25/11/2010
CLÁUDIA REGINA M. G. FERNANDES
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cultura e diversidade cultural |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
O estudo pretende que o aluno seja capaz de:
descrever, de maneira geral, o processo da clonagem terapêutica e reprodutiva;
listar os aspectos positivos e negativos da clonagem para a sociedade humana e
conhecer opiniões sobre a clonagem.
Noções básicas sobre fecundação.
ATIVIDADE I:
Professor, os alunos assistirão a dois vídeos sobre clonagem. O primeiro vídeo esclarece o conceito de clonagem e poderá ser acessado pelo site:
http://www.youtube.com/watch?v=8zt61pE7TPc
Após assisti-lo com a turma, solicite aos alunos que:
Professor, nem todas as pessoas concordam com a clonagem humana. Discuta com a turma as opiniões veiculadas no vídeo sobre esta discordância.
A clonagem envolve questões éticas e culturais. Solicite aos alunos que conheçam a opinião dos professores de outros conteúdos sobre a clonagem. Socialize-as em sala de aula e ressalte a necessidade do respeito às opiniões que divergem das nossas.
ATIVIDADE II:
Professor: Assista com os alunos este vídeo sobre tipos de clonagem que poderá ser acessado pelo site: http://www.youtube.com/watch?v=QUmrDw1J5ho&NR=1
Após assistir ao vídeo, faça uma discussão geral e peça aos alunos que:
Observando as imagens descrevam resumidamente clonagem reprodutiva e clonagem terapêutica.
Fonte das imagens: http://www.google.com.br (clonagem/ imagens)
2. Elaborem e registrem uma opinião crítica sobre os dois tipos de clonagem
ATIVIDADE III:
Professor para desenvolver esta atividade (juri simulado) você deverá escolher alunos que voluntariamente queiram dela participar. São necessários 10 alunos para compor as seguintes personagens: o juiz, o advogado de defesa, o advogado de acusação, o réu (um clone) e o juri ( composto por 7 alunos). Peça aos demais alunos que metade deles escreverá frases defendendo o clone e a outra metade escreverá frases de acusação. Estas frases serão repassadas aos advogados de defesa e de acusação para auxiliá-los na sua tarefa. Esta dinâmica reproduzirá um tribunal que está julgando a existência do clone. O juiz controlará o tempo de cada advogado. O juri tem a liberdade de construir seu veredito, porém terá que justificá-lo. Caberá ao juiz a sentença que poderá ser escolhida entre: permitir que o clone viva em sociedade, exilar o clone para outro continente, destruir o clone, entre outras.
Para saber mais:
http://www.drauziovarella.com.br/ExibirConteudo/407/clonagem-humana
Esta atividade, se possível, deverá ser socializada porque traduz possíveis reações diante da presença do nosso clone. Professor analise os argumentos e avalie a criatividade e a redação do texto. Solicite aos alunos continuarem a redação da seguinte história:
Era um dia ensolarado.
Estava na praça conversando com amigos quando olhei para o lado e me vi!!!
Estava diante de uma pessoa idêntica a mim: o mesmo modo de falar, de vestir, os gestos,o corpo, a face, tudo, tudo parecia comigo. ....
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