23/11/2010
Celia Brito Teixeira Gama
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Identificar trava-língua como parlendas que apresentam dificuldades na pronúncia de suas frases.
Enunciar palavras corretamente brincando com trava-língua.
Desenvolver a sensibilidade rítmica.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Atividade 1
Distribua pela sala de aula alguns trava-línguas, previamente selecionados, e transforme o espaço num varal de trava-línguas pendurados.
Prenda na porta da sala um cartaz sugestivo para aguçar a curiosidade dos alunos e fazê-los entrar no espaço preparado pelo professor.
Sugestão de cartaz:
Desenrole a língua
Ou enrole mais...
Entre no desafio
Que é bom demais!
Leia um trava-língua e convide a turma para descobrir o desafio, apreciando a exposição.
Selecione alguns C.D’s com trava-línguas e deixe tocar durante a exposição.
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Estimule o grupo a ler em voz alta um trava-língua e durante a atividade, leia outros trava-línguas.
No final, peça para cada um escolher um trava-língua e fazer um desenho do que entendeu sobre ele.
Depois, cada um lê o seu trava-língua, apresenta a sua ilustração e explica o que entendeu.
Aproveite para expor os trabalhos no mural da sala de aula.
Outra sugestão é utilizar trava-línguas que destacam animais e representá-los através de dobraduras.
Exemplos:
O pinto pia,
A pia pinga.
Pinga a pia,
Pia o pinto.
Pinto pia,
Pia pinga.
Quanto mais o pinto pia,
Mais a pia pinga.
Olha o sapo dentro do saco,
O saco com o sapo dentro,
O sapo batendo papo
E o papo do sapo soltando vento.
Gato escondido
Com rabo de fora
Tá mais escondido
Que rabo escondido
Com gato de fora
Atividade 2
Prepare uma caixa com diferentes trava-línguas e escreva um nome sugestivo como “Caixa de enrolar a língua” ou qualquer outro que sugira a atividade.
Proponha para a turma a brincadeira, instigando:
_ Quem desafia a caixa?
_ Quem conseguirá ler sem enrolar a língua?
Faça um sorteio para definir quem começa e, em seguida, uma criança de cada vez, pega um trava-língua de dentro da caixa e tenta ler sem “se enrolar”.
O professor poderá fazer inicialmente uma leitura coletiva.
A cada trava-língua sorteado, leia várias vezes para a turma e peça para as crianças repetirem, primeiro devagar, depois, rapidamente.
Faça com que seja um desafio divertido. Após explorar bem cada um deles, peça para elas tentarem falar sozinhas, sem a sua ajuda.
Ao final, analise com as crianças o nome trava-língua e explore as características principais como a repetição e a ligeireza da pronúncia.
Destaque a divertida troca de sentido da brincadeira e estimule os alunos a perceberem que trava-língua são parlendas que apresentam dificuldades na pronúncia de suas frases.
Outra sugestão seria as crianças se revezarem para levar a caixa para casa e promover desafios de trava-línguas com o jogo. Isso ajudaria no treino da leitura para a apresentação no recital.
Atividade 3
Proponha um duelo de trava-línguas.
Divida a turma em dois ou mais grupos. Cada grupo recebe alguns trava-línguas e treina, num tempo estipulado pelo professor, para recitá-los. Ao término do tempo, o professor começa o desafio: um grupo apresenta ao outro o trava-língua.
Combine que a leitura deve ser em voz alta e terá que vencer as dificuldades da pronúncia. Cada grupo terá três chances para pronunciar corretamente o trava-língua.
Vence o grupo que melhor recitar o trava-língua.
Atividade 4
Peça aos alunos para pesquisar diferentes trava-línguas. O objetivo é ampliar o repertório da turma, por isso não utilize somente os trava-línguas trabalhados pelo professor.
As crianças devem escolher um trava-língua, copiar e treinar a leitura para apresentar no recital.
Prepare um espaço na escola, que pode ser o pátio, a biblioteca ou a própria sala de aula, e crie um ambiente acolhedor para a leitura.
Coloque os desenhos feitos pelas crianças na atividade 1, uma música folclórica instrumental de fundo e um palanquinho onde as crianças deverão ler em voz alta os trava-línguas.
Convide outras turmas e professores para apreciar.
Aula Portal do Professor – Na ponta da língua – Jogo de palavras no folclore brasileiro através de parlendas.
Meu Livro de Folclore – Ricardo Azevedo – Editora Ática
http://www.ricardoazevedo.com.br/
http://www.ricardoazevedo.com.br/sinopse05.htm
Dicionário do Folclore Brasileiro – Luís da Câmara Cascudo – Editora Global
http://www.novacultura.de/camara.html
C.D. Cantigas de Roda - Sandra Peres e Paulo Tatit - Palavra Cantada
http://www.qdivertido.com.br/verfolclore.php?codigo=22
http://www.psicopedagogiabrasil.com.br/travalingua.htm
A avaliação deve ser feita através da participação dos alunos e das respostas apresentadas nas atividades, como: a cópia do trava-língua, a leitura em voz alta, a pronúncia correta, a memorização das frases.
O professor deverá observar se o aluno lê com ritmo, entonação e respeitando as características do trava-língua; relata as características do trava-língua (repetição e ligeireza de pronúncia); copia o trava-língua respeitando a forma e o espaço de suas frases; identifica as diferenças entre trava-língua e parlendas.
Quatro estrelas 2 calificaciones
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14/07/2013
Três estrelasGostei muito da forma como você utiliza um gênero textual riquíssimo para trabalhar leitura e a oralidade dos alunos, além de proporcionar interação social.
21/06/2011
Cinco estrelasAdorei! Vc é muito criativa. Este tipo de aula incentiva o aluno a pesquisar e ter novos conhecimentos.