19/10/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
- Perceber questões ecológicas e a importância do meio ambiente na prática de atividades na natureza.
- Conhecer a origem do trekking.
- Conhecer os diferentes tipos de trekking e suas principais características: lazer; regularidade; velocidade e peregrinação.
- Vivenciar o trekking de velocidade na aula de educação física.
Por se tratar de uma aula introdutória não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.
Atividade 1 – O trekking e suas origens.
Duração: 50 minutos
Material: computadores e textos possibilitados pelo professor (a).
Local: sala de informática.
Para iniciar a aula sobre o trekking e suas origens, o professor (a) dividirá os alunos em grupos poderá propor uma pesquisa de imagens dos principais esportes de aventura que eles conhecem. Posteriormente terão que selecionar as características do trekking: origens, tipos, equipamentos, etc. Os alunos deverão apresentar o que encontraram para que o professor (a) prossiga com a aula. Terá a sua disposição diversos vídeos, fotografias e textos disponíveis na internet.
http://www.youtube.com/watch?v=2ITDnUI7q0w (Acesso em 18/08/10).
http://pt.wikipedia.org/wiki/Trekking (Acesso em 18/08/10).
http://www.youtube.com/watch?v=JKpCL63dsFE (Acesso em 18/08/10).
O professor (a) agora pontuará algumas questões sobre as especificidades dos tipos de trekking, dicas básicas e principais equipamentos. Para isso acessar: http://www.oscobrasonline.com/trekking.htm (Acesso em 18/08/10).
TREKKING
Trekking de lazer – trekking que não envolve objetivos de competições específicas, mas sim o prazer do praticante pela caminhada. ·
Trekking de regularidade - Um percurso pré-determinado pela organização, não conhecido pelos participantes, é a base para a realização de uma trilha, com tempo e local definidos. O importante não é a velocidade e sim manter-se no percurso correto e no tempo. Utiliza-se planilhas com velocidades médias, distâncias e símbolo-referência. Pode-se utilizar qualquer equipamento de medição e de cálculo. O Enduro a Pé de regularidade é o exemplo mais claro. ·
Trekking de velocidade - com a utilização de cartas de navegação e bússola, a organização determina antecipadamente onde estão localizados os postos de controle. O objetivo dos competidores é alcançá-los no menor tempo possível, utilizando o caminho que melhor se adaptar ou achar melhor. Deve-se observar a ordem dos postos de controle que deverão ser seguidos cronologicamente. Os equipamentos utilizados é a carta de navegação e a bússola. Exemplo são as corridas de aventura.
Trekking de peregrinação – trekkings de longa distância que podem durar vários dias. (Ex: de cidade para cidade e mais de dois dias de caminhada).
Atividade 2 – Realizando o trekking na escola.
Duração: 50 minutos
Material: papéis, canetas e pranchetas.
Local: Espaço disponível na escola.
Os alunos deverão realizar o trekking de regularidade utilizando como referência a planilha abaixo (exemplo). Poderá ser alterada de acordo com os objetivos do professor (a). Para calcular a “distância” na planilha, poderá ser utilizada a orientação em passos que será descrita abaixo.Onde estiver “referência” na planilha, deverá estar o desenho na escola de onde passarão (uma árvore, uma parede, etc.). Onde estiver “observação” deverá conter alguma orientação relevante para os alunos.
CÁLCULO DE DISTÂNCIA
1 º PASSO: VERIFICAR QUANTO MEDE UMA PASSADA DUPLA (DIREITA-ESQUERDA) – 1,00 METRO, POR EXEMPLO, NO PALNO EM VELOCIDADE NORMAL.
2 º PASSO: CALCULAR QUANTAS PASSADAS VOCÊ TEM DE DAR PARA CONSEGUIR ATINGIR A METRAGEM. EXEMPLO: SE A PLANILHA DIZ QUE VOCÊ TEM QUE ANDAR 100 METROS, QUANTAS PASSADAS VOCÊ TEM DE DAR PARA ATINGIR TAL METRAGEM? NO CASO, COMO A PASSADA DO COMPETIDOR MEDE 1 METRO ELE TERÁ DE DAR 100 PASSADAS. PARA TANTO UTILIZA-SE UMA REGRA DE TRÊS SIMPLES.
1 PASSADA ------------------------1,00 METRO
X ----------------------------------100 METROS X = 100 PASSADAS
OBSERVAÇÕES: TRECHOS COM VELOCIDADES DIFERENCIADAS, TRECHOS EM ACLIVES E DECLIVES MODIFICAM A AMPLITUDE E A METRAGEM DA PASSADA.
CÁLCULO DO TEMPO
1 º PASSO: A PLANILHA VAI DAR A VELOCIDADE MÉDIA E A DISTÂNCIA. EXEMPLO: PARA AQUELE TRECHO A VELOCIDADE É DE 50 METROS/MINUTO E A DISTÂNCIA A PERCORRER É 160 METROS. SEU HORÁRIO DE SAÍDA É 14:00 HS. QUE HORÁRIO DEVO CHEGAR NESSE PONTO?
2 º PASSO: FÓRMULA – D / VELOCIDADE MÉDIA, NO CASO, 160 DIVIDIDO POR 50 QUE SERÁ IGUAL A 3, 2. TAL RESULTADO CORRESPONDE A 3 MINUTOS INTEIROS, PORÉM O 0,2 DEVE SER MULTIPLICADO POR 0,6 PARA SUA CONVERSÃO EM SEGUNDOS, PARA TANTO FAZ-SE O SEGUINTE CÁLCULO: 0,2 X 0,6 = 0,12. PEGA-SE ESSE RESULTADO E COLOCA-SE JUNTAMENTE COM OS TRÊS MINUTOS, TENDO O SEGUINTE RESULTADO: 3 MINUTOS E 12 SEGUNDOS. LOGO, O HORÁRIO DE CHEGADA NO PONTO DESIGNADO É 14: 03: 12 (SOMATÓRIO PROGRESSIVO).
Figura 1: Exemplo de planilha no trekking.
Fonte: próprio autor.
Figura 1: Trekking escolar noturno. Fonte: próprio autor.
Foto 2: Trekking na natureza.
Fonte: http://spintravel.blogtv.uol.com.br/img/Image/Spintravel/2008/Agosto/trekking-camp-paulista.jpg (Acesso em 22/08/10).
Antes de dar início à atividade 1 o (a) professor (a) poderá falar um pouco sobre o trekking e a utilização da natureza para essa atividade. Chamar a atenção para questões ecológicas, em estar atentos a usufruir da natureza sem prejudicá-la e também preservá-la.
Sugestões de sites:
http://www.medicinadaaventura.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=13:sobre-o-trekking-por-freddy-duclerc&catid=6:trekking&Itemid=27 (Acesso em 09/08/2010) http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/trekking/trekking-2.php (Acesso em 09/08/2010)
Ao final das atividades, o (a) professor (a) poderá dialogar com as crianças percebendo o que elas compreenderam dentro dos objetivos propostos para aula, refletindo sobre os limites, riscos e sensações com o trekking. Retomar alguns dados da pesquisa realizada no início da aula e pedir para que cada grupo registre atrás da sua planilha as principais dificuldades encontradas e as principais curiosidades.
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