Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


CORPOS CLONADOS

 

25/11/2010

Autor e Coautor(es)
Delma Faria Shimamoto
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

CLÁUDIA REGINA M. G. FERNANDES

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cultura e diversidade cultural
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O estudo pretende que o aluno seja capaz de:

descrever, de maneira geral, o processo da clonagem terapêutica e reprodutiva;

listar os aspectos positivos e negativos da clonagem para a sociedade humana e

conhecer opiniões sobre a clonagem.

Duração das atividades
02 h/a
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções básicas sobre fecundação.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE I:

Professor, os alunos assistirão a dois vídeos sobre clonagem. O primeiro vídeo esclarece o conceito de clonagem e poderá ser acessado pelo site:

http://www.youtube.com/watch?v=8zt61pE7TPc 

Após assisti-lo com a turma, solicite aos alunos que:   

  1. Selecionem uma informação que destacam como muito importante e transcrevam-na para o caderno. Esta atividade deverá ser socializada e compartilhada com todos os alunos
  2. Elaborem 3 perguntas ou questões, que em sua opinião, foram respondidas ou esclarecidas  pelo documentário (por ex: o que é um clone?)   

Professor, nem todas as pessoas concordam com a clonagem humana. Discuta com a turma as opiniões veiculadas no vídeo sobre esta discordância.

A clonagem envolve questões éticas e culturais. Solicite aos alunos que conheçam a opinião dos professores de outros conteúdos sobre a clonagem. Socialize-as em sala de aula  e ressalte a necessidade do respeito às opiniões que divergem das nossas.

ATIVIDADE II:

Professor: Assista com os alunos este vídeo sobre tipos de clonagem que poderá ser acessado pelo site: http://www.youtube.com/watch?v=QUmrDw1J5ho&NR=1   

Após assistir ao vídeo, faça uma discussão geral e peça aos alunos que:

Observando as imagens descrevam resumidamente clonagem reprodutiva e clonagem terapêutica.

 

Fonte das imagens: http://www.google.com.br (clonagem/ imagens) 

2. Elaborem e registrem uma opinião crítica sobre os dois tipos de clonagem       

ATIVIDADE  III:

Professor para desenvolver esta atividade (juri simulado) você deverá escolher alunos que voluntariamente queiram dela participar. São necessários 10 alunos para compor as seguintes personagens: o juiz, o advogado de defesa, o advogado de acusação, o réu (um clone) e o juri ( composto por 7 alunos). Peça aos demais alunos que metade deles escreverá frases defendendo o clone e a outra metade escreverá frases de acusação. Estas frases serão repassadas aos advogados de defesa e de acusação para auxiliá-los na sua tarefa. Esta dinâmica reproduzirá um tribunal que está julgando a existência do clone. O juiz controlará o tempo de cada advogado. O juri tem a liberdade de construir seu veredito, porém terá que justificá-lo. Caberá ao juiz a sentença que poderá ser escolhida entre: permitir que o clone viva em sociedade, exilar o clone para outro continente, destruir o clone, entre outras.  

Recursos Complementares
Avaliação

Esta atividade, se possível, deverá ser socializada porque traduz possíveis reações diante da presença do nosso clone. Professor analise os argumentos e avalie a criatividade e a redação do texto. Solicite aos alunos continuarem a redação da seguinte história:

Era um dia ensolarado.

Estava na praça conversando com amigos quando olhei para o lado e me vi!!!

Estava diante de uma pessoa idêntica a mim: o mesmo modo de falar, de vestir, os gestos,o corpo, a face, tudo, tudo parecia comigo. ....

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.