11/01/2011
Aléxia Pádua Franco
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | História | Tempo cronológico |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cultura e diversidade cultural |
Ensino Fundamental Inicial | História | Tempo cronológico |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Ensino Fundamental Inicial | História | Tempo da duração |
- Analisar o uso do calendário no nosso cotidiano e seu objetivo.
- Entender os calendários como construções sociais e históricas.
- Relacionar a invenção dos calendários com as relações entre os homens e entre estes e a natureza.
- Identificar a presença de diferentes calendários na atualidade e no passado.
Para um melhor desenvolvimento das atividades sugeridas nesta aula é necessário que os alunos tenham conhecimentos prévios sobre o tempo na história, as diversas maneiras que o homem criou para controlar o seu tempo.
Atividade 01 - Trabalhando com o calendário.
- Conte aos alunos que recebeu uma carta de uma amiga contando sobre o que tinha feito em suas férias.
- Organize a sala em duplas.
- Distribua para os alunos a tabela do mês de janeiro de 2010;
- Explique a turma que nossa tarefa é localizar a data correta, o dia da semana em que nossa amiga narra os seus passeios.
“Hoje é domingo, 10 de janeiro, e estou exatamente na metade de minha viagem de férias”
Questione aos alunos: Como podemos localizar o dia 10 na folhinha? Que dia da semana é? Como fazemos para saber em que coluna estão marcados os domingos?
Continue a leitura: “Quatro dias atrás fui passear no Zoológico”.
Questione: Que dia do mês foi?
Retomando a carta: “Dentro de dois dias vou para a praia”. Outro trecho: “Penso que ficarei lá uma semana”.
Questione: Quantos dias ela vai ficar na praia? E quando ela volta?
Aproveite para recordar que cada linha representa uma semana e questione:
– Então, quantas casas temos em cada linha?
Por fim, a última informação: “Estarei de volta um dia antes de meu aniversário, assim podemos festejar juntas”.
Questione: Em que dia a amiga fez aniversário?
Observação:
Atividade adaptada da Revista Nova Escola
Terminada esta atividade com os alunos, questione:
Será que os homens e mulheres que vivem em outros locais do mundo e que viveram em outros tempos, usavam este mesmo calendário que minha amiga e nós usamos?
Anote as hipóteses dos alunos no quadro, peça para eles as copiarem no caderno. Depois encaminhe o estudo, explicando que, para comprovar as hipóteses levantadas pelos alunos, você entregará algumas fontes para eles analisarem, pesquisarem e, a partir das informações obtidas, refletir sobre as hipóteses que levantaram para responder a questão acima.
Atividade 2 - Conhecendo os calendários
- Distribua para a turma diferentes tipos de calendários (cristão, japonês, maia, judaico, muçulmano).
- Após a distribuição, solicite aos alunos que exponham a partir de seus conhecimentos quais os tipos de calendários eles conhecem, quais são os mais utilizados.
- Em seguida, peça para os alunos descreverem quais são as utilidades de um calendário; como o calendário os ajudam a organizar o seu dia-a-dia.
- Peça para os alunos anotarem suas descobertas no caderno.
Professor: a partir das colocações dos alunos mostre os objetivos do uso do calendário em nosso cotidiano. Destaque por exemplo, que as primeiras civilizações que surgiram antes de Cristo já possuíam um calendário, no qual elas organizavam a época de plantio e colheita dos alimentos, ou seja, o calendário para controlar o tempo da agricultura.
Segue abaixo alguns exemplos de calendários para serem utilizados na primeira parte desta atividade.
Exemplo de calendário cristão, disponível em: http://www.junior.te.pt/servlets/Bairro?P=Sabias&ID=1877
Exemplo de calendário Maia, disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/historia/fundamentos/outros-calendarios-chines-maia-islamico-518349.shtml
Exemplo de calendário muçulmano, disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/historia/fundamentos/outros-calendarios-chines-maia-islamico-518349.shtml
Exemplo de calendário japonês, disponível em: http://somente-pra-voce-l.blogspot.com/2008/04/calendario-japones-2008.html
- Em seguida peça para os alunos construírem um calendário agrícola da sua região. Por exemplo, o tempo de plantio e colheita do café; plantio de abril a junho e colheita de outubro a dezembro.
Atividade 3 - Conhecendo os calendários como construções históricas.
- Solicite aos alunos que pesquisem, em livros, jornais, revistas, na internet os diferentes processos de formação dos calendários: maia, japonês, muçulmano, cristão, judaico.
- Peça para que foquem a pesquisa nos diferentes motivos que possibilitaram a construção de cada um desses calendários.
- Em seguida peça, para que socializem os dados coletados.
- Depois, retorno a questão levantada na atividade 1, "Será que os homens e mulheres que vivem em outros locais do mundo e que viveram em outros tempos, usavam este mesmo calendário que minha amiga e nós usamos?", e as hipóteses que os alunos levantaram para respondê-la.
- Releia cada hipótese e debata com a turma, de acordo com as descobertas feitas nas atividades 2 e 3, se estas hipóteses estão corretas ou não.
- Redija um resposta coletiva para a questão acima, destacando que o calendário que usamos hoje, nem sempre existiu e que há outros tipos de calendários usados no mundo hoje. Registre os exemplos e informações pesquisados pelos alunos.
Professor: A partir dos dados levantados pelos alunos destaque que o homem é o único ser vivo que tem noção de tempo, ou seja, que não vive apenas o momento presente, mas pensa no passado, presente e no futuro.Tudo que realizamos e imaginamos está inserido em um determinado tempo. Assim, para organizarmos nossas atividades, sabermos em que época um acontecimento ocorreu, baseamo-nos no calendário. Destaque ainda que os calendários são uma construção histórica e cada sociedade organiza seu calendário de acordo com suas necessidades, sejam elas culturais, econômicas e políticas. Ressalte que nenhum calendário é melhor que o outro que são apenas diferentes.
Para enriquecer a sua aula introdutória passe o vídeo: "O calendário" disponível no site da TV Escola: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=458
Sinopse: Episódio da série de animação MULTOCHES, que busca introduzir as crianças no universo da Matemática, a partir das aventuras dos Multoches, algarismos de 0 a 9 que se divertem em situações e expressões que envolvem números.
Outra possibilidade interessante de trabalhar a construção dos calendários é um texto disponível no site: http://www.junior.te.pt/servlets/Bairro?P=Sabias&ID=1877
A avaliação da aprendizagem dos alunos deve ser feita durante todo o andamento das atividades que eles desenvolverão individual ou coletivamente em cada uma das etapas da aula. Nesta avaliação, deve-se diagnosticar se os alunos conseguem compreender que os calendários são uma construção histórica e social, produzida pelos homens para organizarem suas atividades.
Quatro estrelas 1 classificações
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09/05/2011
Quatro estrelasMuito boa essa aula. Me ajudou a trabalhar com os alunos a questão dos calendários. Parabéns pela criatividade.