26/08/2010
Maria de Fátima Araújo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Esta aula terá mais significado para o grupo se ele estiver estudando sobre fotografias.
O professor deve propor uma pesquisa das crianças junto a seus familiares, em especial os avós ou parentes mais velhos da família, sobre como eram feitas as fotografias na época deles. Que tipo de equipamento era utilizado, como eram reveladas as fotografias, quem era o profissional que fazia as fotos etc. A pesquisa deve ser encaminhada com algumas perguntas, cujas respostas serão registradas pelas crianças e posteriormente levadas para sala de aula para estudo e análise
De posse das informações coletadas através das entrevistas aos familiares das crianças, a professora propõe uma roda de apresentação dos “achados” nas entrevistas e elege uma criança ou grupo de crianças para ir anotando as informações numa tabela recém preparada pela professora.
Equipamento utilizado |
Revelação das fotografias |
Profissional |
|
|
|
A professora deve investigar se na sua cidade existe algum fotógrafo mais antigo e convidar para uma entrevista. As perguntas que serão feitas ao fotógrafo, devem partir das curiosidades que as crianças ainda tenham sobre o assunto, devendo ser elaboradas coletivamente. Na ocasião, se este profissional tiver máquinas antigas das do tipo lambe-lambe ou um pouco mais modernas, a professora deverá pedir para que ele leve para apresentar ao grupo. Depois o grupo deve pesquisar na internet ou em outros materiais, os recursos existentes na contemporaneidade para modificar as fotografias, como fotoshop e outros recursos modernos.
Máquina do tipo lambe-lambe:
http://n.i.uol.com.br/ultnot/0902/lambelambe1.jpg
A professora deve assegurar-se se há nas famílias ou na escola alguma pessoa que possa conversar sobre estes recursos com as crianças e convidá-la. É interessante que as crianças possam comparar fotos antes e depois do processo de tratamento com os recursos fotográficos hoje disponíveis.
Antes e depois do fotoshop.
http://user.img.todaoferta.uol.com.br/D/O/4E/HO4FLY/1214140901557_bigPhoto_2.jpg
Recusros modernos para fotografias:
http://www.adobe.com/br/products/photoshop/photoshop/whatsnew/index.html?segment=photography
Com esta aula é possível avaliar as crianças em relação ao desempenho da pesquisa junto aos pais e familiares; se conseguem comparar os recursos das máquinas antigas com as que temos hoje e se identificam diferenças entre fotos modificadas/melhoradas com estes recursos.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!