Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Relaxamento corporal /Ensino Especial

 

14/10/2010

Autor e Coautor(es)
Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni ; Marco G. B. Burlamaqui; Soellyn Elene Bataliotti

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Conhecer o ritmo corporal mediante relaxamento;

- Conhecer as funções dos olhos, ouvidos, coração, estômago entre outros órgãos do corpo;

- Identificar a função de cada órgão do corpo;

- Identificar tensão e relaxamento mediante concentração.

Duração das atividades
Aproximadamente 50 minutos; uma (1) aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- Música para relaxamento  

Atividade 1: Alongamento espelho

Figura 1: Disponível em: http://www.docelimao.com.br/images/alongamento.jpg 

acesso em: 15.07.10.

Formação: em duplas.

Descrição da Atividade: O professor colocará os alunos um de frente para o outro e pedirá para que cada um primeiramente execute todos os gestos que o colega executar, mas atenção: procurar sempre descrever os gestos e executá-los simultaneamente e sempre contando até 10.

Ex: - Agora eu vou alongar o meu pescoço para a direita, contando...1,2,3...10.

      - Agora vou alongar o meu tronco, inclinando- o para baixo, contando...1,2,3...10.

Após cada um dos alunos alongarem o seu companheiro,como um espelho (aluno executa e companheiro imita), o professor deverá passar a todos os movimentos em específico, sempre explicando claramente qual parte do corpo deve alongar, fazendo o movimento.

· Começando...

- pescoço, executar movimento de rotação semicircular (frente e trás);

- braço esquerdo estendido para o lado e com o direito, segurar a cabeça para a lateral esquerda, sempre mantendo a postura da coluna - repetir com o outro lado;  

· com o braço direito estendido para trás, flexionar o tronco à lateral esquerda, manter os joelhos semi-flexionados; repetir o movimento para o lado direito.

· trabalho de respiração com elevação do ombro (inspiração e expiração), repetir quatro vezes.

Dica: Procure sempre professor executar o movimento para que o aluno deficiente auditivo possa acompanhar e executar o alongamento.   

Atividade 2: Conhecendo o corpo

Material: colchonetes.

Descrição da Atividade: com o uso de colchonetes, se possível dispor um para cada aluno, o professor pedirá para que todos prestem atenção em seus movimentos e digam qual a extensão e qual parte do corpo estão trabalhando e executem o respectivo movimento.

Algumas sugestões de movimento:

- Em pé sobre o colchonete, o professor pedirá para que os alunos respirem fundo, inspirando e expirando, sentindo o ar nos pulmões.

-Na posição de quatro apoios, elevar a perna direita flexionada a lateral e voltar a posição inicial. Trabalhar com alternância das pernas;

-Sentado, elevar o braço direito no prolongamento do corpo; alongá-lo contando até 10, executar mesmo movimento com o braço esquerdo;

-Em pé sobre o colchonete, inclinar o corpo alongando a coluna mantendo os braços à frente;

-Alongar o pescoço para a direita e depois para a esquerda. 

Obs: Pedir para que os alunos estejam sempre atentos aos movimentos executados, com as explicações verbais apresentadas pelo professor, mostrando a importância dos sentidos, pois quem não puder enxergar poderá compreender o som da voz nos comandos do professor, e quem não puder ouvi-lo poderá visualizar os movimentos apresentados e repeti-los.

Fique atento professor...

-Verifique se os alunos estão acompanhando e se conseguem verbalizar e identificar a parte do corpo que estão trabalhando;-

-Verifique se o aluno com deficiência auditiva apresenta nível de entendimento adequado a fim de garantir a execução dos seus movimentos.  

Atividade 3: Massageando

Material: Colchonetes e música para relaxar.

Figura 3: Disponível em: http://www.papeldeparede.fotosdahora.com.br/wallpaper/05Filmes_e_Seriados//massagem_garfield.gif 

acesso em: 15.07.10.

Ainda com os colchonetes, o professor pedirá aos alunos que façam movimentos de massagem, para relaxar os músculos. Torna-se importante professor que demonstre os movimentos em um aluno.

Ex: massagear os ombros, fazendo movimentos circulares, e dedilhando; massagear o pescoço, alongando-o.

Depois poderá pedir ao aluno que esta recebendo a massagem deita-se em decúbito ventral (barriga para baixo), com os braços ao longo do corpo, para que o aluno que está fazendo a massagem possa massagear as costas. Depois trocam-se as duplas.

Para deixar o ambiente tranquilo, existe uma variedade de músicas que podem ser encontradas e baixadas para enriquecer sua aula.

Os links abaixo apresentam ritmos e estilos diversificados.

http://www.musicasparabaixar.org/ 

http://baixakimusicas.net/ 

acesso em:20.08.10.

Recursos Complementares

Movimentos do corpo.   

O professor poderá apresentar aos alunos um vídeo sobre os movimentos e os sons que o corpo pode fazer, a fim de que observem e verifiquem as possibilidades de trabalho coletivo, podendo montar uma bela apresentação.

Disponível em: http://uploads.ungrounded.net/221000/221483_Play.swf 

acesso em: 15.07.10.o

Avaliação

A avaliação ocorrerá durante o desenvolvimento das atividades, sendo observado o interesse e desempenho das crianças.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.