24/09/2010
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Recursos tecnológicos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
◦ Reconhecer o folclore na meteorologia como associações realizadas pelo homem do interior dos fenômenos da natureza às observações do que acontece ao seu redor.
◦ Identificar semelhanças e diferenças entre a meteorologia científica e a folclórica.
◦ Realizar a leitura de um mapa meteorológico.
◦ Leitura de mapas.
1º momento:
◦ Apresentar gravuras que mostram diferentes instrumentos usados num laboratório de meteorologia.
- Barômetro:
Instrumento usado para medir a pressão atmosférica.
Tempo seco: sobe a coluna de mercúrio;
Tempo chuvoso: desce a coluna de mercúrio.
-Higrômetro:
O higrômetro é um instrumento que mede a umidade do ar.Você já sabe que na atmosfera existe vapor de água. Esse vapor varia conforme vários fatores como a proximidade do mar e dos rios, direção dos ventos, presença de serras, estação do ano e outros.
- Biruta:
Biruta é um instrumento simples que indica a direção dos ventos. Ela existe em todos os aeroportos e consiste numa espécie de coador alongado e sem fundo, feito de tecido resistente e preso a um aro metálico que gira em torno de uma haste.
Ao encher de ar, a biruta fica em posição horizontal e permite que se saiba para onde o vento está soprando.
- Anemômetro:
Enquanto a biruta serve para dar a direção do vento, o anemômetro é um aparelho que registra sua velocidade. Consiste em uma cruzeta horizontal que tem nas extremidades três ou quatro conchas de metal. Essa cruzeta gira em torno de um eixo e seu movimento é transmitido para um ponteiro que registra a velocidade do vento.
- Termômetro:
O termômetro é um instrumento que mede a temperatura e é baseado nas dilatações dos líquidos. Consiste em um tubo fechado dentro do qual foi colocado um tubinho com mercúrio ou álcool com um corante. Quando o líquido, mercúrio ou álcool, recebe calor, se dilata e sobe no tubinho, indicando que a temperatura aumentou. Quando o líquido perde calor, se contrai e recua no tubinho, indicando baixa na temperatura.
- Pluviômetro:
O pluviômetro é um instrumento muito simples que mede quanto choveu. Consiste em um cilindro graduado, isto é, com risquinhos de milímetros a partir do fundo. À medida que chove, o frasco vai se enchendo. No final da chuva, pode-se ver quantos milímetros de chuva caíram.
◦ Conversar com os alunos sobre o significado das palavras: meteorologia e meteorologista.
→ Ciência que estuda o tempo.
→ Quem faz estudo do tempo e suas previsões, trabalha num laboratório de meteorologia.
2º momento:
◦ Apresentar à turma a parlenda:
Sol e chuva, Casamento de viúva,
Chuva e sol, Casamento de espanhol.
◦ Discutir o significado da parlenda.
◦Ouvir a música Santa Clara- CD – Cantigas de roda- Palavra Cantada
"Santa Clara Clareou, ô, ô, ô
São Domingos alumiou, ô, ô, ô
Vai chuva, vem sol
Vai chuva, vem sol
Sol e chuva, casamento de viúva
Chuva e sol, casamento de espanhol
Vai chuva, vem sol
Vai chuva, vem sol”
◦Fazer um levantamentos sobre simpatias e crendices que os alunos conhecem sobre o tempo, astros... Ex:
a) Vendo uma estrela “cair” pedir três coisas antes que ela desapareça e seu pedido será realizado.
b) Mostrar o arco-íris com o dedo da verruga.
c) Chover no dia do casamento significa sorte para o casal.
d) Quando as folhas da laranjeira estiverem enroladas, é sinal de chuva.
e) Mosquito voando é chuva que vem.
f) Grilo cantando dentro da casa é sinal de chuva.
g) Dor no calo e nas juntas - chuva próxima.
h) Chuva "braba" cai no dia dois de fevereiro, dia de Nossa Senhora da Candeia e a chuva “miúda” cai no Natal.
i) Fazer um sol no chão é fazer com que a chuva pare.
j) Vento sul traz chuva.
Conversar com a turma sobre a necessidade que o homem, com o convívio direto com a terra, construiu seu conhecimento através da observação. Dando atenção aos fenômenos do ar e às fases da lua, relacionou-os aos fatos que acontecem no dia-a-dia, ao seu redor. Com a necessidade de sol e chuva para que tenham sucesso em suas plantações, o homem criou simpatias, “fórmulas mágicas” para dominá-los.
3º momento:
Analisar com a turma o mapa metrológico da semana, registrando no mural da turma as observações feitas.
→ Jornal do tempo. Previsão do tempo para o Brasil e o mundo.
→ Site: Climatempo.com.br.
Propor à turma que registre durante uma semana o tempo, comparando-o com a previsão dada. A observação diária será anotada num quadro junto ao registro da analise do mapa meteorológico.
- A história da meteorologia no Brasil- Patrícia Madeira.
- Livro “Que raio de história!”. Sylvia Ortilaf. Ediouro
- DVD Expedições. Previsão do tempo. Paulo Saldanha e Roberto Werneck- site: WWW.expedicoes.tv
O registro da observação do tempo e da análise do mapa meteorológico, além das falas dos alunos durantes as atividades, deverão ser avaliadas.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!