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A meteorologia e o folclore - Sol e chuva, casamento de viúva

 

24/09/2010

Autor e Coautor(es)
MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Recursos tecnológicos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

◦ Reconhecer o folclore na meteorologia como associações realizadas pelo homem do interior dos fenômenos da natureza às observações do que acontece ao seu redor.

◦ Identificar semelhanças e diferenças entre a meteorologia científica e a folclórica.

◦ Realizar a leitura de um mapa meteorológico.

Duração das atividades
3 aulas de 50 min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

◦ Leitura de mapas.

Estratégias e recursos da aula

1º momento:    

◦ Apresentar gravuras que mostram diferentes instrumentos usados num laboratório de meteorologia.               

- Barômetro:   

       Instrumento usado para medir a pressão atmosférica.

       Tempo seco: sobe a coluna de mercúrio;

       Tempo chuvoso: desce a coluna de mercúrio.  

-Higrômetro:   

       O higrômetro é um instrumento que mede a umidade do ar.Você já sabe que na atmosfera existe vapor de água. Esse vapor varia conforme vários fatores como a proximidade do mar e dos rios, direção dos ventos, presença de serras, estação do ano e outros.    

       

- Biruta:      

       Biruta é um instrumento simples que indica a direção dos ventos. Ela existe em todos os aeroportos e consiste numa espécie de coador alongado e sem fundo, feito de tecido resistente e preso a um aro metálico que gira em torno de uma haste.             

       Ao encher de ar, a biruta fica em posição horizontal e permite que se saiba para onde o vento está soprando.

             

- Anemômetro:   

       Enquanto a biruta serve para dar a direção do vento, o anemômetro é um aparelho que registra sua velocidade. Consiste em uma cruzeta horizontal que tem nas extremidades três ou quatro conchas de metal. Essa cruzeta gira em torno de um eixo e seu movimento é transmitido para um ponteiro que registra a velocidade do vento.

            

- Termômetro:  

       O termômetro é um instrumento que mede a temperatura e é baseado nas dilatações dos líquidos. Consiste em um tubo fechado dentro do qual foi colocado um tubinho com mercúrio ou álcool com um corante. Quando o líquido, mercúrio ou álcool, recebe calor, se dilata e sobe no tubinho, indicando que a temperatura aumentou. Quando o líquido perde calor, se contrai e recua no tubinho, indicando baixa na temperatura.

          

- Pluviômetro: 

       O pluviômetro é um instrumento muito simples que mede quanto choveu. Consiste em um cilindro graduado, isto é, com risquinhos de milímetros a partir do fundo. À medida que chove, o frasco vai se enchendo. No final da chuva, pode-se ver quantos milímetros de chuva caíram.               

◦ Conversar com os alunos sobre o significado das palavras: meteorologia e meteorologista.   

→     Ciência que estuda o tempo.   

→    Quem faz estudo do tempo e suas previsões, trabalha num laboratório de meteorologia.

2º momento:   

◦ Apresentar à turma a parlenda:   

                                                                     Sol e chuva, Casamento de viúva,

                                                                     Chuva e sol, Casamento de espanhol.

◦ Discutir o significado da parlenda.

◦Ouvir a música Santa Clara- CD – Cantigas de roda- Palavra Cantada   

                                                                   "Santa Clara Clareou, ô, ô, ô

                                                                   São Domingos alumiou, ô, ô, ô

                                                                   Vai chuva, vem sol

                                                                   Vai chuva, vem sol

                                                                   Sol e chuva, casamento de viúva

                                                                   Chuva e sol, casamento de espanhol

                                                                   Vai chuva, vem sol

                                                                   Vai chuva, vem sol”   

◦Fazer um levantamentos sobre simpatias e crendices que os alunos conhecem sobre o tempo, astros... Ex:   

a)     Vendo uma estrela “cair” pedir três coisas antes que ela desapareça e seu pedido será realizado.   

b)     Mostrar o arco-íris com o dedo da verruga.   

c)     Chover no dia do casamento significa sorte para o casal.   

d)     Quando as folhas da laranjeira estiverem enroladas, é sinal de chuva.   

e)      Mosquito voando é chuva que vem.   

f)      Grilo cantando dentro da casa é sinal de chuva.   

g)      Dor no calo e nas juntas - chuva próxima.   

h)      Chuva "braba" cai no dia dois de fevereiro, dia de Nossa Senhora da Candeia e a chuva “miúda” cai no Natal.   

i)       Fazer um sol no chão é fazer com que a chuva pare.   

j)       Vento sul traz chuva.    

      

       Conversar com a turma sobre a necessidade que o homem, com o convívio direto com a terra, construiu seu conhecimento através da observação. Dando atenção aos fenômenos do ar e às fases da lua, relacionou-os aos fatos que acontecem no dia-a-dia, ao seu redor. Com a necessidade de sol e chuva para que tenham sucesso em suas plantações, o homem criou simpatias, “fórmulas mágicas” para dominá-los.   

3º momento:   

       Analisar com a turma o mapa metrológico da semana, registrando no mural da turma as observações feitas.   

→     Jornal do tempo. Previsão do tempo para o Brasil e o mundo.

→     Site:  Climatempo.com.br.   

       Propor à turma que registre durante uma semana o tempo, comparando-o com a previsão dada. A observação diária será anotada num quadro junto ao registro da analise do mapa meteorológico.  

 

Recursos Complementares

- A história da meteorologia no Brasil- Patrícia Madeira.  

- Livro “Que raio de história!”. Sylvia Ortilaf. Ediouro

- DVD Expedições. Previsão do tempo. Paulo Saldanha e Roberto Werneck- site: WWW.expedicoes.tv 

Avaliação

O registro da observação do tempo e da análise do mapa meteorológico, além das falas dos alunos durantes as atividades, deverão ser avaliadas.

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