Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A História do Número

 

18/10/2010

Autor e Coautor(es)
Gilka Silva Pimentel
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Conhecer a história do número nas civilizações antigas.
  • Compreender o uso e a função do número nas civilizações antigas
  • Perceber o sistema de numeração nas civilizações antigas.
  •  Construir uma linha do tempo.
Duração das atividades
4 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  1. A história do número nas civilizações antigas.
  2.  O uso e a função do número nas civilizações antigas.
  3.  O sistema de numeração nas civilizações antigas.
Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

Professora, desafie as crianças pensarem sobre a história do número nas civilizações antigas. Este é um momento em que as crianças acionam seus conhecimentos prévios e suas hipóteses sobre os números. Problematize na roda. Sugira que registrem as idéias em duplas.

.Você já usou muitas vezes os números, mas será que já parou para pensar sobre:

  • Como os números foram criados, ou, será que eles sempre existiram?
  • Como foram as primeiras formas de contagem?

Conte que houve um tempo em que a humanidade só contava até quatro. Toda quantidade acima de dois pares era chamada de MUITOS. Nessa época, os homens não precisavam da matemática para viver.

 Vejamos como um grupo de crianças de 5 e 6 anos pensam sobre a história do número:

Fonte: Nossa Arte, Nossos contos.NEI/UFRN.2000.

Fonte: Nossa Arte, Nossos contos.NEI/UFRN.2000.

A partir das idéias iniciais das crianças proponha a exibição do video:Histórias dos Números Das Pedras ao Computador. converse sobre o que as crianças entenderam. Para enriquecer e ampliar o conhecimento sobre o número, em outro momento leia um texto sobre a história do número.

 Sugestões de vídeos:

http://www.youtube.com/watch?v=a_9DPJpLvCE 

http://www.youtube.com/watch?v=JQN7Eclg4rM 

Para descobrir sobre a origem dos números, precisamos estudar um pouco da história humana e entender os motivos que possobilitaram a criação do núumero.

A origem dos números

Na verdade, desconhecemos qualquer outro motivo que tenha gerado os números. Os historiadores são auxiliados por diversas descobertas, como o estudo das ruínas de antigas civilizações, estudos de fósseis, o estudo da linguagem escrita e a avaliação do comportamento de diversos grupos étnicos desde o princípio dos tempos.

 Os homens primitivos não tinham necessidade de contar, pois o que necessitavam para a sua sobrevivência era retirado da própria natureza. A necessidade de contar começou com o desenvolvimento das atividades humanas, quando o homem foi deixando de ser pescador e coletor de alimentos para fixar-se no solo.

O homem começou a plantar, produzir alimentos, construir casas, proteções, fortificações e domesticar animais, usando os mesmos para obter a lã e o leite, tornando-se criador de animais domésticos, o que trouxe profundas modificações na vida humana.

As primeiras formas de agricultura de que se tem notícia, foram criadas há cerca de dez mil anos na região que hoje é denominada Oriente Médio. A agricultura passou então a exigir o conhecimento do tempo, das estações do ano e das fases da Lua e assim começaram a surgir as primeiras formas de calendário.

 No pastoreio, o pastor usava várias formas para controlar o seu rebanho. Pela manhã, ele soltava os seus carneiros e analisava ao final da tarde, se algum tinha sido roubado, fugido, se perdido do rebanho ou se havia sido acrescentado um novo carneiro ao rebanho. Assim eles tinham a correspondência um a um, onde cada carneiro correspondia a uma pedrinha que era armazenada em um saco.

 No caso das pedrinhas, cada animal que saía para o pasto de manhã correspondia a uma pedra que era guardada em um saco de couro. No final do dia, quando os animais voltavam do pasto, era feita a correspondência inversa, onde, para cada animal que retornava, era retirada uma pedra do saco. Se no final do dia sobrasse alguma pedra, é porque faltava algum dos animais e se algum fosse acrescentado ao rebanho, era só acrescentar mais uma pedra.

A palavra que usamos hoje, cálculo, é derivada da palavra latina calculus, que significa pedrinha. A correspondência unidade a unidade não era feita somente com pedras, mas eram usados também nós em cordas, marcas nas paredes, talhes em ossos, desenhos nas cavernas e outros tipos de marcação.

Os talhes nas barras de madeira, que eram usados para marcar quantidades, continuaram a ser usados até o século XVIII na Inglaterra. A palavra talhe significa corte. Hoje em dia, usamos ainda a correspondência unidade a unidade.

fonte: http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/fundam/numeros/numeros.htm 

Atividade 2

Esta atividade tem como objetivo possibilitar a compreenção sobre os usos e  funções do números. Após a fala das crianças sugira que escrevam uma lista de situações em que se usa os números. Este momento também pode ser feito coletivamente durante a roda de conversa.

  • Em que situações usamos a contagem?

Fonte: Nossa Arte, Nossos contos.NEI/UFRN.2000.

Atividade 3

 Esta atividade permite as crianças perceber o sistema de numeração nas civilizações antigas. Para isso, apresente gravuras que mostrem como os sumérios, os egípcios, os romanos escreviam o número. Fixe na parede e sugira que desenhem o modo como essas civilizações registravam o número. Podemos usar papel preto cortado ao meio e giz branco para o desenho. Vejamos algumas das produções realizadas por crianças de 5 e 6 anos.

Produção das crianças

click na imagem do portal e observe a produção de uma criança sobre o sistema de numeração dos egípcios.

Fonte: Nossa Arte, Nossos contos.NEI/UFRN.2000.

No começo da história da escrita de algumas civilizações como a egípcia, a babilônica e outras, os primeiros nove números inteiros eram anotados pela repetição de traços verticais:

Depois este método foi mudado, devido à dificuldade de se contar mais do que quatro termos: Um dos sistemas de numeração mais antigos que se tem notícia é o egípcio. É um sistema de numeração de base dez e era composto pelos seguintes símbolos numéricos:

fonte: http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/fundam/numeros/numeros.htm 

Outro sistema de numeração muito importante foi o da Babilônia, criado a aproximadamente 4 mil anos. Algumas das primeiras formas de contagem foram utilizadas com as partes do corpo humano, sendo que em algumas aldeias os indivíduos chegavam a contar até o número 33.

fonte: http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/fundam/numeros/numeros.htm 

 Atividade 4

Proponha criar um texto para contar a história do número. Escreva coletivamente com as crianças. Depois de escrito digite ou escreva com letra de bastão. Separe o texto em partes para cada grupo desenhar a forma que cada uma das civilizações escreviam o número. Para encerrar o estudo proponha uma brincadeira simbólica desafiando as crianças criarem situações envolvendo as primeiras formas de contagem dos homens primitivos tais como: contar os rebanhos usando pedrinhas, traços, dedos, cordas, etc.

Fonte: Abracadabra: fantasticas historias de aventuras e sonhos. NEI/UFRN.2008.

Recursos Complementares

Sugestões de video para o professor sobre a história do número:

http://www.youtube.com/watch?v=o4PzqrbebQk&NR=1 

http://www.youtube.com/watch?v=EudvDVp3Rxg&NR=1 

Avaliação
  1. Observar se compreenderam a história do número atráves dos registros individuais/coletivos e da participaçao oral;
  2.  Se perceberam atráves das situações de contagem as estrátegias utilizadas pelas civilizações antigas;
  3. Se compreenderam as funções e usos dos números relacionando com o seu dia a dia.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.