Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Trabalho articulado entre o canto e a dança/ Ensino Especial

 

14/10/2010

Autor e Coautor(es)
Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni ; Marco G. B. Burlamaqui; Soellyn Elene Bataliotti

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Desenvolver os movimentos e posturas rítmicas mediante articulação entre o canto e a dança;

- Conhecer as diferentes possibilidades de  expressão corporal de acordo com a aceleração  rítmica;

- Trabalhar harmonia rítmica entre o cantar e dançar.

Duração das atividades
Aproximadamente 50 minutos; uma (1) aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- Ritmo para ditar a dança e a musicalidade dos alunos.

Figura 1: Disponível em:   http://petragaleria.files.wordpress.com/2009/02/2008_criancas_dancando_children_dancing_kinder_tanzen1.jpg    

acesso em: 15.07.10.

Atividade 1: Fui morar numa casinha

O professor colocará as crianças em círculo, sentadas e pedirá para que realizem movimentos junto com a música.  

“Fui morar numa casinha-nha

Para “casinha”, juntar as pontas dos dedos no alto da cabeça.

Infestada-da de morceguinho-nho

Para “morceguinho”, cruzar os pulsos mexendo os dedos etc.

Saiu de lá lá lá, um anãozinho-nho

Para “anãozinho”, devem agachar-se dando pequenos passinhos para frente e para trás.

Olhou pra mim, olhou pra mim e fez assim: há, há!”

Para “há, há!” colocar a mão na barriguinha.

Obs:  Poderá cantar a música e dançar várias vezes, até que assimilem o movimento.

Atividade 2: Minha Boneca de Lata

Canta-se a música abaixo, mudando a parte do corpo que a boneca de lata “bateu” a cada vez que se canta.

A criança tem que mostrar no seu corpo a parte do corpo da boneca que “bateu” sempre que estiver cantando a música.

O número de horas para a arrumação também aumenta a cada ação e mudança da parte do corpo.

“Minha boneca de lata/ Bateu a cabeça no chão/ Levou mais de uma hora/ Pra fazer arrumação/ Desamassa daqui, desamassa dali./ Para ficar boa  

Minha boneca de lata/ Bateu o nariz no chão/ Levou mais de duas horas/ Pra fazer arrumação/ Desamassa daqui, desamassa dali./ Para ficar boa  

Minha boneca de lata/ Bateu a barriga no chão/ Levou mais de três horas /Pra fazer arrumação/ Desamassa daqui, desamassa dali./ Para ficar boa  

Minha boneca de lata /Bateu o bumbum no chão/ Levou mais de quatro horas/ Pra fazer arrumação/ Desamassa daqui, desamassa dali./ Para ficar boa  

Minha boneca de lata/ Bateu o joelho no chão/ Levou mais cinco horas/ Pra fazer arrumação/ Desamassa daqui, desamassa dali./ Para ficar boa

Minha boneca de lata/ Bateu o pé no chão/ Levou mais de seis horas/ Pra fazer arrumação/ Desamassa daqui, desamassa dali. Para ficar boa”.

Figura 2: Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_wjT0rSxUa1Y/SKN1k7xK4kI/AAAAAAAAASU/Qi0FlICNps0/s400/criancas_325.jpg 

 acesso em: 15.07.10.

Pesquisas indicam que... características rítmicas e melódicas específicas a cada tipo de música atuam no Sistema Nervoso Central e promovem ativação de diversas áreas cerebrais.

Acredita-se que o pré-frontal, envolvido nas funções executivas (elaboração, planejamento e execução), ao ser ativado pelo estímulo sonoro, possa atuar no controle da resposta atencional em crianças com Déficit de Atenção (DDA) por período mais prolongado, tornando o comportamento mais adequado à realização de tarefas.

Você sabia professor...que a música influencia no comportamento humano? Esta se categoriza principalmente em dois estilos: música sedativa e música estimulante. Crianças que não prestam atenção ao que lhes está sendo ensinado não têm bom desempenho escolar e, frequentemente, apresentam desajustes sociais. Diversos estudos utilizaram musica de fundo com o objetivo de aumentar o desempenho das crianças nas tarefas em sala de aula.

Nesta aula e para este distúrbio é adequado a utilização do estilo estimulante, tendo este os tempos mais rápidos, a forte presença de  harmonias complexas, dissonantes e mudanças repentinas na dinâmica, que produzem a sensação de aumento do estado de alerta e pré-disposição à atividade motora e, conseqüentemente, maior ativação mental. Por ser uma linguagem não-verbal, a música facilita o desenvolvimento das áreas afetivas, cognitivas e sociais.

Disponível em: http://www.anppom.com.br/anais/anaiscongresso_anppom_2006/CDROM/COM/05_Com_Musterap/sessao01/05COM_Musterap_0105-255.pdf  

Acesso em: 22.08.10.

Atividade 3: Eu entrei na roda.   

O professor colocará todos em roda, e deverão com as mãos dadas cantar e rodar. Um aluno “A” ficará no centro da roda dançando; este aluno poderá trocar de lugar com outro “B”, quando achar que deve. O aluno “B”, ao entrar na roda deverá ir ao centro e continuar a dançar. Os alunos da roda estarão sempre cantando e rodando.

Ah! Eu entrei na roda/ Para ver como se dança/ Eu entrei na contra-dança/ Eu não sei dançar/

Lá vai uma, lá vão duas/ Lá vão três, pela terceira/Lá se vai o meu amor/De vapor de cachoeira/

Ah! Eu entrei na roda/ Para ver como se dança/Eu entrei na contra-dança/Eu não sei dançar/

Todo mundo se admira/ Da macaca fazer renda/ Eu já vi uma perua/ Ser caixeira de uma venda /

Ah! Eu entrei na roda/Para ver como se dança/Eu entrei na contra-dança/Eu não sei dançar.

Dica: Para baixar a melodia desta música, indicamos acessar o link: http://www.beakauffmann.com/mpb_e/eu-entrei-na-roda.html 

acesso em: 15.07.10.

Lembre-se professor: poderá ditar o ritmo da dança, aumentando ou diminuindo o ritmo, fazendo com que as crianças conheçam suas capacidades corporais e expressivas para dançar e cantar.

Recursos Complementares

Vídeo para crianças.  

Para apresentar algumas músicas de dança para as crianças, o professor poderá passar um vídeo com músicas infantis no início da aula e depois levá-los à quadra e trabalhar com algumas músicas infantis para que possam cantar e dançar.  

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=0qODpsF579s 

acesso em: 15.07.10.

Avaliação

O professor avaliará o aluno no decorrer de toda a atividade, em relação:

- ao envolvimento e participação nas atividades desenvolvidas na perspectiva de perder a timidez diante dos colegas de sala;

- a desenvoltura em fazer a atividade;

- ao atendimento as propostas musicais voltadas ao aspecto motor.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.