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O que é, o que é? - Unidade, dezena e centena nas adivinhações

 

25/11/2010

Autor e Coautor(es)
Sandra Maria Rocha de Arruda
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Celia Brito Teixeira Gama

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar a ideia implícita na adivinhação.

Associar as adivinhas ao conteúdo trabalhado.        

Criar adivinhações com o conteúdo desenvolvido.  

Duração das atividades
2 aulas de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

-noções de unidade, dezena e centena

-noções do algoritmo da adição e subtração  

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

Apresente cartelas de duas cores com perguntas e respostas de adivinhas coladas no verso. As perguntas em cartelas azuis e as respostas em cartelas vermelhas.

Como jogar:

As cartelas devem ser embaralhadas e colocadas no centro da roda, viradas para baixo. Cada jogador escolhe duas cartelas, uma de cada cor, ou seja, uma pergunta (cartela azul) e uma resposta (cartela vermelha) das adivinhações.

Caso a criança encontre respectivamente a pergunta e a resposta da adivinha, continua o jogo. Caso contrário, devolve as cartelas para o centro da roda e passa a vez.

O jogo termina quando todas as adivinhas forem descobertas.

O professor deverá selecionar adivinhas cujos enigmas apresentem noções que envolvam contagens.

Algumas sugestões de adivinhas:   

1.       Era uma boiada de 100 bois, no caminho morreram quarenta. Quantos ficaram?                

          R: Os quarenta que morreram (centena e dezena)   

2.       Quem de 20 cinco tira?

          R: 15 (subtração: 20-5=15)

3.       Uma sala tem quatro cantos,

          Cada canto tem um gato,

          Cada gato vê três gatos,

          Quantos gatos são?

          R: quatro (unidade)   

Após o desafio, cole todas as adivinhas em um grande painel na sala de aula.

Converse com os alunos sobre as noções matemáticas que aparecem nas adivinhações.

Estimule os alunos a observarem as noções apresentadas e anote as descobertas feitas por eles.   

Atividade 2

Faça um jogo de trilha gigante com placas de E.V.A., que representam casas numeradas. Faça os números com E.V.A. preto e cole-os nas placas.

Confeccione cartas de papel-cartão com 50 cm X 30 cm e escreva nelas algumas adivinhas retiradas do painel da atividade 1 e outras desconhecidas dos alunos.

Monte a trilha com a turma e peça opiniões sobre as mensagens de algumas casas, como:

casa 3 – “ande 5 espaços”; casa 7 – “você errou o caminho, volte 2 casas...”; casa 12 – “pegue uma carta e descubra a adivinha. Se acertar, jogue novamente e ande 2 casas. Se errar, volte 2 casas ou fique uma rodada sem jogar...” e assim por diante.

Para jogar, o aluno deverá lançar um dado gigante (encontrado em magazines populares) e andar a quantidade de casas que o número do dado indicar.

Cada casa terá uma mensagem que fará o aluno avançar ou recuar no jogo. Intercale as adivinhas ao jogo de trilha.

Vence quem chegar ao fim em primeiro lugar.

Outra sugestão é propor, no fim do jogo, que os alunos inventem outras adivinhas e confeccionem mais cartas para o jogo de trilha. O professor deverá fazer a revisão dos textos com os alunos para que, juntos, possam corrigir os eventuais erros de ortografia, de concordância verbal e nominal, pontuação etc.

Exemplos de algumas adivinhas nas cartas do jogo:   

1-      Tenho uma dezena e acrescento mais dois, mas o número que quero vem logo depois. Quem é ele?

2-      São 127 unidades que me formam, se tiro 1 dezena logo me transformo. Quem eu sou?

3-      Ele tem 3 grupos de 100 e mais 5 unidades. Juntos o que formam... Diga logo a verdade?   

Atividade 3

Faça uma roda com a turma e escolha uma criança do grupo para começar a brincadeira.

Entregue uma bola de borracha e explique que cada criança terá que falar um numeral e arremessar a bola para um amigo escolhido por ela. O amigo deverá segurar a bola e criar uma adivinha com/para o número falado.

Depois, a criança que segurou a bola, vai escolher outro amigo, lançar a bola e fazer um novo desafio para ele, dando continuidade a brincadeira.

Recursos Complementares

Meu Livro de Folclore – Ricardo Azevedo – Editora Ática

http://www.ricardoazevedo.com.br/ 

http://www.ricardoazevedo.com.br/sinopse05.htm 

Dicionário do Folclore Brasileiro – Luís da Câmara Cascudo – Editora Global

http://www.novacultura.de/camara.html 

Avaliação

O professor, na realização das propostas feitas durante as atividades, terá oportunidade de avaliar a turma quanto ao desenvolvimento do cálculo mental e da composição do numeral; da criação de adivinhas, utilizando a ortografia correta, concordância verbal e nominal e pontuação adequada.

Partindo da avaliação feita, planejará novas atividades envolvendo o tipo de cálculo necessário naquele momento.    

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