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Recital de trava-língua

 

23/11/2010

Autor e Coautor(es)
SANDRA MARIA ROCHA DE ARRUDA
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Celia Brito Teixeira Gama

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar trava-língua como parlendas que apresentam dificuldades na pronúncia de suas frases.

Enunciar palavras corretamente brincando com trava-língua.       

Desenvolver a sensibilidade rítmica.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

Distribua pela sala de aula alguns trava-línguas, previamente selecionados, e transforme o espaço num varal de trava-línguas pendurados.

Prenda na porta da sala um cartaz sugestivo para aguçar a curiosidade dos alunos e fazê-los entrar no espaço preparado pelo professor.    

Sugestão de cartaz:

Desenrole a língua

Ou enrole mais...

Entre no desafio

Que é bom demais!   

Leia um trava-língua e convide a turma para descobrir o desafio, apreciando a exposição.

Selecione alguns C.D’s com trava-línguas e deixe tocar durante a exposição.

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Estimule o grupo a ler em voz alta um trava-língua e durante a atividade, leia outros trava-línguas. 

No final, peça para cada um escolher um trava-língua e fazer um desenho do que entendeu sobre ele.

Depois, cada um lê o seu trava-língua, apresenta a sua ilustração e explica o que entendeu.

Aproveite para expor os trabalhos no mural da sala de aula.

Outra sugestão é utilizar trava-línguas que destacam animais e representá-los através de dobraduras.

Exemplos:   

O pinto pia,

A pia pinga.

Pinga a pia,

Pia o pinto.

Pinto pia,

Pia pinga.

Quanto mais o pinto pia,

Mais a pia pinga.   

Olha o sapo dentro do saco,

O saco com o sapo dentro,

O sapo batendo papo

E o papo do sapo soltando vento.   

Gato escondido

Com rabo de fora

Tá mais escondido

Que rabo escondido

Com gato de fora   

Atividade 2

Prepare uma caixa com diferentes trava-línguas e escreva um nome sugestivo como “Caixa de enrolar a língua” ou qualquer outro que sugira a atividade.

Proponha para a turma a brincadeira, instigando:

 _ Quem desafia a caixa?

_ Quem conseguirá ler sem enrolar a língua?

Faça um sorteio para definir quem começa e, em seguida, uma criança de cada vez, pega um trava-língua de dentro da caixa e tenta ler sem “se enrolar”.

O professor poderá fazer inicialmente uma leitura coletiva.

A cada trava-língua sorteado, leia várias vezes para a turma e peça para as crianças repetirem, primeiro devagar, depois, rapidamente.

Faça com que seja um desafio divertido. Após explorar bem cada um deles, peça para elas tentarem falar sozinhas, sem a sua ajuda.

Ao final, analise com as crianças o nome trava-língua e explore as características principais como a repetição e a ligeireza da pronúncia.

Destaque a divertida troca de sentido da brincadeira e estimule os alunos a perceberem que trava-língua são parlendas que apresentam dificuldades na pronúncia de suas frases.

Outra sugestão seria as crianças se revezarem para levar a caixa para casa e promover desafios de trava-línguas com o jogo. Isso ajudaria no treino da leitura para a apresentação no recital.   

Atividade 3

Proponha um duelo de trava-línguas.

Divida a turma em dois ou mais grupos. Cada grupo recebe alguns trava-línguas e treina, num tempo estipulado pelo professor, para recitá-los. Ao término do tempo, o professor começa o desafio: um grupo apresenta ao outro o trava-língua.

Combine que a leitura deve ser em voz alta e terá que vencer as dificuldades da pronúncia. Cada grupo terá três chances para pronunciar corretamente o trava-língua.

Vence o grupo que melhor recitar o trava-língua.   

Atividade 4

Peça aos alunos para pesquisar diferentes trava-línguas. O objetivo é ampliar o repertório da turma, por isso não utilize somente os trava-línguas trabalhados pelo professor.

As crianças devem escolher um trava-língua, copiar e treinar a leitura para apresentar no recital.

Prepare um espaço na escola, que pode ser o pátio, a biblioteca ou a própria sala de aula, e crie um ambiente acolhedor para a leitura.

Coloque os desenhos feitos pelas crianças na atividade 1, uma música folclórica instrumental de fundo e um palanquinho onde as crianças deverão ler em voz alta os trava-línguas.

Convide outras turmas e professores para apreciar.  

Recursos Complementares

Aula Portal do Professor – Na ponta da língua – Jogo de palavras no folclore brasileiro através de parlendas.

Meu Livro de Folclore – Ricardo Azevedo – Editora Ática

http://www.ricardoazevedo.com.br/ 

http://www.ricardoazevedo.com.br/sinopse05.htm 

Dicionário do Folclore Brasileiro – Luís da Câmara Cascudo – Editora Global    

http://www.novacultura.de/camara.html 

C.D. Cantigas de Roda - Sandra Peres e Paulo Tatit - Palavra Cantada

http://palavracantada.com.br

http://www.qdivertido.com.br/verfolclore.php?codigo=22 

http://www.psicopedagogiabrasil.com.br/travalingua.htm 

Avaliação

A avaliação deve ser feita através da participação dos alunos e das respostas apresentadas nas atividades, como: a cópia do trava-língua, a leitura em voz alta, a pronúncia correta, a memorização das frases.

O professor deverá observar se o aluno lê com ritmo, entonação e respeitando as características do trava-língua; relata as características do trava-língua (repetição e ligeireza de pronúncia); copia o trava-língua respeitando a forma e o espaço de suas frases; identifica as diferenças entre trava-língua e parlendas.        

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
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Opiniões

  • Edna Costa Oliveira, UE OLIVEIROS MENDES , Maranhão - disse:
    edna.elegante@live.com

    14/07/2013

    Três estrelas

    Gostei muito da forma como você utiliza um gênero textual riquíssimo para trabalhar leitura e a oralidade dos alunos, além de proporcionar interação social.


  • Deana Evaristo , Colégio Lucê , Ceará - disse:
    lisberola@hotmail.com

    21/06/2011

    Cinco estrelas

    Adorei! Vc é muito criativa. Este tipo de aula incentiva o aluno a pesquisar e ter novos conhecimentos.


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