Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


CEREAIS NEM SEMPRE EM BARRAS

 

26/08/2010

Autor e Coautor(es)
Luzia Luzinete Pereira
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Nayde Solange Garcia Fonseca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno, na faixa etária dos cinco anos de idade, deverá aprender á:

  •  Conhecer a origem de alguns cereais;
  •  Conhecer os tipos e propriedades de alguns cereais;
  •  Identificar as qualidades nutritivas de alguns cereais;
  • Elaborar e saborear comidas/chás feitos com ervas.
Duração das atividades
Quatro aulas cada uma com duração de quarenta minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noção do conceito de "nutrição".

Estratégias e recursos da aula

  ATIVIDADE 01: CONHECENDO OS CEREAIS.

   1º MOMENTO: O/a professor/a deverá fazer um levantamento prévio acerca dos cereais:

  •  O que são cereais?
  •  Quais os tipos de cereais que vocês conhecem?
  •  Quais os  cereais que vocês mais gostam?
  •  Quem já provou de cereal em barra?  
  •  Será que os cereais fazem bem para nossa saúde?  
  •  As respostas das crianças deverão ser transcritas numa cartolina que ficará exposta na sala de aula.

  2º MOMENTO: O/a professor/a trará para sala pequenos depósitos, cada um contendo um tipo de cereal: trigo, milho, aveia, ervilha, arroz. Depois pedirá que as crianças os explorem, podendo pegar, cheirar, observar suas texturas e constituições físicas, se quiser até provar. Em seguida, questionará:

  •    Vocês sabem que produtos são estes?  
  •    Quem sabe o nome deles?    

 À medida que eles forem falando, o/a professor poderá contribuir informando  que todos os alimentos ali presentes são cereais. Aproveitando a oportunidade para falar que são plantas que germinam, floresce e morre no período e um ano, como o trigo, centeio, aveia e cevada.

  http://pt.wikipedia.org/wiki/Cereal 

  ATIVIDADE 02: Aprendendo a ler as embalagens de cereais.

  1º MOMENTO: O/a professor/a poderá, com antecedência, combinar com os alunos para que tragam na próxima aula embalagens de cereais. Depois, o professor fará algumas perguntas:

  •  Vocês sabem o que diz as embalagens de cereais?  
  •  Quais cereais contêm nesta embalagem?  
  •  Quais as informações que as embalagens contêm?
  •  Qual é a quantidade especificada em cada embalagem?
  •  Será que o peso contido na embalagem está realmente certo?
  •  Qual o material utilizado para fazer esta embalagem?  
  •  Quais os numerais que aparecem nas embalagens?
  •  Qual a função de cada número?

http://www.spdecor.com.br/produtos.php?id=1038 

http://www.submarino.com.br/produto/35/21229139/cereal+neston+banana+aveia+e+mel+25g+-+embalagem+com+3+unidades?menuId=201505  

2º MOMENTO: Depois disso, o professor irá, com o auxílio da turma, ler atenciosamente todas as informações contidas nas embalagens, sempre salientando: o lugar que geralmente cada informação se encontra, se todas as embalagens trazem o mesmo tipo de informação, se trabalham com as mesmas unidades de medida, qual embalagem é mais pesada, se geralmente as unidades maiores são mais pesadas...   

ATIVIDADE 03: NOMEANDO OS CEREAIS

  1º MOMENTO: O/a professor/a solicitará uma pesquisa sobre o nome e as propriedades de cada cereal. Depois proporá um trabalho de arte - colagem com grãos, a sala será dividida em grupo de três componentes. Depois, cada grupo irá escolher os cereais que utilizaram na colagem (milho, arroz, aveia, ervilha, etc) O/a professor/a deverá disponibilizar o material, bem como organizá-los nas mesas. Cada grupo deverá discutir o tema que será representado (desenhado). 

  2º MOMENTO:  O/a professor deverá propor para as crianças, a elaboração de um painel contendo todos os cereais conhecidos pelo grupo, para tanto, elas terão que colar numa cartolina, saquinhos de plásticos transparentes contendo diferentes cereais (dos mais conhecidos) e no espaço abaixo o nome dos cereais e suas propriedades. 

 ATIVIDADE 04: FAZENDO E COMENDO CANJICA  

 1º MOMENTO: O/a professor/a levará a turma para a cozinha a fim de prepararem uma deliciosa culinária. Apresentando o gênero textual da receita – texto instrucional, com formatação especifica.

  RECEITA: CANJICA DE MILHO:

  Ingredientes:

 -4 xícaras de grão de milho verde (milho natural)

 -2 xícaras de leite de gado

 -2 xícaras de leite de coco

-sal a gosto

-1 colher (sopa) de manteiga

-açúcar a gosto Faça um chá com:

-4 cravos da índia

 -1 pedaço de canela em pau

 -1 pacotinho de erva-doce

-1/2 xícara de água

  Modo de Preparo: Bata o milho, aos poucos, com o leite e vá coando em uma peneira de plástico. Depois junte os outros ingredientes. Coloque em um refratário fundo e sem tampa. Leve ao microondas por 20 minutos na potencia alta, mexendo a cada 5 minutos. Coloque o chá e, se por acaso ainda ficar grosso o creme, coloque mais um pouco de leite. Quando começar a franzir o creme, estará no ponto. Coloque em um refratário e, por cima, polvilhe canela. Sirva a canjica fria. Dica O milho não deve ser muito verde, mas sim maduro e bem amarelinho.

  2º MOMENTO: Depois de pronta, a deliciosa canjica será saboreada por todos e o professor salientará mais uma vez a importância de se comer cereais para a saúde. As crianças deverão escrever a receita para ensinar seus familiares.

  Observação: Caso a escola não disponha de recursos, o professor pode pedir a colaboração dos alunos.

Recursos Complementares
Avaliação

O aluno será avaliado pela consciência adquirida sobre a importância dos cereias para a saúde, pela dedicação na realização das atividades, pela sua capacidade de fazer conexões entre o assunto estudado e o seu cotidiano, por sua interação com os demais alunos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.