26/08/2010
Nayde Solange Garcia Fonseca
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
O aluno, na faixa etária dos cinco anos de idade, deverá aprender á:
Noção do conceito de "nutrição".
ATIVIDADE 01: CONHECENDO OS CEREAIS.
1º MOMENTO: O/a professor/a deverá fazer um levantamento prévio acerca dos cereais:
2º MOMENTO: O/a professor/a trará para sala pequenos depósitos, cada um contendo um tipo de cereal: trigo, milho, aveia, ervilha, arroz. Depois pedirá que as crianças os explorem, podendo pegar, cheirar, observar suas texturas e constituições físicas, se quiser até provar. Em seguida, questionará:
À medida que eles forem falando, o/a professor poderá contribuir informando que todos os alimentos ali presentes são cereais. Aproveitando a oportunidade para falar que são plantas que germinam, floresce e morre no período e um ano, como o trigo, centeio, aveia e cevada.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cereal
ATIVIDADE 02: Aprendendo a ler as embalagens de cereais.
1º MOMENTO: O/a professor/a poderá, com antecedência, combinar com os alunos para que tragam na próxima aula embalagens de cereais. Depois, o professor fará algumas perguntas:
http://www.spdecor.com.br/produtos.php?id=1038
2º MOMENTO: Depois disso, o professor irá, com o auxílio da turma, ler atenciosamente todas as informações contidas nas embalagens, sempre salientando: o lugar que geralmente cada informação se encontra, se todas as embalagens trazem o mesmo tipo de informação, se trabalham com as mesmas unidades de medida, qual embalagem é mais pesada, se geralmente as unidades maiores são mais pesadas...
ATIVIDADE 03: NOMEANDO OS CEREAIS
1º MOMENTO: O/a professor/a solicitará uma pesquisa sobre o nome e as propriedades de cada cereal. Depois proporá um trabalho de arte - colagem com grãos, a sala será dividida em grupo de três componentes. Depois, cada grupo irá escolher os cereais que utilizaram na colagem (milho, arroz, aveia, ervilha, etc) O/a professor/a deverá disponibilizar o material, bem como organizá-los nas mesas. Cada grupo deverá discutir o tema que será representado (desenhado).
2º MOMENTO: O/a professor deverá propor para as crianças, a elaboração de um painel contendo todos os cereais conhecidos pelo grupo, para tanto, elas terão que colar numa cartolina, saquinhos de plásticos transparentes contendo diferentes cereais (dos mais conhecidos) e no espaço abaixo o nome dos cereais e suas propriedades.
ATIVIDADE 04: FAZENDO E COMENDO CANJICA
1º MOMENTO: O/a professor/a levará a turma para a cozinha a fim de prepararem uma deliciosa culinária. Apresentando o gênero textual da receita – texto instrucional, com formatação especifica.
RECEITA: CANJICA DE MILHO:
Ingredientes:
-4 xícaras de grão de milho verde (milho natural)
-2 xícaras de leite de gado
-2 xícaras de leite de coco
-sal a gosto
-1 colher (sopa) de manteiga
-açúcar a gosto Faça um chá com:
-4 cravos da índia
-1 pedaço de canela em pau
-1 pacotinho de erva-doce
-1/2 xícara de água
Modo de Preparo: Bata o milho, aos poucos, com o leite e vá coando em uma peneira de plástico. Depois junte os outros ingredientes. Coloque em um refratário fundo e sem tampa. Leve ao microondas por 20 minutos na potencia alta, mexendo a cada 5 minutos. Coloque o chá e, se por acaso ainda ficar grosso o creme, coloque mais um pouco de leite. Quando começar a franzir o creme, estará no ponto. Coloque em um refratário e, por cima, polvilhe canela. Sirva a canjica fria. Dica O milho não deve ser muito verde, mas sim maduro e bem amarelinho.
2º MOMENTO: Depois de pronta, a deliciosa canjica será saboreada por todos e o professor salientará mais uma vez a importância de se comer cereais para a saúde. As crianças deverão escrever a receita para ensinar seus familiares.
Observação: Caso a escola não disponha de recursos, o professor pode pedir a colaboração dos alunos.
Site para pesquisa:
O aluno será avaliado pela consciência adquirida sobre a importância dos cereias para a saúde, pela dedicação na realização das atividades, pela sua capacidade de fazer conexões entre o assunto estudado e o seu cotidiano, por sua interação com os demais alunos.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!