Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


REGIÃO BRASILEIRA OCUPADA PELOS POVOS INDIGENAS

 

01/10/2010

Autor e Coautor(es)
Regia Maria
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfirio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial História Deslocamentos populacionais
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  1. Localizar em mapas do Brasil as regiões ocupadas pelos índios;
  2.  Relacionar as localidades com as diferentes tribos.  
Duração das atividades
2 aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecer a divisão politica do Brasil; o que significa litoral e interior do país.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

Fazer leitura de mapas

1º momento- Professor, apresente o mapa aos seus alunos e os ensinem a proceder a leitura. Mostre que no lado direito do mapa têm símbolos que indicam a ocupação indigena no território brasileiro. Proporcione a identificação de cada Estado e analise a região onde estão concentradas as reservas indigenas.

http://www.arteducacao.pro.br/hist_da_arte/hist_da_arte_prebrasil.htm 

2º momento -  Professor, faça uma aula dialogada, inicie dizendo que no período do descobrimento, os povos indígenas habitavam a costa brasileira, mostre as regiões que eram habitadas. Mostre que hoje as reservas estão concentradas na região norte e no centro do pais. Questione aos alunos o que eles acham que históricamente aconteceu. Escute as idéias de cada um e proporcione o confronto de opiniões,e possibilite o desenvolvimento de argumentações.  

 

3º momento -  Inicie a discussão sobre  questão dos índios no Brasil, que foram dizimados, dominados ou obrigados a fugir  para o interior do País, para evitar contato com os colonizadores, outras tribos foram sendo expulsas de suas terras a medida que houve o avanço da urbanização.   

Atividade 2

 Pesquisar os nomes das tribos que habitam as regiões norte, centro e sul do Brasil.   

1º momento – Professor, inicie com uma pesquisa na internet, leve os seus alunos (em duplas) para a sala de multimídia e os ensinem a procurar informações sobre as tribos que habitam nas  regiões norte, centro e sul do Brasil.  

2º momento – os alunos devem organizar as informações que conseguiram pesquisar. As duplas formam grupos com 4 componentes e trabalham os dados coletados. Podem organizar as informações em um quadro. Em seguida, compartilham com os demais da turma, fazendo uma discusão sobre os aspectos importantes da procura.  

3º momento  - Professor, discuta com os alunos sobre as tribos que sobreviveram no Brasil, conseguiram preservar sua cultura e onde se encontram no país e o modo de vida e moradia.

Sugestão

http://hemi.nyu.edu/unirio/studentwork/imperio/projects/amauri/anexo1.htm 

http://www.mp.rs.gov.br/thumbs/memorial/1/220/220/indigena.jpeg

http://www.mp.rs.gov.br/thumbs/memorial/1/220/220/indigena.jpeg 

http://hemi.nyu.edu/unirio/studentwork/imperio/projects/amauri/anexo1.htm  

Recursos Complementares
Avaliação

Avaliar se os alunos no final da aula conseguiram localizar em mapas do Brasil as regiões ocupadas pelos índios;  relacionar as localidades com as diferentes tribos.  

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Carla, Escola Municipal Coronel Joaqui Antonio da Rocha , Minas Gerais - disse:
    carlaaparecida10@gmail.com

    22/04/2013

    Quatro estrelas

    gostei muito muito interessante!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.