Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A invasão do ser humano nas áreas pantaneiras do Brasil.

 

13/10/2010

Autor e Coautor(es)
Lindomar de Oliveira Untaler
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. Gumerato Fernandes; Lérida de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Seres humanos e o meio ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Destacar as ações humanas nas áreas pantaneiras.
  • Estudar o ecossistema Pantanal.
  • Identificar a biodiversidade deste ambiente.
Duração das atividades
2 a 3 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula

Professor inicie a discussão do assunto, utilizando o texto motivador selecionado abaixo, se preferir nos recursos complementares existem outros textos selecionados que também poderão ser utilizados para motivar um debate mais consistente a respeito do assunto proposto para esta aula. Este texto deverá ser disponibilizado aos alunos individualmente em sala de aula e depois da leitura suscitar um debate onde os alunos deverão ser os maiores debatedores do tema.

PANTANAL: UM BIOMA AMEAÇADO

Luiz Marques Vieira  Pesquisador - EMBRAPA/CPAP

O Pantanal, considerado patrimônio nacional pela Constituição Federal de 1988 e, mais recentemente, intitulado patrimônio da humanidade ou reserva da biosfera pelas Nações Unidas, vem sendo explorado segundo antigos conceitos e tradições, sendo praticamente regido pela mesma legislação das demais regiões brasileiras. É considerado a maior área contínua inundável do planeta. A sua integridade, no entanto, está ameaçada por atividades humanas implementadas nos planaltos da bacia do Alto Paraguai nas últimas três décadas. 

O Pantanal abrange uma área aproximada de 140 mil km2, o equivalente à soma das superfícies da Bélgica, Dinamarca, Holanda e Suíça, e caracteriza-se como uma planície sedimentar susceptível a inundações periódicas com intensidade e duração variadas; mas que, atualmente, funciona como um grande depósito de sedimentos contaminados por mercúrio e por resíduos de pesticidas.                                                                                                                                                                                      

 Apresenta, também, solos predominantemente arenosos, revestidos com forrageiras nativas. Detém aproximadamente três milhões de cabeças de bovinos de corte, criadas em regime extensivo de exploração em grandes propriedades, o que faz da pecuária sua principal atividade econômica há mais de 200 anos. Esse sistema tradicional de exploração se caracteriza como de baixa agressividade ao ambiente, porém a região pantaneira está sofrendo impactos externos que ameaçam a biodiversidade e, conseqüentemente, colocam em risco a sustentabilidade dos ecossistemas dessa imensa planície.                                                                                                     

Quando se observa a tranqüilidade do curso natural das águas do caudaloso Paraguai, o cantar das aves ao amanhecer e o pôr-do-sol, tem-se a impressão de que está tudo em equilíbrio e funcionando às mil maravilhas. Será, todavia, que se os moluscos, peixes, aves, jacarés e demais animais silvestres que habitam os rios, corichos e lagoas falassem, diriam que se encontram alegres e satisfeitos com o que está ocorrendo? Ou que estariam nervosos, impacientes e com muita raiva daqueles que cruzam os braços e fingem não perceberem a gravidade da situação? E é exatamente essa a verdade: a ausência de ação, o “deixa como está para ver o que acontece”; ou seja, ninguém faz nada para mudar essa condição ameaçadora que ora vive o Pantanal. Então perguntamos? O que devemos fazer para tentar reverter esse quadro de passividade? E onde estão os responsáveis pela manutenção desses “status quo”? E as autoridades que têm papel de decisão, também, onde estão? Será que são dignos de serem chamados de responsáveis? Não seriam melhor chamados de irresponsáveis, ou mesmo inconseqüentes, pela desastrosa política de expansão da fronteira agrícola do Governo Federal, que não impôs limites técnicos para o desmatamento e uso do solo? Processo este que, além de reduzir a fertilidade natural do solo pela remoção do horizonte A e lixiviação de nutrientes, está impactando a planície pelas elevadas e progressivas taxas de assoreamento dos rios. Em conseqüência, está provocando grandes e crescentes inundações no Pantanal, em anos sucessivos, o que vem, paulatinamente, inviabilizando a principal atividade sócio-econômica da região.

Parece até que os pecuaristas, de tão desanimados, estão querendo mudar de atividade. Se persistir esse quadro de inundações consecutivas, qual o destino sócio-econômico que deve ser dado ao Pantanal?Implementar o ecoturismo em bases ecossustentáveis ou passá-lo para o IBAMA, e transformá-lo num grande Parque Internacional do Pantanal? Ou a implantação de uma política do Governo Federal direcionada para indenizar os pecuaristas proprietários de terras baixas com problemas de inundações periódicas seria, de fato, uma alternativa viável?

O exemplo mais típico de rio, em Mato Grosso do Sul, com sérios problemas de degradação acelerada é o agonizante rio Taquari. Com o advento do Pólo Centro, Pólo Noroeste, Prodegran, Prodepan e outros programas especiais do Governo Federal, implantados na década de 70, desencadearam-se um rápido processo de desmatamento para implantação de pastagens cultivadas e, posteriormente, de soja em Mato Grosso do Sul. O empirismo e a irresponsabilidade dominantes na época são hoje os grandes responsáveis pelo dano causado a esse rio.

Em Mato Grosso, a extração de ouro, principalmente no município de Poconé, com utilização indiscriminada de mercúrio constitui uma outra grave ameaça ao Pantanal. O mercúrio é biotóxico, bioacumulável nas cadeias alimentares e, comprovadamente cancerígeno, mutagênico e teratogênico. Os rins e o sistema nervoso central são os órgãos mais atingidos. Os organismos localizados no topo das cadeias alimentares são os mais susceptíveis e vulneráveis. Assim, os peixes carnívoros, tais como pintado, cachara, dourado, piranha e traíra são os que têm maior potencial de concentrarem mercúrio na carne. Por isso, a saúde do homem, até mesmo a das populações da bacia platina localizadas a grandes distâncias das fontes emissoras, pode também ficar comprometida definitivamente pela elevada freqüência da ingestão de peixe contaminado. Será também que a adoção de métodos e técnicas modernas de extração de ouro de aluvião sem a utilização de mercúrio não seria interessante? Será que não estamos sendo paulatinamente contaminados pelo mercúrio, mesmo que com doses sub-clínicas?

Diante dos sintomas de “doença ambiental”, pode-se perguntar se essa região, atualmente tão propalada e divulgada na mídia e que se diz que é tão cobiçada pela humanidade, não mereceria receber das nossas autoridades ambientais, da saúde pública e até mesmo daquelas responsáveis pelos fatores de produção maior atenção e melhor tratamento? Será que ela merece o mesmo trato da vala comum? Será que uma política ambiental direcionada para a sustentabilidade de seus recursos naturais não valeria a pena? E uma política de incentivos fiscais e creditícia direcionadas para o manejo e conservação de solo nos planaltos atualmente revestidos com pastagens cultivadas, na sua grande maioria, degradadas também não seria válida?

Todo esse desordenamento espacial e o desrespeito à legislação em vigor é que está colocando em risco a integridade da região. Será que o Pantanal ainda têm fôlego para suportar tantos desmandos e agressões? Se ainda tem, por quanto tempo? E como reagirão futuramente os nossos descendentes com a destruição da reserva da biosfera? E onde está a consciência dos nossos dirigentes e os responsáveis pela preservação e conservação ambiental? Não será um crime contra a humanidade o que estamos observando fazerem com o Pantanal?

Texto disponível em http://www.agronline.com.br/artigos/artigo.php?id=61&pg=1&n=2  

Atividade 1

Para fortalecer ainda mais o envolvimento dos alunos com o bioma pantaneiro, disponibilize para a sala o vídeo relacionado ao Pantanal, este vídeo está disponível no link   http://video.google.com/videoplay?docid=8262248079564387940# 

Esta aula precisará de um recurso áudio visual (TV com DVD, Data Show com Computador ou no Laboratório de Informática) que permita que os alunos possam assistir o seu conteúdo.

Após o término, o professor deverá fazer algumas abordagens a respeito do vídeo e pedir aos alunos que elaborem individualmente uma redação contextualizada referente a seguinte abordagem:

"O pantanal é a maior área alagada do planeta, é também um local onde ocorrem muitas interações entre os seres vivos responsáveis pela manutenção desse ecossistema exuberante".

Professor a palavra contextualização significa muito mais além de abordar o conteúdo, esta palavra constitui um termo ainda maior, significa problematizar para chegar numa reflexão mais densa e rica. O objetivo desta atividade é trabalhar com os alunos a escrita,  a organização das idéias, a forma de contextualizar um texto e principalmente levar a uma reflexão que vai muito além do senso comum. Para desenvolver esta atividade, o professor poderá trabalhar juntamente com o professor de língua portuguesa, este profissional contribuirá muito para auxiliar aos alunos no desenvolvimento da redação.

Observação: O desenho do mapa abaixo representa a área onde está localizada o bioma pantanal, os alunos poderão utilizar desta imagem para fortalecer ainda mais o debate a respeito deste ecossistema.

Localização do Pantanal

Fonte: http://cartoambiental.blogspot.com/2009/08/ong-ira-mapear-bioma-pantanal.html  

Atividade 2

Professor disponibilize as imagens desta atividade para os alunos (a visualização da imagem poderá ser impressa ou projetada por meio do data show), nesta atividade os alunos deverão observar as imagens que estão em pares e logo abaixo das imagens, no local indicado os alunos deverão escrever as suas observações e principalmente o que elas denunciam. Esta atividade poderá contribuir muito para os alunos desenvolverem a capacidade de interpretação acerca das ações do homem no ambiente.

                            

http://www.pantanal-brasil.com/fauna.aspx                                                        http://www.renctas.org.br/en/informese/noticias_nacional_detail.asp?id=3479  

_____________________________________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________________________________________

                            

http://haroldopalojr.wordpress.com/2008/05/10/jacare-do-pantanal-35768/             www.pantanalecoturismo.tur.br/NOTICIA-PANTANA...  

_______________________________________________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________________________________________                             

http://www.pisa.tur.br/destino.php?id_destino=36                                                 www.bymk.com.br/looks/122385   

_____________________________________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________________________________________

                              

http://meioambiente.bicodocorvo.com.br/natureza/desmatamento-no-pantanal           http://www.imagensviagens.com/pantanal07c.jpg  

_______________________________________________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________________________________________

                              

http://www.coiso.net/?p=1061                                                                            http://rmtonline.globo.com/noticias.asp?em=3&n=467589&p=2   

_____________________________________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________________________________________

Nesta atividade, o professor deverá organizar a sala em grupos de 4 alunos e solicitar a eles que escreva uma carta para o ministro do meio ambiente explicando o que está acontecendo com o bioma pantaneiro. Nesta carta o aluno deverá informar questões relativas descritas abaixo:

  • Desmatamento
  • Comércio da Fauna
  • Exploração da Flora para fazer carvão vegetal
  • Criação de gado
  • Grandes monoculturas
  • Turismo descontrolado
  • Poluição das águas pelo mercúrio do garimpo
  • Urbanização

Após a escrita a carta, o aluno deverá enviá-la para o endereço que se segue:  Ministério do Meio Ambiente -  Esplanada dos Ministérios - Bloco B - 70068-900 - Brasília - DF

O professor de língua portuguesa poderá auxiliar interdisciplinarmente nesta atividade orientando na escrita da carta.

Sugestão de leitura

Pantanal (coleção Imagens do Brasil)

Araquém Alcântara

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação do conteúdo poderá ser realizada de maneira processual, ao longo das aulas e de cada atividade desenvolvida. Poderão ser utilizados como instrumentos avaliativos os registros e as discussões sobre as situações apresentadas, a elaboração da redação, bem como o desenvolvimento de cada aluno na elaboração e participação das atividades propostas em sala.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.