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Construindo e Explorando Gráficos de Coluna: "Como os Estudantes Gastam o Seu Tempo?"

 

07/10/2010

Autor e Coautor(es)
Edite Resende Vieira
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COLEGIO PEDRO II UNIDADE ESCOLAR TIJUCA II

Armando Tramontano, Fernando Celso Villar Marinho, Jackson Lopes da Cunha, Raquel Cupolillo Simões de Sousa, Rita Maria Cardoso Meirelles, Victor Cesar Paixão Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Matemática Tecnologia para a matemática
Ensino Fundamental Final Matemática Tratamento da informação
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Matemática Introdução à estatística
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Coletar e organizar dados obtidos através de pesquisa.

Construir um gráfico de colunas.

Interpretar as informações contidas em um gráfico de coluna.

Construir um gráfico de colunas com o uso da planilha eletrônica: Excel.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Leitura e interpretação de uma tabela

Conversão de unidades de comprimento

Operações com medidas de comprimento

Porcentagem e cálculos percentuais

Estratégias e recursos da aula

Os gráficos e tabelas, utilizados no tratamento da informação, são uma poderosa fonte de informação visual. A leitura de gráficos torna possível a análise de um conjunto de dados de forma rápida, dinâmica e global.

Essa aula explora a construção e a interpretação de dados contidos em gráficos de coluna.

Nota: Algumas atividades apresentadas nessa aula, foram baseadas no livro Tratamento da Informação: Atividades para o Ensino Básico, do Projeto Fundão: Instituto de Matemática/UFRJ, coordenado pela Professora Maria Laura Mouzinho Leite Lopes. 

Para uma primeira abordagem sobre o assunto, mostre parte do resultado da pesquisa “Hábitos de Informação e Formação de Opinião da População Brasileira”, realizada pela empresa Meta Pesquisa de Opinião, encomendada pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom).

Fonte: http://g1.globo.com/brasil/noticia/2010/06/rede-globo-e-emissora-preferida-aponta-pesquisa-encomendada-pelo-governo-federal.html  

Pesquisa publicada no site da Secom no dia 8 de junho de 2010.

Acessado em: 19/08/2010.

Nota:

Para simplificação do encaminhamento da aula, aproveitamos uma parte da pesquisa que aborda os dados referentes às programações televisivas mais importantes para os entrevistados que assistem TV e que representam 96,6% da população brasileira.

Segundo a pesquisa, os telejornais são considerados a programação televisiva mais relevante para 64,6% dos entrevistados. A segunda programação considerada mais importante são as novelas (16,4%). Os programas esportivos aparecem em terceiro lugar, com 7,2% da preferência.

Mostre aos alunos como essas informações foram representadas no gráfico de colunas:

Fonte: http://www.midiarj.org.br/sites/default/files/Pesquisa%20SECOM%202010.pdf    

Figura 2.2.3, pág. 20.  

Atividade 1:

De acordo com o gráfico apresentado, responda:

a) Título do gráfico está de acordo com as informações contidas no mesmo?

b) As informações estão claras, ou seja, mesmo que não tivessem acesso ao texto anteriormente exibido, eles entenderiam os resultados dessa parte da pesquisa?

c) Com base no texto abaixo do gráfico, quantas pessoas foram entrevistadas?

d) Qual o total percentual dos dados expostos?

Nota: Em algumas "pesquisas" verifica-se um total superior a 100%. Explique para os alunos porque isto é errado.

e) Qual o total percentual dos entrevistados que assistem telejornal, novela ou programas esportivos?

f) Quantos dos entrevistados assistem programas infantis?

a) Sim, visto que antes da apresentação do gráfico, há um texto explicativo da pesquisa realizada.   

b) Exceto pelo fato de os números não informarem que representam valores percentuais, as informações estão claras.   

c) 11.592 pessoas entrevistadas.   

d) 100%   

e) (64,6 + 16,4 + 7,2)% = 88,2%   

f) 0,6% de 11.592 = 0,6 x 11.592/100 = 69 entrevistados

Professor, você pode fazer outros questionamentos que achar conveniente.  

Finalmente comente com os alunos que a leitura de gráficos torna possível a análise de um conjunto de dados de forma rápida, dinâmica e global.  

Atividade 2:

Apresente a tabela com os resultados da pesquisa sobre o “Lazer Preferido”, feita por um professor a alguns amigos. Se preferir, comece pelo gráfico.

Imagem da autora.

Adaptado de: http://www.educacional.com.br/upload/blogSite/6338/6338848/16630/Trabalho_em_grupo_-_6_ano_Matematica.pdf   

Faça uma análise dos dados da tabela com a turma e, em seguida, apresente o gráfico de colunas obtido a partir desses dados: 

Imagem da autora.

Utilizando apenas o gráfico, peça para os alunos responderem:

1) Quantas pessoas foram entrevistadas pelo professor?

2) Que tipo de lazer foi o mais escolhido?

3) E o menos escolhido?

4) Quantos entrevistados gostam de TV ou de cinema?

5) Quantas pessoas preferem outro tipo de lazer?

6) Quais os valores porcentuais referentes a cada tipo de lazer do número total de entrevistados?

   

1) Total de entrevistados: 38   

2) Esportes   

3) Jogos eletrônicos   

4) 13   

5) 5   

6) Esportes: 16/38 = 42,1%

TV: 7/38 = 18,4%

Cinema: 6/38 = 15,8%

Jogos eletrônicos: 4/38 = 10,5%

Outros: 5/38 = 13,2%

Total: 100% 

Nota: Caso considere necessário, para o pleno entendimento do gráfico, faça mais questionamentos.   

Para que os alunos aprendam a construir e explorar gráficos de coluna, sugira a atividade a seguir.

Atividade 3:

Fazer uma pesquisa (coleta de dados) com 100 amigos sobre o tema: Como os estudantes gastam o seu tempo? 

  

Professor, sugerimos etapas a serem seguidas:

Etapa 1 — Elaboração e montagem de um questionário, que deve conter, no máximo, 6 perguntas com respostas do tipo “sim” ou “não”.

Por exemplo:

1) Faz acessos à Internet?

2) Pratica esporte?

3) Gasta muito tempo com alimentação?

4) Costuma ir a atividades culturais (cinema, teatro, museus etc.)?

5) Tem hábito de leitura?

6) Gosta de viajar?   

Etapa 2 — Dividir a turma em grupos de 4 a 6 alunos e orientá-los para a coleta de dados.   

Etapa 3 — Coletar dados.   

Etapa 4 — Levantar os dados coletados e organizá-los.   

Após as etapas terem sido completadas, proponha a construção do gráfico de colunas.   

Nota: Para melhor orientá-lo, trabalharemos com resultados “fictícios”!

Supondo que dos 100 entrevistados:

75 acessam a Internet;

80 praticam esporte;

12 gastam tempo com alimentação;

53 costumam ir a atividades culturais;

36 têm hábito de leitura;

64 gostam de viajar.   

Para a construção do gráfico utilizando lápis, papel e régua milimetrada, sugerimos a escala a ser utilizada:

Imagem da autora.

Calculando a escala para cada item da pesquisa:

Imagem da autora.

Construção do gráfico (atividade em grupo ou individual):

1) Construir o gráfico cartesiano e representar, no eixo das abscissas, as posições das colunas (retângulos) a serem construídas; o número de estudantes (frequência) que respondeu cada item afirmativamente, no eixo das ordenadas. Em seguida, fazer a construção dos retângulos, como abaixo.

Imagem da autora.

2) “Personalizar” cada coluna da forma que desejarem: pintando, hachurando etc.   

3) Inserir o título e a legenda do gráfico.

Um exemplo de construção:   

Imagem da autora.

Atividade 4 — Usando planilha eletrônica: 

Nota: Professor, para que os alunos possam realizar a atividade proposta, encaminhe-os para o laboratório de informática.

 

Se os alunos não sabem manipular o Excel, você deve recomendar à posteriori que eles assistam a vídeo-aula (duração aproximada: 7 minutos) que mostra comandos básicos de criação de um gráfico de colunas, acessando o link: http://www.youtube.com/watch?v=N9t0s1_Oqr4&feature=related    

Uma pesquisa semestral feita pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) aponta os modelos de carros mais roubados de janeiro a junho de 2008 no país. O levantamento é feito com base nos dados enviados semestralmente pelas seguradoras. A partir deles, a empresa calcula o chamado “índice de roubo” levando em conta o número de carros expostos, suas versões e o tempo em que o veículo está segurado.

Para uma leitura completa sobre a pesquisa, acesse o link: http://g1.globo.com/Noticias/Carros/0,,MUL1041999-9658,00.html 

A Susep divulgou também o levantamento de roubo por localidade. Nele, a região metropolitana do Rio de Janeiro ocupa o topo no ranking de roubos, com 8.741 ocorrências para cada 354.024 carros segurados e índice de roubo de 2,47%. 

Mapa mostra as 5 regiões com maior índice de roubo de janeiro a junho de 2008 (Foto: Editoria de Arte/G1)

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Carros/0,,MUL1041999-9658,00.html  

Acessado em 20/08/2010.

  

Caso considere conveniente, exiba também o vídeo (duração aproximada: 3 min): Número de carros furtados dobra em cidade no interior de SP, acessando o link: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1309107-7823-INDICE+DE+ROUBO+DE+CARROS+DOBROU+EM+ASSIS,00.html  Acessado em: 20/08/2010     

Obs: Entre outras discussões possíveis, o vídeo pode propiciar uma comparação com a frequência de roubo de carros de 2008, quando a pesquisa Susep foi realizada.   

De acordo com os dados da tabela proponha que os alunos, com o uso da planilha eletrônica – Excel, construam um gráfico de colunas que indique, por região, o número de veículos roubados e o respectivo índice.

Um exemplo de construção do gráfico: 

Imagem da autora.

Um questionamento interessante para os alunos: 

Por que a região metropolitana do Rio de Janeiro está no topo do ranking, se o número de carros roubados na região metropolitana de São Paulo é maior?   

Resposta: Porque os valores não são absolutos e, sim, relativos. Na região metropolitana do Rio de janeiro foram 8.741roubos em um total de 354.024 carros, o que dá um percentual de 8.741/354.024 = 2,47%. Na região metropolitana de São Paulo foram 20.460 roubos em um total de 1.131.485 carros, o que dá um percentual de 20.460/1.131.4854 = 1,81%.

Ou seja, proporcionalmente há um número maior de roubos na região metropolitana do Rio de Janeiro.   

Caso os alunos não tenham dado a resposta correta, mostre os valores calculados na resposta dada por nós, e explique os significados de frequência absoluta e frequência relativa:

Frequência absoluta — Corresponde a quantidade de carros roubados.

Frequência relativa — Corresponde à razão: quantidade de carros roubados/quantidade total de carros expostos.   

Ao final da aula espera-se que o aluno, ao ter acesso a um gráfico de colunas, saiba interpretá-lo, analisá-lo e enriquecer seu conhecimento em diversos contextos.

Recursos Complementares
Avaliação

Avaliar a participação dos alunos durante as atividades desenvolvidas.  

Dividir a turma em grupos — quantidade de alunos definida conforme o número de alunos da turma — e pedir que acessem uma pesquisa “confiável” como, por exemplo, IBGE e construam um gráfico de colunas com todas as informações necessárias: título, legenda etc. e criem questionamentos relacionados com os dados do gráfico. Cada grupo deverá apresentar e discutir o seu trabalho com os demais alunos da turma.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
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Opiniões

  • Eric de Oliveira Gomes, Colegio e Curso Soeiro , Rio de Janeiro - disse:
    eog.eric@hotmail.com

    04/11/2013

    Cinco estrelas

    Gostei muito da sua ideia, inclusive estou pensando em fazer esta atividade de pesquisa com eles ainda nesse bimestre.


  • Ludmila Geralda Ambrósio, COLEGIO ESTADUAL SAO FRANCISCO DE ASSIS , Sergipe - disse:
    ludmilagambrosio@gmail.com

    14/10/2010

    Quatro estrelas

    A aula ficou bastante rica, pois explorou diversos conceitos partindo de um tema que está diretamente ligado a vida dos estudantes.


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