Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Recriando jogos de tabuleiros

 

20/09/2010

Autor e Coautor(es)
LEANDRO REZENDE
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Lucas Barbosa Resende, Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer os diferentes tipos de jogos de tabuleiro, suas principais características e regras;

Planejar e construir jogos de tabuleiro em diferentes tamanhos;

Adequar às regras dos jogos construídos;

Avaliar a vivência dos jogos de tabuleiro nas aulas de Educação Física e na escola.

Duração das atividades
Dez aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

Essa estratégia é voltada para os alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental.

Aula 1

1ª Atividade: 

Reunir os alunos na sala de aula e apresentar um vídeo ou fotos de jogos e pessoas realizando jogos de tabuleiro.

Sugestões de sites com vídeos de pessoas jogando diferentes tipos de jogos de tabuleiro:

Geri's Game AK. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=1m7dcbIKvlw. Acesso em: 20/08/2010.  

Jogo de War. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=6XpZrCgkZGk&feature=related. Acesso em: 20/08/2010.  

Sugestões de sites com figuras e/ou desenhos de pessoas jogando diferentes tipos de jogos de tabuleiro:

http://namoda.files.wordpress.com/2007/06/detetive1.jpg. Acesso em: 20/08/2010.

http://user.img.todaoferta.uol.com.br/V/J/1I/DVAMSZ/bigPhoto_0.jpg. Acesso em: 20/08/2010. 

http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/foto/0,,15120661-EX,00.jpg. Acesso em: 20/08/2010. 

http://silveiraneto.net/wp-content/uploads/2007/09/criancas_jogando_damas.jpg. Acesso em: 20/08/2010. 

http://4.bp.blogspot.com/_lTWRtq0EAxI/SxWVDzflfPI/AAAAAAAAADg/oMfMXZg_-yo/s1600/tabuleiro+1.jpg. Acesso em: 20/08/2010.    

Em seguida, perguntar aos alunos:

  1. O que a(s) pessoa(s) no vídeo/foto estava(m) fazendo?
  2. Que tipo de jogo ele(s) estava(m) jogando?
  3. Como se joga esse jogo? Do que precisam para jogar?
  4. Quais os jogos de tabuleiro que vocês conhecem?

O professor deverá dividir o quadro negro em quatro espaços e registrar todas as respostas dos alunos. As respostas da quarta pergunta deverão ser registradas por escrito por cada aluno, pois, serão necessárias para a próxima aula.

Disponível em: http://www.blogdicas.com.br/fotos/2009/04/jogos-de-tabuleiro-ajudam-a-estimular-o-raciocinio-das-criancas.jpg. Acesso em 22/08/2010. 

2ª Atividade: 

O professor deverá retornar à quarta pergunta realizada e verificar com os alunos, quais são os jogos de tabuleiro possíveis de se realizar na escola. À medida que os alunos vão respondendo, anotar e quantificar no quadro, os jogos apontados por eles.

Quando todos os jogos forem listados, solicitar que cada aluno escreva qual dos jogos de tabuleiro, gostaria de vivenciar na aula de educação física. O professor deverá recolher as anotações dos alunos e registrar o resultado das escolhas no quadro. Os dois jogos com o maior número de votos serão eleitos para a vivência na aula de Educação Física.

Dividir a sala em dois grupos iguais, ficando cada um deles, responsável por pesquisar um dos jogos escolhidos, identificando e registrando suas principais características, origens, regras e curiosidades.

Informar que essa pesquisa será realizada na próxima aula, no Laboratório de Informática e/ou Biblioteca da escola.

Aula 2

Reunir os dois grupos de alunos no Laboratório de Informática ou na Biblioteca da escola. Após o professor entregar, por escrito, as questões a serem investigadas, solicitar aos alunos que pesquisem, individualmente ou em grupo (quando o número de computadores e/ou livros não for suficiente), na internet ou em jornais, revistas e outras fontes, as seguintes perguntas:

  1. A origem do jogo de tabuleiro escolhido;
  2. Suas regras e características;
  3. Identificar os materiais que são necessários para a construção do jogo pesquisado;
  4. Registrar as curiosidades sobre o jogo de tabuleiro de cada grupo.

Sugestão de sites sobre jogos de tabuleiro:

  1. Jogos de tabuleiro. Disponível em: http://pt.wiki2buy.com/wiki/Jogos_de_Tabuleiro. Acesso em 20 ago. 2010.  
  2. Ludomania: a página dos jogos de tabuleiro e de mesa. Disponível em: http://www.ludomania.com.br/. Acesso em 20 ago. 2010.  
  3. Jogos de tabuleiro para jogar: Disponível em: http://www.gandaiabr.net/2008/04/jogos-de-tabuleiro-para-jogar.html. Acesso em 22 ago. 2010.  

Cada aluno ou grupo registrará, por escrito, o que foi identificado nessa pesquisa e entregar ao professor. Solicitar aos dois grupos que tragam, na próxima aula, cinco unidades do jogo pesquisado.

Se não for possível trazer essa quantidade de jogos, o professor deverá orientar na construção dos mesmos. Nesse caso, deverá solicitar que os alunos tragam os materiais necessários para a construção das unidades sugeridas.

Disponível em: http://vagospensamentos.files.wordpress.com/2008/08/jogos.jpg. Acesso em 22/08/2010. 

Aula 3

Antes de iniciar a aula, o professor deverá devolver as entrevistas aos alunos do 1º e 2º anos e organizá-los em grupos, para apresentarem o resultado de seus trabalhos.

Solicitar que cada grupo apresente os resultados de sua pesquisa, explicando a origem do jogo escolhido, suas regras, características e curiosidades, bem como, os materiais necessários para sua construção. Cada grupo deverá explicar para o outro grupo e jogar o jogo escolhido por ele.

O professor deve:

  1. Trazer pelo menos uma unidade do jogo de tabuleiro escolhido por cada grupo.
  2. Caso não tenha a quantidade de jogos solicitados, auxiliar os alunos na organização e orientação do processo de construção do jogo escolhido, no tamanho original.

Aula 4, 5, 6 e 7

Iniciar a aula solicitando aos alunos que falem dos sentimentos e percepções que cada um teve com relação à vivência dos jogos e suas regras.

Reunir novamente os alunos, em grupo de no máximo cinco pessoas, e solicitar que elaborem um projeto para modificar a escala de tamanho do jogo, fazendo com que ele fique “do nosso tamanho e se movimente sozinho”, adequando suas regras  ao novo tamanho das peças/figuras e do tabuleiro de jogo.

Explicar aos alunos que no projeto deve constar:

  1. O relato de como será jogado.
  2. O local e o material necessário para a construção do tabuleiro do jogo gigante.
  3. Os materiais necessários para construção das peças/figuras do jogo a serem utilizadas no tabuleiro de tamanho gigante.

Entregar duas folhas de papel para os grupos, sendo que em uma delas, os alunos devem descrever as modificações e adequações necessárias para que o jogo escolhido seja aumentado de tamanho. Na outra folha, os alunos devem escrever os materiais necessários para a construção das peças/figuras e do tabuleiro do jogo e espaços da escola, possíveis de serem utilizados na sua construção.

Disponível em: http://blogbrinquedo.com/?p=1186. Acesso em 22/08/2010. 

Cada grupo deverá se organizar para trazer os materiais necessários para construção dos jogos na próxima aula. O professor deverá listar os materiais que a escola deverá adquirir para completar a relação de materiais necessários.

Escolhido o espaço em que será construído o tabuleiro gigante, solicitar que cada grupo desenhe o projeto do tabuleiro do jogo no tamanho normal. Para isso, entregar para cada grupo, uma folha quadriculada tamanho ofício (1x1cm) para desenhar e definir as cores do tabuleiro no tamanho real.

Terminado o projeto do tabuleiro, reunir e separar o material necessário para sua construção. No espaço previamente definido para construção do tabuleiro gigante, o professor e alunos devem:

  1. Limpar o piso onde será construído o tabuleiro gigante, retirando terra, poeira etc.
  2. Com giz branco, reproduzir a folha quadriculada numa escala de tamanho maior. O tamanho dessa escala dependerá do tamanho do espaço que temos na escola e do tamanho dos alunos que jogarão. Se a folha quadriculada ofício tem 20cm x 30cm e a escola tem um espaço de 4m x 6m que pode ser utilizado para a construção do tabuleiro, ampliar a escala cada quadrado da folha quadriculada (1cm x 1cm) para 20cm x 20cm, desenhando-os no espaço reservado para o tabuleiro gigante.
  3. Após reproduzir a folha quadriculada no chão, desenhar com giz branco o tabuleiro gigante no chão. Pintá-lo conforme as cores definidas anteriormente. Sobre técnica de copiar uma imagem em um tamanho menor ou maior do que o original, acessar site http://comunidade.bemsimples.com/tempo-livre/w/tempo-livre/Como-copiar-uma-imagem-em-um-tamanho-diferente-do-real.aspx.(Acesso em: 22/08/2010). 

Disponível em: http://comunidade.bemsimples.com/tempo-livre/w/tempo-livre/Como-copiar-uma-imagem-em-um-tamanho-diferente-do-real.aspx. Acesso em: 22/08/2010. 

Concomitante com a construção do tabuleiro gigante, o professor deve providenciar a construção das peças/figuras do jogo. Destaca-se que as peças/figuras, devem ser vestidas nos alunos, pois eles serão as peças/figuras humanas que estarão no tabuleiro gigante.

Sugere-se que os alunos desenhem e caracterizem as peças/figuras do jogo, e que elas, sejam construídas em papelão, cartolina ou em qualquer papel mais resistente. Elas também podem ser confeccionadas em tecido, dependendo do tempo e recurso financeiro que se tem para a confecção das mesmas. Utilizar a mesma técnica de copiar uma imagem para o tamanho maior, quando da construção do tabuleiro.

Para o desenvolvimento desse projeto de construção dos jogos de tabuleiros humanos, o professor de Educação Física, pode articular o seu desenvolvimento em conjunto com os professores de Artes e Matemática.

Vestir os alunos com os cartazes ou tecidos que caracterizam as peças/figuras do jogo de tabuleiros, transformando-os nas peças/figuras do jogo de tabuleiro humano.

Reunir novamente os grupos para que os alunos possam montar e testar o seu jogo, verificando se as regras, materiais e modificações sugeridas por eles, conseguiram manter as características do jogo em seu tamanho original. Os alunos deverão relatar as adequações necessárias, se houver, e testar as alterações.

Durante essa vivência, o professor poderá expor os trabalhos produzidos pelos alunos nas paredes da escola, para que todos conheçam e compartilhem com as diferentes etapas de trabalhos realizados pelos alunos, nas aulas anteriores.

Aula 8 e 9

Organizar e vivenciar cada jogo em uma aula.

O grupo responsável pelo jogo, com a ajuda do professor, deve montar o “tabuleiro humano”, explicar as novas regras, a forma de jogar para a turma, as adequações que foram feitas e como será jogado este jogo em tamanho gigante.

Vivenciar o jogo com a participação de toda a turma.

Em seguida, será a vez de o outro grupo montar e explicar à turma seu jogo, as adequações feitas para que este fosse realizado em tamanho gigante e como ele vai ser jogado.

Logo após, vivenciar o jogo com a participação de toda a turma.

Disponível em: http://midia.ambrosia.com.br.s3.amazonaws.com/wp-content/uploads/2009/05/battleship.jpg. Acesso em: 22/08/2010. 

Aula 10

O professor deverá dividir o quadro ao meio, e no topo de cada lado, colocar o nome de cada um dos jogos de tabuleiros humanos vivenciados.

Solicitar que os alunos apontem os aspectos positivos, os negativos e os problemas resultantes do aumento de tamanho do jogo, que foram percebidos nos dois jogos. À medida que os alunos vão respondendo, o professor anotará suas respostas na parte correspondente a cada jogo.

Analisar coletivamente os pontos negativos e solicitar que os alunos proponham sugestões para superá-los. No momento que os pontos negativos vão sendo superados, o professor deverá substituí-los pelas sugestões apresentadas pelos alunos.

Feito isto, o professor pedirá que cada aluno relate verbalmente os aspectos positivos e negativos da vivência dos jogos de tabuleiro na aula de Educação Física, juntamente com seus sentimentos e percepções a cerca desta vivencia.

Recursos Complementares

Sites com matérias ou artigos sobre a criação dos jogos de tabuleiro:

ONÇA, F. Como fazer um jogo de tabuleiro. Disponível em: http://mundoestranho.abril.com.br/esporte/pergunta_287113.shtml. Acesso em: 20 ago. 2010. 

Improvise e jogue. Disponível em: http://www.ludomania.com.br/Improvis/improvis.html. Acesso em: 20 ago. 2010.  

WIKIPÉDIA. Jogos de Tabuleiro. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jogo_de_tabuleiro. Acesso em: 20 ago. 2010. 

Sucata: produza jogos para a sua turma. Disponível em: http://www.construirnoticias.com.br/asp/materia.asp?id=351. Acesso em: 22 ago. 2010.  

Artigo sobre construção de jogos:

KAHL, K.; LIMA, M. E. de O.; GOMES, I. Alfabetização: construindo alternativas com jogos pedagógicos. In: Extensio: Revista Eletrônica de Extensão. Florianópolis: UFSC. v. 4, n. 5. Dez. 2007. Disponível em: http://www.extensio.ufsc.br/. Acesso em: 22 ago. 2010.  

Sugestões de vídeos:

Jogo de damas. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=SHyx9c9cNm8&feature=fvsr. Acesso em: 20/08/2010.  

Sugestões de figuras:

http://farm4.static.flickr.com/3156/2506198078_21b9256380.jpg. Acesso em: 20/08/2010.  

http://www.tiagocastro.com.br/img_in/castelo10.jpg. Acesso em: 20/08/2010.  

http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/foto/0,,15120640-EX,00.jpg. Acesso em: 20/08/2010. 

Avaliação

Observar se durante o processo vivenciado, o aluno conseguiu identificar as características e regras dos jogos de tabuleiro, participando e se posicionando frente às atividades e discussões, emitindo sua opinião e ouvindo as opiniões dos colegas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.