Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A evolução da máquina e dos recursos fotográficos

 

26/08/2010

Autor e Coautor(es)
Ana Maria Cunha Aguiar Maia
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria de Fátima Araújo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Pesquisar quando surgiram e quais as primeiras máquinas fotográficas;
  • Comparar com as máquinas que temos hoje         
  • Conhecer alguns recursos usados para modificar/melhorar as fotografias
Duração das atividades
Quatro momentos de 50 minutos aproximadamente.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula terá mais significado para o grupo se ele estiver estudando sobre fotografias.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento

O professor deve propor uma pesquisa das crianças junto a seus familiares, em especial os avós ou parentes mais velhos da família, sobre como eram feitas as fotografias na época deles. Que tipo de equipamento era utilizado, como eram reveladas as fotografias, quem era o profissional que fazia as fotos etc. A pesquisa deve ser encaminhada com algumas perguntas, cujas respostas serão registradas pelas crianças e posteriormente levadas para sala de aula para estudo e análise 

2º Momento  

 De posse das informações coletadas através das entrevistas aos familiares das crianças, a professora propõe uma roda de apresentação dos “achados” nas entrevistas e elege uma criança ou grupo de crianças para ir anotando as informações numa tabela recém preparada pela professora.

Equipamento utilizado

Revelação das fotografias

Profissional

 3º Momento  

A professora deve investigar se na sua cidade existe algum fotógrafo mais antigo e convidar para uma entrevista. As perguntas que serão feitas ao fotógrafo, devem partir das curiosidades que as crianças ainda tenham sobre o assunto, devendo ser elaboradas coletivamente. Na ocasião, se este profissional tiver máquinas antigas das do tipo lambe-lambe ou um pouco mais modernas, a professora deverá pedir para que ele leve para apresentar ao grupo.  Depois o grupo deve pesquisar na internet ou em outros materiais, os recursos existentes na contemporaneidade para modificar as fotografias, como fotoshop e outros recursos modernos.

Máquina do tipo lambe-lambe:

http://n.i.uol.com.br/ultnot/0902/lambelambe1.jpg   

Máquina fotográfica antiga

http://www.wolf-5.suwalki.com.pl/texty/graf_czym/psix2c.gif   

4º Momento  

A professora deve assegurar-se se há nas famílias ou na escola alguma pessoa que possa conversar sobre estes recursos com as crianças e convidá-la. É interessante que as crianças possam comparar fotos antes e depois do processo de tratamento com os recursos fotográficos hoje disponíveis.

Antes e depois do fotoshop.

http://user.img.todaoferta.uol.com.br/D/O/4E/HO4FLY/1214140901557_bigPhoto_2.jpg 

Recursos Complementares
Avaliação

Com esta aula é possível avaliar as crianças em relação ao desempenho da pesquisa junto aos pais e familiares; se conseguem comparar os recursos das máquinas antigas com as que temos hoje e se identificam diferenças entre fotos modificadas/melhoradas com estes recursos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.