27/10/2010
Eliana Dias
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Professor, antes de iniciar as aulas sobre o tema, é necessária a leitura da obra para a realização das atividades. No endereço abaixo, o professor encontra a obra completa: http://www.cirac.org/Principe/Ch1-pt.htm para ser lida pelos alunos em casa. O professor dará um tempo para que os alunos leiam a obra.
ATIVIDADE 1
Antes de dar início à atividade, o professor, previamente, solicitará a alguns alunos que mostrem o “desenho número 1” que aparece na história. Eles deverão perguntar aos colegas da escola durante o intervalo/recreio/lanche: “O que é esse desenho?” e anotar as sugestões das pessoas. É importante anotar a idade dos entrevistados e também entrevistar pessoas adultas. O desenho número 1 é:
O professor solicitará aos alunos, que fizeram a entrevista, que organizem os dados coletados para que se tenha um resultado a respeito das respostas dos alunos. Em seguida, com essas informações em mãos, o professor as apresentará aos alunos e promoverá uma discussão baseada no que o personagem da história fala sobre o desenho:
"Mostrei minha obra-prima às pessoas grandes e perguntei se o meu desenho lhes fazia medo. Responderam-me: "Por que é que um chapéu faria medo?" Meu desenho não representava um chapéu. Representava uma jiboia digerindo um elefante. (...) Desenhei então o interior da jiboia, a fim de que as pessoas grandes pudessem compreender. Elas têm sempre necessidade de explicações".
O professor deverá comentar com os alunos a respeito dos resultados obtidos e a fala dos adultos. Para isso, ele poderá seguir as perguntas:
ATIVIDADE 2
Para a realização desta atividade, o professor deverá levar os alunos ao laboratório de informática. Lá eles deverão ler a biografia de Saint Exupery no seguinte enderço:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Antoine_de_Saint-Exup%C3%A9ry
Eles deverão observar se existe algo da biografia do autor que se relaciona com a história do pequeno Príncipe. No caderno, eles deverão anotar fatos importantes da vida do autor. Depois disso, o professor sorteará alguns alunos para lerem o que escreveram sobre a vida de Saint Exupery.
ATIVIDADE 3
Para a realização dessa atividade, o professor deverá dividir a turma em 6 grupos:
|
Cada grupo ficará responsável por fazer uma apresentação sobre um personagem e sua relação no texto com o pequeno Príncipe. Eles deverão utilizar trechos do texto e poderão se apresentar por meio de cartaz, teatro, elaboração de atividades para os outros alunos, etc. Durante a apresentação dos alunos, o professor deverá fazer intervenções para enriquecer ainda mais a apresentação.
ATIVIDADE 4
Esta atividade trata da lição da raposa, que é uma das personagens mais importantes do livro. O professor deverá apresentar aos alunos o trecho do vídeo do filme:
http://www.youtube.com/watch?v=M9_8M668VSU
Depois disso, o professor solicitará aos alunos que se organizem em grupos e produzam um texto com o título "A lição da raposa e a amizade em 'O pequeno Príncipe'". Depois de escritos os textos, o professor deverá fazer a correção e depois deverá divulgar os textos entre os alunos, no mural da escola ou jornal.
Professor, veja O Pequeno Príncipe em desenho - A última viagem da rosa
http://www.youtube.com/watch?v=MPVXDqeFBO8 Parte 1
http://www.youtube.com/watch?v=MpCpAivoUgU Parte2
http://www.youtube.com/watch?v=k8bdCY4yh6Y Parte 3
Os alunos serão avaliados de acordo com a participação na realização das atividades. É importante que o professor faça a correção dos textos escritos e que observe a postura e a adequação da linguagem usadas durante a apresentação oral.
Quatro estrelas 10 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
13/05/2013
Cinco estrelasADOREI AS ATIVIDADES...COMEÇAREI COM MINHAS TURMAS!
23/10/2012
Quatro estrelascontinua> interpretar questoes subjetivas que o autor pensa. Istos está gerando certa frustação e rechaso pela leitura em muitas cianças. Eu particularmente ja cosiderava esta leitura uma historia muito densa, que deveria ser trabalhada na pubertade e adolecencia, pois ela tem muitos elementos interesantes para estas faxas de idade. Eu tenho lido trabalhos de terapeutas Psicoanalistas que trabalham esta obra com adultos. Muitos a cosideram uma obra para adultos e não presisamente para cianças.
23/10/2012
Quatro estrelasEu não sou profesor, mais gostaria de saber para que idade é recomendada esta atividade?. Meu filho está no segundo ano do ensino fundamental, ele tem entre 7 e 8 anos, a turma recem está aprendendo a ler uns com mais facilidade de que outros. A a proffisora está dando atividades muito semelhantes a tua aula (que digase achei muito boa),se apoiando no libro "Pequeno Principe". Os pais estamos notando certa resistencia por parte dos alunos, pois eles são exigidos a entender e interpretar...segue>
02/10/2012
Cinco estrelasGostei da aula! Muito dinâmica e envolvente.
27/08/2012
Quatro estrelasmuito legal e bem esquematizado
01/07/2012
Quatro estrelasMuito bom!!! Irei aproveitar algumas ideias para o projeto da terceira unidade escolar, onde trabalharei este livro com a turma
25/06/2012
Cinco estrelasAdorei o seu trabalho irei adaptá-lo ao projeto que estamos iniciando em minha escola,parabéns!
07/09/2011
Cinco estrelasColega, adorei as suas sugestões, gostaria imenso que mandasse para o meu email, pois irei trabalhar este livro. Obrigada
24/02/2011
Cinco estrelasMuito boa sugestão. Vou aproveitá-la com meus alunos. Obrigada
28/10/2010
Cinco estrelasPerfeita..parabéns!!