14/10/2010
SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni ; Marco G. B. Burlamaqui; Soellyn Elene Bataliotti
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo |
- Conhecer o ritmo corporal mediante relaxamento;
- Conhecer as funções dos olhos, ouvidos, coração, estômago entre outros órgãos do corpo;
- Identificar a função de cada órgão do corpo;
- Identificar tensão e relaxamento mediante concentração.
Não é necessário conhecimentos prévios.
As estratégias utilizadas serão:
- Música para relaxamento
Atividade 1: Alongamento espelho
Figura 1: Disponível em: http://www.docelimao.com.br/images/alongamento.jpg
acesso em: 15.07.10.
Formação: em duplas.
Descrição da Atividade: O professor colocará os alunos um de frente para o outro e pedirá para que cada um primeiramente execute todos os gestos que o colega executar, mas atenção: procurar sempre descrever os gestos e executá-los simultaneamente e sempre contando até 10.
Ex: - Agora eu vou alongar o meu pescoço para a direita, contando...1,2,3...10.
- Agora vou alongar o meu tronco, inclinando- o para baixo, contando...1,2,3...10.
Após cada um dos alunos alongarem o seu companheiro,como um espelho (aluno executa e companheiro imita), o professor deverá passar a todos os movimentos em específico, sempre explicando claramente qual parte do corpo deve alongar, fazendo o movimento.
· Começando...
- pescoço, executar movimento de rotação semicircular (frente e trás);
- braço esquerdo estendido para o lado e com o direito, segurar a cabeça para a lateral esquerda, sempre mantendo a postura da coluna - repetir com o outro lado;
· com o braço direito estendido para trás, flexionar o tronco à lateral esquerda, manter os joelhos semi-flexionados; repetir o movimento para o lado direito.
· trabalho de respiração com elevação do ombro (inspiração e expiração), repetir quatro vezes.
Dica: Procure sempre professor executar o movimento para que o aluno deficiente auditivo possa acompanhar e executar o alongamento.
Atividade 2: Conhecendo o corpo
Material: colchonetes.
Descrição da Atividade: com o uso de colchonetes, se possível dispor um para cada aluno, o professor pedirá para que todos prestem atenção em seus movimentos e digam qual a extensão e qual parte do corpo estão trabalhando e executem o respectivo movimento.
Algumas sugestões de movimento:
- Em pé sobre o colchonete, o professor pedirá para que os alunos respirem fundo, inspirando e expirando, sentindo o ar nos pulmões.
-Na posição de quatro apoios, elevar a perna direita flexionada a lateral e voltar a posição inicial. Trabalhar com alternância das pernas;
-Sentado, elevar o braço direito no prolongamento do corpo; alongá-lo contando até 10, executar mesmo movimento com o braço esquerdo;
-Em pé sobre o colchonete, inclinar o corpo alongando a coluna mantendo os braços à frente;
-Alongar o pescoço para a direita e depois para a esquerda.
Obs: Pedir para que os alunos estejam sempre atentos aos movimentos executados, com as explicações verbais apresentadas pelo professor, mostrando a importância dos sentidos, pois quem não puder enxergar poderá compreender o som da voz nos comandos do professor, e quem não puder ouvi-lo poderá visualizar os movimentos apresentados e repeti-los.
Fique atento professor...
-Verifique se os alunos estão acompanhando e se conseguem verbalizar e identificar a parte do corpo que estão trabalhando;-
-Verifique se o aluno com deficiência auditiva apresenta nível de entendimento adequado a fim de garantir a execução dos seus movimentos.
Atividade 3: Massageando
Material: Colchonetes e música para relaxar.
Figura 3: Disponível em: http://www.papeldeparede.fotosdahora.com.br/wallpaper/05Filmes_e_Seriados//massagem_garfield.gif
acesso em: 15.07.10.
Ainda com os colchonetes, o professor pedirá aos alunos que façam movimentos de massagem, para relaxar os músculos. Torna-se importante professor que demonstre os movimentos em um aluno.
Ex: massagear os ombros, fazendo movimentos circulares, e dedilhando; massagear o pescoço, alongando-o.
Depois poderá pedir ao aluno que esta recebendo a massagem deita-se em decúbito ventral (barriga para baixo), com os braços ao longo do corpo, para que o aluno que está fazendo a massagem possa massagear as costas. Depois trocam-se as duplas.
Para deixar o ambiente tranquilo, existe uma variedade de músicas que podem ser encontradas e baixadas para enriquecer sua aula.
Os links abaixo apresentam ritmos e estilos diversificados.
http://www.musicasparabaixar.org/
acesso em:20.08.10.
Movimentos do corpo.
O professor poderá apresentar aos alunos um vídeo sobre os movimentos e os sons que o corpo pode fazer, a fim de que observem e verifiquem as possibilidades de trabalho coletivo, podendo montar uma bela apresentação.
Disponível em: http://uploads.ungrounded.net/221000/221483_Play.swf
acesso em: 15.07.10.o
A avaliação ocorrerá durante o desenvolvimento das atividades, sendo observado o interesse e desempenho das crianças.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
21/06/2013
Cinco estrelasInteressante...