Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


No verbo dos provérbios

 

27/10/2010

Autor y Coautor(es)
SANDRA MARIA ROCHA DE ARRUDA
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Celia Brito Teixeira Gama

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar os provérbios como uma forma de demonstrar sabedoria, experiência de vida e ironia em frases curtas.

Relacionar o significado do provérbio a acontecimentos no dia a dia.        

Perceber a utilização de provérbios como uma forma de comunicação em todo o mundo através do folclore.

Duração das atividades
4 aulas de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

Selecione diferentes lemas de para-choques, ditados populares e frases feitas e espalhe pelo pátio da escola.

Antes de começar a brincadeira, divida a turma em dois grupos. Explique que cada grupo deverá procurar “frases” que estão escondidas pelo pátio da escola. Vence o grupo que encontrar o maior número de “frases”.

Ao final da brincadeira, faça uma roda com a turma e peça para cada grupo ler silenciosamente as “frases” encontradas no pátio.

Questione para saber como eles compreendem as sentenças:

 _ Do que fala a frase?

_ O que ela quer nos dizer?

_ Há outra interpretação possível?

Induza o raciocínio com perguntas para as crianças entenderem o sentido da frase e perceberem a ambiguidade de algumas delas.

Faça as crianças descobrirem que essas frases fazem parte do cotidiano e serve para explicar situações da vida. Então, apresente a palavra provérbio.

Registre as descobertas feitas pela turma no blocão e peça para fazer um desenho que ilustre o provérbio.

Quando os desenhos estiverem prontos, exponha no mural da sala de aula, colocando o texto junto da ilustração.   

Atividade 2

Proponha a construção de um “caminho de provérbios”, formado por expressões de para-choques, ditados populares e frases feitas.

Faça um levantamento dos conhecimentos do grupo sobre essas expressões.

Peça para as crianças escreverem os que conhecem ou pesquisarem alguns, caso não se lembre de nenhum.

Exemplos:

1. Antes só do que mal acompanhado.

2. Cada macaco no seu galho.

3. Cavalo dado não se olha os dentes.

4. Um dia da caça, o outro do caçador.

5. Uma andorinha só não faz verão.

6. Cão que late não morde.

7. De grão em grão a galinha enche o papo.

8. Em casa de ferreiro o espeto é de pau.

Faça uma roda para a leitura e interpretação desses provérbios.

Compare a interpretação de cada aluno e faça-os pensar sobre a questão.

Depois de pesquisarem, lerem e analisarem cada frase ou ditado, entregue pedaços de papel colorido para que escrevam, em letra legível, todos os lemas que conhecerem.

Recolha todos os papéis, enumere-os e pendure-os em um corredor, pátio ou outro local escolhido pelo grupo, com fio de náilon, na altura em que todos da escola consigam ler, formando um “caminho de provérbios”.

Produza um painel bem grande, com uma coluna para cada provérbio pendurado e o número correspondente a ele.

Fixe-o na parede, no fim desse caminho, para que as pessoas possam votar na frase de que mais gostaram, pintando o quadradinho da tabela correspondente a ela.

Esse painel formará um gráfico, que pode ser analisado pelo grupo.

Analise com a turma os três lemas, ditados populares ou frases feitas mais votadas e escreva em um painel ao lado do gráfico.

Pendure uma caneta para que cada turma possa ler as frases e escrever suas interpretações.

Deixe esse painel fixado durante um tempo.

Assim, as crianças poderão brincar com os provérbios e ler as interpretações de cada grupo.   

Atividade 3

Monte com as crianças um livro de provérbios. A obra pode se chamar “No verbo dos provérbios” ou outro título sugerido pelas crianças.

O livro poderá ser composto de lemas de para-choques, ditados populares e frases feitas, fotos das atividades realizadas com as crianças, desenhos e enquetes.

Organize um lançamento com uma tarde ou manhã de autógrafos, onde as crianças apresentem a obra e compartilhem as suas descobertas.

Recursos Complementares

Meu Livro de Folclore – Ricardo Azevedo – Editora Ática

http://www.ricardoazevedo.com.br/ 

http://www.ricardoazevedo.com.br/sinopse05.htm   

Dicionário do Folclore Brasileiro – Luís da Câmara Cascudo – Editora Global   

http://www.novacultura.de/camara.html   

http://www.mulhervirtual.com.br/ditados.htm 

http://falabonito.wordpress.com/2007/03/14/proverbios-e-ditos-populares/ 

Avaliação

Avalie durante a realização das atividades se as crianças leram e compreenderam o sentido das frases, perceberam a ambiguidade de algumas delas e identificaram sua utilização para explicar situações de vida.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.