27/10/2010
Celia Brito Teixeira Gama
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Identificar os provérbios como uma forma de demonstrar sabedoria, experiência de vida e ironia em frases curtas.
Relacionar o significado do provérbio a acontecimentos no dia a dia.
Perceber a utilização de provérbios como uma forma de comunicação em todo o mundo através do folclore.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Atividade 1
Selecione diferentes lemas de para-choques, ditados populares e frases feitas e espalhe pelo pátio da escola.
Antes de começar a brincadeira, divida a turma em dois grupos. Explique que cada grupo deverá procurar “frases” que estão escondidas pelo pátio da escola. Vence o grupo que encontrar o maior número de “frases”.
Ao final da brincadeira, faça uma roda com a turma e peça para cada grupo ler silenciosamente as “frases” encontradas no pátio.
Questione para saber como eles compreendem as sentenças:
_ Do que fala a frase?
_ O que ela quer nos dizer?
_ Há outra interpretação possível?
Induza o raciocínio com perguntas para as crianças entenderem o sentido da frase e perceberem a ambiguidade de algumas delas.
Faça as crianças descobrirem que essas frases fazem parte do cotidiano e serve para explicar situações da vida. Então, apresente a palavra provérbio.
Registre as descobertas feitas pela turma no blocão e peça para fazer um desenho que ilustre o provérbio.
Quando os desenhos estiverem prontos, exponha no mural da sala de aula, colocando o texto junto da ilustração.
Atividade 2
Proponha a construção de um “caminho de provérbios”, formado por expressões de para-choques, ditados populares e frases feitas.
Faça um levantamento dos conhecimentos do grupo sobre essas expressões.
Peça para as crianças escreverem os que conhecem ou pesquisarem alguns, caso não se lembre de nenhum.
Exemplos:
1. Antes só do que mal acompanhado.
2. Cada macaco no seu galho.
3. Cavalo dado não se olha os dentes.
4. Um dia da caça, o outro do caçador.
5. Uma andorinha só não faz verão.
6. Cão que late não morde.
7. De grão em grão a galinha enche o papo.
8. Em casa de ferreiro o espeto é de pau.
Faça uma roda para a leitura e interpretação desses provérbios.
Compare a interpretação de cada aluno e faça-os pensar sobre a questão.
Depois de pesquisarem, lerem e analisarem cada frase ou ditado, entregue pedaços de papel colorido para que escrevam, em letra legível, todos os lemas que conhecerem.
Recolha todos os papéis, enumere-os e pendure-os em um corredor, pátio ou outro local escolhido pelo grupo, com fio de náilon, na altura em que todos da escola consigam ler, formando um “caminho de provérbios”.
Produza um painel bem grande, com uma coluna para cada provérbio pendurado e o número correspondente a ele.
Fixe-o na parede, no fim desse caminho, para que as pessoas possam votar na frase de que mais gostaram, pintando o quadradinho da tabela correspondente a ela.
Esse painel formará um gráfico, que pode ser analisado pelo grupo.
Analise com a turma os três lemas, ditados populares ou frases feitas mais votadas e escreva em um painel ao lado do gráfico.
Pendure uma caneta para que cada turma possa ler as frases e escrever suas interpretações.
Deixe esse painel fixado durante um tempo.
Assim, as crianças poderão brincar com os provérbios e ler as interpretações de cada grupo.
Atividade 3
Monte com as crianças um livro de provérbios. A obra pode se chamar “No verbo dos provérbios” ou outro título sugerido pelas crianças.
O livro poderá ser composto de lemas de para-choques, ditados populares e frases feitas, fotos das atividades realizadas com as crianças, desenhos e enquetes.
Organize um lançamento com uma tarde ou manhã de autógrafos, onde as crianças apresentem a obra e compartilhem as suas descobertas.
Meu Livro de Folclore – Ricardo Azevedo – Editora Ática
http://www.ricardoazevedo.com.br/
http://www.ricardoazevedo.com.br/sinopse05.htm
Dicionário do Folclore Brasileiro – Luís da Câmara Cascudo – Editora Global
http://www.novacultura.de/camara.html
http://www.mulhervirtual.com.br/ditados.htm
http://falabonito.wordpress.com/2007/03/14/proverbios-e-ditos-populares/
Avalie durante a realização das atividades se as crianças leram e compreenderam o sentido das frases, perceberam a ambiguidade de algumas delas e identificaram sua utilização para explicar situações de vida.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!