As crianças realizam a mesma brincadeira,o jogo de boliche, mas ao invés de tirar as parlendas da garrafa derrubada, tiram os versos infantis da caixa.
Assim, caso o aluno acerte o lançamento, retira uma parlenda da caixa referente à cor da sua tampinha e passa para o final da fila. Caso contrário, ele retira uma parlenda da caixa branca.
Exemplos de parlendas que poderão fazer parte da brincadeira:
Hoje é domingo,
Pé de cachimbo;
Cachimbo é de barro,
Bate no jarro;
O jarro é de ouro,
Bate no touro;
O touro é valente,
Machuca a gente;
A gente é fraco,
Cai no buraco.
Buraco é fundo,
Acabou-se o mundo.
Bambalalão
Sinhô Capitão
Espada na cinta
Ginete na mão
Rei, capitão
Soldado, ladrão
Moça bonita
Do meu coração
Corre cotia
Na casa da tia
Corre cipó
Na casa da vó
Lencinho na mão,
Caiu no chão.
Moça bonita
Do meu coração.
Meio-dia
Macaca Sofia.
Panela no fogo,
Barriga vazia.
Ao final da brincadeira, oriente o grupo a fazer a leitura de cada parlenda sorteada e pergunte se alguém leu ou já ouviu aqueles versos rimados e o que observou neles.
Peça para as crianças destacarem nas parlendas se há repetições de palavras, ritmo, rimas...
Estimule os alunos a perceberem que apesar de não ter melodia, a sua arrumação de palavras obedecem a um ritmo que a própria metrificação das sílabas lhe empresta.
Atividade 2
JOGO DA MEMÓRIA
Proponha um jogo da memória diferente.
Pegue as parlendas e cole cada verso em uma cartolina.
As fichas de cartolina devem ser todas do mesmo tamanho e cor, de preferência.
Forme uma roda com a turma e apresente o jogo.
Explique que a brincadeira será em duplas. Cada criança da dupla terá uma chance de virar, simultaneamente, uma ficha para tentar encontrar os versos que correspondem à mesma parlenda.
Caso a dupla não encontre os versos, devolve as fichas para o centro da roda e passa a vez para a próxima dupla. Quem encontrar as duas fichas com os versos da mesma parlenda, continua a jogar até completar toda a parlenda. O jogo termina quando todas as parlendas forem descobertas.
Estimule os alunos a observarem e emitirem suas opiniões sobre as parlendas apresentadas.
Ao final, anote informações de seus alunos sobre a leitura de parlendas e coloque no mural.
Atividade 3
PEGA-PEGA DE PARLENDAS
Em roda, distribua os versos de diferentes parlendas, em tiras de cartolina, para as crianças.
Peça que cada uma delas leia silenciosamente o seu verso. Depois da leitura, o professor apresenta o jogo. Explique que cada criança deverá se posicionar aleatoriamente pelo pátio e, após o sinal combinado pelo professor, ela irá procurar as outras crianças que possuem os versos que completam a sua parlenda.
As crianças vão se agrupando até encontrar todos os versos que formam a parlenda. Depois, sentam em roda para organizar os versos e colocar a parlenda na ordem certa.
Caso o grupo descubra que os versos não se completam, deverão entrar novamente no pega-pega.
Assim que todos formarem as parlendas, o professor dará 5 minutos para os grupos lerem silenciosamente e escolherem uma palavra do verso que deverá ser retirada da parlenda para que as outras crianças descubram. Depois, cada grupo fará a leitura da sua parlenda e os outros deverão completar com a palavra que falta.
Atividade 4
Com a turma em roda, coloque no centro da mesma, cartelas com desenhos ou fotos de animais e objetos. Peça que cada criança escolha uma cartela e volte para a roda.
Explique que a brincadeira será de perguntas e respostas.
O professor fará as perguntas e os alunos terão que responder, utilizando os desenhos ou fotos escolhidas por eles.
Parlenda sugerida para a atividade:
Cadê o toucinho
Que estava aqui?
O gato comeu.
Cadê o gato?
Fugiu pro mato.
Cadê o mato?
O fogo queimou.
Cadê o fogo?
A água apagou.
Cadê a água?
O boi bebeu.
Cadê o boi?
Foi amassar o trigo.
Cadê o trigo?
Foi fazer pão?
Cadê o pão?
O padre pegou.
Cadê o padre?
Foi rezar missa.
Cadê a missa?
Já se acabou.
O professor começa a brincadeira, perguntando:
_ Cadê o toucinho que estava aqui?
A criança que estiver com a cartela do desenho (neste caso, o gato) levanta a cartela e responde a pergunta:
Fonte: http://jornale.com.br/petblog/?p=818
_ O gato comeu.
O professor continua fazendo as perguntas:
_ Cadê o gato?
A criança que estiver com a cartela do desenho, levanta a cartela e responde:
Fonte: http://plantamania.wordpress.com/author/plantamania/page/75/
- Fugiu pro mato.
E, assim, sucessivamente.
Fonte:
http://indexmp3free.com/partistinitialp/
http://gentedefe.com/groups/padre-marcelo-rossi
http://jornale.com.br/mirian/?p=8777
http://ciencia.hsw.uol.com.br/trigo2.htm
http://hummcerveja.blogspot.com/2009/04/agua.html
http://teimoudevir.blogspot.com/2010/06/nos-somos-fogo.html
Sugiro que o professor apresente não só cartelas com desenhos e fotos que compõem a parlenda original, como também outros desenhos ou fotos a fim de promover a criação de novas perguntas e respostas (produção textual) e oportunizar a participação das crianças que não conhecem a parlenda.
O professor poderá apresentar cartelas somente com desenhos e fotos, ou somente com palavras ou ainda com desenhos, fotos e palavras.
Meu Livro de Folclore - Ricardo Azevedo - Editora Ática
http://www.ricardoazevedo.com.br/
http://www.ricardoazevedo.com.br/sinopse05.htm
Dicionário do Folclore Brasileiro - Luís da Câmara Cascudo - Editora Globo
http://www.novacultura.de/camara.html
A avaliação deve ser feita durante a realização das atividades.
Observe se o aluno identificou a presença de ritmo nas parlendas e utilizou a rima nas construções de seus versos.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
26/09/2013
Cinco estrelasmuito bem
25/04/2011
Cinco estrelasGostei da atividade com as figuras, todos terão que estar atentos para na hora certa mostrar a sua figura... patabéns