Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Violência x Futebol

 

25/11/2010

Autor e Coautor(es)
LEANDRO REZENDE
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Lucas Barbosa Resende, Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar e discutir a relação existente entre o futebol e a violência;

Observar e avaliar o comportamento e as atitudes apresentados pelas pessoas antes, durante e após a realização de um jogo de futebol;

Propor, coletivamente, estratégias para minimizar a violência presente nos jogos de futsal;

Avaliar sua postura frente a essa questão.

Duração das atividades
Seis aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há pré-requisitos para essa aula.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

X

Disponível em:

http://www.ebafutebol.com.br/wp-content/uploads/2010/04/100427cartunista_f_005.jpg Acesso em 20/08/2010.

http://www.ebafutebol.com.br/?m=20100427 Acesso em 20/08/2010.

Reunir os alunos e propor a vivência de um jogo de futsal. Dividir a turma em grupos com cinco integrantes, sendo que cada grupo tenha pelo menos dois ou três integrantes do sexo masculino.

Informar aos alunos que durante a aula, todos os grupos se alternarão nos papéis de torcedores e de jogadores de futsal, até que todos os alunos tenham participado desta vivência.

Entregar para cada aluno, um lápis e uma folha de papel dividida em duas partes. A primeira parte terá escrito “Jogador” e, a segunda parte, escrito “Torcedor”.

Explicar que no decorrer da aula, cada aluno deverá registrar nesta folha de papel, suas observações sobre o jogo de futsal, de acordo com o papel que estiver representando no momento, de “Jogador” ou de “Torcedor”. Sugestão de ficha de observação:

Ao final da aula, verificar se o aluno se identificou e recolher todas folhas com seus registros. Informar que os registros destas observações serão objeto de discussão durante as próximas aulas.

O professor preparará para a próxima aula (utilizando mídia eletrônica, cartaz etc.), um painel contendo todas as categorias observadas pelos alunos, de forma que possa construir, juntamente com os alunos, todas as observações feitas por eles durante a vivência dos jogos de futsal. Esse painel pode conter todas as informações presentes na ficha de observação sugerida.

Aula 2

Entregar para cada aluno, a ficha de observação utilizada na aula anterior. Solicitar que cada aluno fale rapidamente, sobre o que observou durante o jogo de futsal na aula anterior, sentimentos, conflitos e agressões, tanto como torcedor, quanto como jogador.

Durante a fala dos alunos o professor deve registrar, em cada espaço reservado no painel, os tipos de sentimentos, conflitos e agressões relatados pelos alunos.

Após a construção coletiva desse painel identificar, juntamente com os alunos, os sentimentos, desentendimentos e agressões que tiveram maior evidência e mais chamou a atenção do grupo.

Iniciar uma discussão com os alunos a partir dos seguintes questionamentos:

  1. Os sentimentos e ações, manifestadas quando estavam jogando, são iguais ou diferentes dos sentimentos manifestados por vocês quando estavam assistindo os jogos de futsal? Por quê?
  2. Quais foram os sentimentos, desentendimentos, conflitos e agressões que mais se destacaram durante a realização dos jogos de futsal?
  3. Qual a origem dos conflitos e agressões presentes nos jogos de futsal?   

Durante a discussão, o professor deve exercer a função de mediador e orientador desse processo.

Para isso, chamar a atenção dos alunos para os sentimentos e emoções presentes em todo cenário esportivo, que constituem o próprio futsal, ou seja, o desequilíbrio emocional provocado pelas faltas, erros de arbitragem, erros de fundamentos técnicos etc.

Chame também, a atenção dos alunos, para as questões que estão fora do esporte, mas, que são trazidas para o futsal e estão presentes nos conflitos gerando violência. Ou seja, as questões raciais, sociais, econômicas etc.

Apresentar aos alunos a imagem abaixo para ilustrar e contribuir com a discussão:

BRANDÃO, S. Futebol. Pintura a óleo sobre tela. Disponível em: <http://www.acasa.org.br/arquivo_objeto.php?reg_mv=OB-00403>. Acesso em 20 ago. 2010.

Informar aos alunos que, na próxima aula, será utilizado o painel construído coletivamente e assistirão alguns vídeos sobre futebol x violência.

Aula 3 e 4 

Trazer para a aula o painel construído na aula anterior.

Reunir os alunos na sala de projeção e apresentar os vídeos abaixo relacionados.

Solicitar aos alunos que observem os sentimentos, conflitos e agressões presentes nos vídeos que serão apresentados. Sugestões de vídeos:

http://www.youtube.com/watch?v=CBD9h0jUq3w. Acesso em 15 ago. 2010.

http://www.youtube.com/watch?v=INKuVVNADkI&feature=related. Acesso em 15 ago. 2010.  

Se não for possível reunir seus alunos para assistir os vídeos, apresentar imagens ou fotos presentes nos sites:

http://www.record.com.br/seriefeios/wp-content/uploads/2010/06/torcida.jpg. Acesso em 15 ago. 2010.

http://www.infoesp.net/jornal-infoesp/edicao18/violencia1.jpg. Acesso em 15 ago. 2010.

http://www.clicrbs.com.br/rbs/image/4957048.jpg. Acesso em 15 ago. 2010.

http://2.bp.blogspot.com/_FpVsvNLsR5k/S69-vAis5oI/AAAAAAAAAKk/wv1jQICc-Oo/s320/futebol+violencia+2.jpg. Acesso em 15 ago. 2010.

http://saltoaltofutebolclube.files.wordpress.com/2010/06/van-persie-sneijder-e-kuyt-se-abracam-em-comemoracao-de-gol-foto-reuters.jpg. Acesso em 15 ago. 2010.

http://1.bp.blogspot.com/_Gw2Bw0lcWds/SAZUh_QVR-I/AAAAAAAAACc/KLXGPYpEmT0/s400/violencia10.jpg. Acesso em 15 ago. 2010.

http://brasil.indymedia.org/images/2007/03/376812.jpg. Acesso em 15 ago. 2010.

http://2.bp.blogspot.com/__spZyY1VdaY/ShxGvQOu1II/AAAAAAAAAFY/zYyoeYZqekc/s400/fluminense. Acesso em 15 ago. 2010.            

Após a apresentação dos vídeos ou fotos e imagens, reunir o grupo de alunos para:

  1. Analisar os sentimentos, desentendimentos, conflitos e agressões que eles perceberam durante a apresentação dos vídeos ou fotos e;
  2. Identificar quais foram os motivos que os geraram.

Após essa análise, refletir com os alunos as questões abaixo:

  1. O futebol é um esporte violento?
  2. Existe alguma relação entre a violência presente na sociedade com a violência presente no futebol? Qual?
  3. Quais são os motivos que levam os torcedores e jogadores a se agredirem durante uma partida de futebol?
  4. Vocês já tiveram algum tipo de conflito ou agressão por causa do futebol? Por qual motivo?

Perguntar aos alunos se a origem dos sentimentos, desentendimentos, conflitos e dos atos de agressão identificados no vídeo ou fotos e imagens estão relacionados com:

  1. Os elementos esportivos que constituem o próprio futebol ou;
  2. As questões que estão fora do esporte, mas que são trazidas para o futebol.

Registrar a conclusão apresentada pelos dos alunos a respeito dos questionamentos acima em um segundo painel.

Fixar os dois painéis na parede da sala ou quadra poliesportiva e comparar o resultado das discussões, apontando as aproximações e distanciamentos entre os sentimentos, desentendimentos e conflitos identificados durante a vivência dos jogos de futsal na escola e os identificados nos vídeos ou imagens e fotos apresentadas.

Aula 5

Organizar os alunos em círculo para avaliar a postura deles frente às discussões e conclusões a respeito das atitudes e comportamento dos alunos durante a vivência do futsal nas aulas de Educação Física.

Propor a construção de estratégias que minimizem os desentendimentos, conflitos e atos de agressões tanto nas aulas de Educação Física, quanto nas atividades esportivas realizadas durante o horário de recreio na escola.

Utilizar os dois painéis construídos pelo grupo para:

  1. Hierarquizar e selecionar quatro conflitos, desentendimentos e agressões que consideram mais importantes dentre os que foram registrados nos dois painéis;
  2. Elaborar uma estratégia de conduta e participação dos alunos nos jogos de futsal para os torcedores e jogadores, para cada item selecionado;
  3. Registrar estas estratégias em único documento para divulgar na quadra, pátio, refeitório, Grêmio Estudantil, murais, jornal e site da escola.

Aula 6

Organizar novos jogos de futsal e avaliar em conjunto com os autores das estratégias, o comportamento e as atitudes apresentados pelos alunos antes, durante e após a realização dos jogos de futsal.

Solicitar que os alunos avaliem e façam comentários sobre o resultado da implantação dessas estratégias em todos os espaços da escola (painel, cartazes), inclusive, no blog da área de Educação Física, quando houver.

Sugestão de provedores gratuitos para criação de blog:

http://www.blogger.com Acesso em 15 ago. 2010.

http://www.criarumblog.com Acesso em 15 ago. 2010.

http://www.uniblog.com.br Acesso em 15 ago. 2010. 

Sugerir a criação de blog nas aulas de informática, solicitando a contribuição do professor do Laboratório de Informática.

Recursos Complementares

Artigos sobre violência no futebol:

MENDES JÚNIOR, F. A., CHIAPETA, S. M. S. V. A violência nos estádios de futebol: uma análise dos pontos de vista intrínseco e extrínseco. In: Revista Digital. Buenos Aires, Ano 12, nº 13, out. 2007. Disponível em <http://www.efdeportes.co m/efd113/a-violencia-nos-estadios-de-futebol.htm>. Acesso em 20/08/2010.  

ALVES FILHO, M. Violência no futebol.  Disponível em: <http://educacaofisica.org/joomla/index.php?option=com_content&task=view&id=273&Itemid=27>. Acesso em 20/08/2010.  

BARROSO. M. L. C.; VELHO, N. M.; FENSTERSEIFER, A. C. B. A violência no futebol: revisão sócio-psicológica. In: Revista Brasileira Cineantropometria e Desenvolvimento Humano. Florianópolis: UFSC. 2005, ano 7(1), p. 64-74. Disponível em <http://www.rbcdh.ufsc.br/MostraEdicao.do?edicao=17> Acesso em 20/08/2010.    

Sugestões de imagens:

http://conflitosemjogos.zip.net/images/c.jpg. Acesso em 15 ago. 2010. 

http://botecodabola.files.wordpress.com/2007/10/torcida-do-glasgow-rangers.jpg. Acesso em 15 ago. 2010. 

http://3.bp.blogspot.com/_U6mcswiIHI0/SfUErhj9BWI/AAAAAAAAADM/9hXhRfuwr8U/s400/zizu.jpg. Acesso em 15 ago. 2010.  

http://santostofano.zip.net/images/060905brasilxgales_f_015.jpg. Acesso em 15 ago. 2010.  

http://2.bp.blogspot.com/_deSNQ0t8MEs/RhDil2BYTnI/AAAAAAAAAMI/f0VuN0I20kU/s400/violencia%2Bfutebol.jpg. Acesso em 15 ago. 2010. 

Avaliação

Observar e acompanhar o envolvimento dos alunos nas propostas de atividades individuais e coletivas, com foco na participação e no posicionamento durante as discussões e na proposição de estratégias para minimizar a violência presente nos jogos de futsal e na prática esportiva durante o recreio escolar.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.