Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Oficina de fotografia: criando cenários

 

26/08/2010

Autor e Coautor(es)
Ana Maria Cunha Aguiar Maia
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria de Fátima Araújo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Matemática Espaço e forma
Educação Infantil Matemática Grandezas e medidas
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Apreciar obras de arte e identificar cenários usados pelo pintor
  • Escolher um cenário padrão para realização das fotos
  • Produzir o cenário estabelecendo relações com medidas e cores
  • Vivenciar uma oficina de fotografias
  • Fotografar umas as outras (as crianças), tendo um cenário como fundo
  • Selecionar fotografias para montagem de uma instalação fotográfica.
Duração das atividades
Cinco momentos de aproximadamente 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula é necessário que as crianças já tenham realizado outras aulas sobre fotografias, tenham construído a idéia de cenário e conhecimento mínimo de uma máquina fotográfica.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento:

Para realização desta aula a professora deve levar para sala imagens de obras de arte de um artista que pinte brincadeiras infantis, por exemplo. Sugerimos as pinturas do artista plástico Ivan Cruz, que tem uma vasta obra sobre brincadeiras tradicionais infantis.Depois de analisadas, as crianças devem escolher uma obra para trabalhar. A professora deve conduzir uma discussão sobre a obra de arte escolhida, quanto a questões de perspectivas, cenários, cores utilizadas pelo artista etc.

Quem é Ivan Cruz: http://www.brincadeirasdecrianca.com.br/biografia.htm 

Algumas obras de Ivan Cruz. Fonte: http://www.brincadeirasdecrianca.com.br/images/quadros.jpg 

2º Momento:

A professora deve lançar o convite à turma para a realização de uma oficina de fotografia e a partir daí lançar questionamentos do tipo: pelos conhecimentos que vocês já possuem sobre o ato de fotografar, o que vocês acham que devemos fazer para nossas fotos ficarem mais bonitas? Como devemos fazer? Estes questionamentos ajudarão às crianças a perceberem a necessidade da existência de um cenário para a realização das fotos. A escolha pode ser um dos cenários representado pelo artista na obra. A professora deve conduzir questionamentos relacionados ao tamanho do cenário, tendo em conta a altura das crianças que serão fotografadas, proporção dos elementos, bem como cores e formas. Todo o processo deve acontecer com a participação das crianças.

Processo de construção do cenário. Fonte: arquivo da autora

3º Momento:

Depois de decididos tamanhos, cores e proporções, as crianças devem confeccionar junto à professora, o cenário que servirá como pano de fundo à oficina de fotografias. Para isto pode-se realizar uma oficina de pintura, oferecendo-se o material necessário  para que as crianças possam trabalhar e dar cor ao cenário.

Pintura do cenário. Fonte: arquivos da autora

4º Momento:

No dia marcado para a oficina de fotografias, a professora deve ter afixado o cenário junto com as crianças, no local previamente escolhido, observando se a iluminação do local é adequada para a prática de fotografar. Também deve ter sugerido previamente as crianças que viessem trajando roupas coloridas e não o fardamento, para proporcionar mais cores às fotografias. A professora deve também providenciar os materiais necessários ás brincadeiras que as crianças representarão para serem fotografadas, como: bambolês, corda, bilocas, pé de lata e telefone sem fio etc (estes dois últimos devem ser confeccionados pelo grupo).  

5º Momento: 

A professora deve organizar grupos de crianças que se colocarão diante do cenário realizando algum tipo de brincadeira e as crianças, uma a uma, com uma câmera fotográfica na mão, procura o melhor ângulo e fotografa a cena. Depois as crianças se alternam de forma que todas fotografem e sejam fotografadas.

Crianças fotografando. Fonte: Arquivos da autora

Crianças sendo fotografadas (fotografias feitas pelas crianças na oficina). Fonte: arquivo da autora

Recursos Complementares
Avaliação

Com esta aula é possível avaliar se as crianças coseguem:

  • Apreciar obras de arte e identificar cenários usados pelo artista
  •  Escolher um cenário padrão para realização das fotos
  •  Produzir o cenário estabelecendo relações com medidas e cores.
  •  Fotografar umas as outras, tendo um cenário como fundo e observando o melhor ângulo para fotografar.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 4/4 - 100%
  • Quatro estrelas 0/4 - 0%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Tiago Tavares, Promoção Social , Rio de Janeiro - disse:
    contato@tiagotavares.com.br

    03/04/2014

    Cinco estrelas

    Ótima proposta, irei realizar esses trabalhos com minha turma na oficina de fotografia. Parabéns!


  • angelina, emei , São Paulo - disse:
    angelinasc@yahoo.com.br

    27/03/2012

    Cinco estrelas

    Olá, quero somente elogiar a aula e agradecer pela dica !!!!!!!!Parabéns!!!!!!


  • ivan cruz, PROJETO BRINCADEIRAS DE CRIANÇA , Rio de Janeiro - disse:
    ivancruz@ivancruz.com.br

    07/12/2011

    Cinco estrelas

    Obrigado professora por utlizar os meus quadros para instruir seus alunos! Parabéns pela aula! Ivan Cruz Veja isto: http://www.arraial.rj.gov.br/noticia/1210/criancas-pintam-o-sete-e-muro-de-escola-ganha-cores.html


  • FERNANDA, Unilus , São Paulo - disse:
    nanda_gff@hotmail.com

    24/04/2011

    Cinco estrelas

    Muito interessante esta aula,vejo pelas fotos os alunos envolvidos na atividade,com certeza o aprendizado se tornou mais fácil e prazeroso.Parabéns


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.