14/10/2010
SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni ; Marco G. B. Burlamaqui; Soellyn Elene Bataliotti
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
- Desenvolver os movimentos e posturas rítmicas mediante articulação entre o canto e a dança;
- Conhecer as diferentes possibilidades de expressão corporal de acordo com a aceleração rítmica;
- Trabalhar harmonia rítmica entre o cantar e dançar.
Não é necessário conhecimentos prévios.
As estratégias utilizadas serão:
- Ritmo para ditar a dança e a musicalidade dos alunos.
Figura 1: Disponível em: http://petragaleria.files.wordpress.com/2009/02/2008_criancas_dancando_children_dancing_kinder_tanzen1.jpg
acesso em: 15.07.10.
Atividade 1: Fui morar numa casinha
O professor colocará as crianças em círculo, sentadas e pedirá para que realizem movimentos junto com a música.
“Fui morar numa casinha-nha
Para “casinha”, juntar as pontas dos dedos no alto da cabeça.
Infestada-da de morceguinho-nho
Para “morceguinho”, cruzar os pulsos mexendo os dedos etc.
Saiu de lá lá lá, um anãozinho-nho
Para “anãozinho”, devem agachar-se dando pequenos passinhos para frente e para trás.
Olhou pra mim, olhou pra mim e fez assim: há, há!”
Para “há, há!” colocar a mão na barriguinha.
Obs: Poderá cantar a música e dançar várias vezes, até que assimilem o movimento.
Atividade 2: Minha Boneca de Lata
Canta-se a música abaixo, mudando a parte do corpo que a boneca de lata “bateu” a cada vez que se canta.
A criança tem que mostrar no seu corpo a parte do corpo da boneca que “bateu” sempre que estiver cantando a música.
O número de horas para a arrumação também aumenta a cada ação e mudança da parte do corpo.
“Minha boneca de lata/ Bateu a cabeça no chão/ Levou mais de uma hora/ Pra fazer arrumação/ Desamassa daqui, desamassa dali./ Para ficar boa
Minha boneca de lata/ Bateu o nariz no chão/ Levou mais de duas horas/ Pra fazer arrumação/ Desamassa daqui, desamassa dali./ Para ficar boa
Minha boneca de lata/ Bateu a barriga no chão/ Levou mais de três horas /Pra fazer arrumação/ Desamassa daqui, desamassa dali./ Para ficar boa
Minha boneca de lata /Bateu o bumbum no chão/ Levou mais de quatro horas/ Pra fazer arrumação/ Desamassa daqui, desamassa dali./ Para ficar boa
Minha boneca de lata/ Bateu o joelho no chão/ Levou mais cinco horas/ Pra fazer arrumação/ Desamassa daqui, desamassa dali./ Para ficar boa
Minha boneca de lata/ Bateu o pé no chão/ Levou mais de seis horas/ Pra fazer arrumação/ Desamassa daqui, desamassa dali. Para ficar boa”.
Figura 2: Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_wjT0rSxUa1Y/SKN1k7xK4kI/AAAAAAAAASU/Qi0FlICNps0/s400/criancas_325.jpg
acesso em: 15.07.10.
Pesquisas indicam que... características rítmicas e melódicas específicas a cada tipo de música atuam no Sistema Nervoso Central e promovem ativação de diversas áreas cerebrais.
Acredita-se que o pré-frontal, envolvido nas funções executivas (elaboração, planejamento e execução), ao ser ativado pelo estímulo sonoro, possa atuar no controle da resposta atencional em crianças com Déficit de Atenção (DDA) por período mais prolongado, tornando o comportamento mais adequado à realização de tarefas.
Você sabia professor...que a música influencia no comportamento humano? Esta se categoriza principalmente em dois estilos: música sedativa e música estimulante. Crianças que não prestam atenção ao que lhes está sendo ensinado não têm bom desempenho escolar e, frequentemente, apresentam desajustes sociais. Diversos estudos utilizaram musica de fundo com o objetivo de aumentar o desempenho das crianças nas tarefas em sala de aula.
Nesta aula e para este distúrbio é adequado a utilização do estilo estimulante, tendo este os tempos mais rápidos, a forte presença de harmonias complexas, dissonantes e mudanças repentinas na dinâmica, que produzem a sensação de aumento do estado de alerta e pré-disposição à atividade motora e, conseqüentemente, maior ativação mental. Por ser uma linguagem não-verbal, a música facilita o desenvolvimento das áreas afetivas, cognitivas e sociais.
Disponível em: http://www.anppom.com.br/anais/anaiscongresso_anppom_2006/CDROM/COM/05_Com_Musterap/sessao01/05COM_Musterap_0105-255.pdf
Acesso em: 22.08.10.
Atividade 3: Eu entrei na roda.
O professor colocará todos em roda, e deverão com as mãos dadas cantar e rodar. Um aluno “A” ficará no centro da roda dançando; este aluno poderá trocar de lugar com outro “B”, quando achar que deve. O aluno “B”, ao entrar na roda deverá ir ao centro e continuar a dançar. Os alunos da roda estarão sempre cantando e rodando.
Ah! Eu entrei na roda/ Para ver como se dança/ Eu entrei na contra-dança/ Eu não sei dançar/
Lá vai uma, lá vão duas/ Lá vão três, pela terceira/Lá se vai o meu amor/De vapor de cachoeira/
Ah! Eu entrei na roda/ Para ver como se dança/Eu entrei na contra-dança/Eu não sei dançar/
Todo mundo se admira/ Da macaca fazer renda/ Eu já vi uma perua/ Ser caixeira de uma venda /
Ah! Eu entrei na roda/Para ver como se dança/Eu entrei na contra-dança/Eu não sei dançar.
Dica: Para baixar a melodia desta música, indicamos acessar o link: http://www.beakauffmann.com/mpb_e/eu-entrei-na-roda.html
acesso em: 15.07.10.
Lembre-se professor: poderá ditar o ritmo da dança, aumentando ou diminuindo o ritmo, fazendo com que as crianças conheçam suas capacidades corporais e expressivas para dançar e cantar.
Vídeo para crianças.
Para apresentar algumas músicas de dança para as crianças, o professor poderá passar um vídeo com músicas infantis no início da aula e depois levá-los à quadra e trabalhar com algumas músicas infantis para que possam cantar e dançar.
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=0qODpsF579s
acesso em: 15.07.10.
O professor avaliará o aluno no decorrer de toda a atividade, em relação:
- ao envolvimento e participação nas atividades desenvolvidas na perspectiva de perder a timidez diante dos colegas de sala;
- a desenvoltura em fazer a atividade;
- ao atendimento as propostas musicais voltadas ao aspecto motor.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!