01/10/2010
Raimunda Porfirio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | História | Deslocamentos populacionais |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Conhecer a divisão politica do Brasil; o que significa litoral e interior do país.
Fazer leitura de mapas
1º momento- Professor, apresente o mapa aos seus alunos e os ensinem a proceder a leitura. Mostre que no lado direito do mapa têm símbolos que indicam a ocupação indigena no território brasileiro. Proporcione a identificação de cada Estado e analise a região onde estão concentradas as reservas indigenas.
http://www.arteducacao.pro.br/hist_da_arte/hist_da_arte_prebrasil.htm
2º momento - Professor, faça uma aula dialogada, inicie dizendo que no período do descobrimento, os povos indígenas habitavam a costa brasileira, mostre as regiões que eram habitadas. Mostre que hoje as reservas estão concentradas na região norte e no centro do pais. Questione aos alunos o que eles acham que históricamente aconteceu. Escute as idéias de cada um e proporcione o confronto de opiniões,e possibilite o desenvolvimento de argumentações.
3º momento - Inicie a discussão sobre questão dos índios no Brasil, que foram dizimados, dominados ou obrigados a fugir para o interior do País, para evitar contato com os colonizadores, outras tribos foram sendo expulsas de suas terras a medida que houve o avanço da urbanização.
Pesquisar os nomes das tribos que habitam as regiões norte, centro e sul do Brasil.
1º momento – Professor, inicie com uma pesquisa na internet, leve os seus alunos (em duplas) para a sala de multimídia e os ensinem a procurar informações sobre as tribos que habitam nas regiões norte, centro e sul do Brasil.
2º momento – os alunos devem organizar as informações que conseguiram pesquisar. As duplas formam grupos com 4 componentes e trabalham os dados coletados. Podem organizar as informações em um quadro. Em seguida, compartilham com os demais da turma, fazendo uma discusão sobre os aspectos importantes da procura.
3º momento - Professor, discuta com os alunos sobre as tribos que sobreviveram no Brasil, conseguiram preservar sua cultura e onde se encontram no país e o modo de vida e moradia.
Sugestão
http://hemi.nyu.edu/unirio/studentwork/imperio/projects/amauri/anexo1.htm
http://www.mp.rs.gov.br/thumbs/memorial/1/220/220/indigena.jpeg
http://www.mp.rs.gov.br/thumbs/memorial/1/220/220/indigena.jpeg
http://hemi.nyu.edu/unirio/studentwork/imperio/projects/amauri/anexo1.htm
Avaliar se os alunos no final da aula conseguiram localizar em mapas do Brasil as regiões ocupadas pelos índios; relacionar as localidades com as diferentes tribos.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
22/04/2013
Quatro estrelasgostei muito muito interessante!