Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O CORPO E SUAS SENSAÇÕES

 

19/11/2010

Autor e Coautor(es)
Delma Faria Shimamoto
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

CLÁUDIA REGINA M. G. FERNANDES

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Corpo humano e suas necessidades
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O estudo pretende que o aluno seja capaz de:

 descrever a importância da memória para as nossas sensações e

adquirir noções básicas sobre a linguagem de sinais e o método Braille.  

Duração das atividades
02h/a
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções da anatomia e fisiologia dos órgãos dos sentidos.

Estratégias e recursos da aula

  Professor, esta é uma aula constituída por várias atividades. Nelas os alunos deverão reconhecer a importância da memória para nossa percepção.   

ATIVIDADE I:   

1. Mostre para os alunos as seguintes gravuras e peça que descrevam o sabor de cada um delas a partir da visualização.

2. Peça para que os alunos descrevam a sensação diante das situações descritas:

a. quando sentem o cheiro de um bife sendo frito na hora do almoço.

b. passam perto de um terreno baldio e sentem o cheiro de animal em decomposição (carniça).

3. Grave sons de carros freando, de pessoas gritando, de latidos, enfim, sons que sejam fáceis de identificar. Peça para que os alunos ouçam os sons e identifique-os.     

4. Tape os olhos do aluno e peça para que utilize os demais sentidos para descrever o objeto que será colocado em sua mão. Coloque um abacaxi de verdade e um abacaxi de plástico, um ralador de queijo, uma blusa de lã, etc.     

5. Tape os olhos do aluno. Coloque na boca do aluno uma balinha de morango e peça para que identifique o sabor da bala.   

6. Peça para que os alunos fechem os olhos. Sem que nenhum aluno perceba, estoure uma bexiga (balão de festa) o que fará um grande barulho inesperado. Peça para que descrevam o que sentiram. Por que se assustaram?   

Peça para os alunos proporem explicações para todas estas situações. Conduza a discussão para o fato de que  muitas sensações já estão gravadas em nossa memória. Discuta com os alunos a importância desta memória para nossa sobrevivência.   

ATIVIDADE II:

 Esta atividade poderá ser feita em parceria com o professor de arte. Selecione uma gravura grande de uma bela paisagem. Esta gravura não poderá ser mostrada aos alunos.  Descreva-a para os alunos com riqueza de detalhes e peça para que  desenhem esta paisagem.  Finalizada a tarefa, mostre a gravura aos alunos e compare com os desenhos feitos por eles. Selecione aqueles que mais se aproximaram da gravura.  Discuta com os alunos porque ocorreram tantas variações. Solicite ajuda do professor de artes para o fechamento desta aula.   

ATIVIDADE III:   

1. Solicite a presença de um professor de Libras e proponha que ele desenvolva atividades com os alunos para que eles se familiarizem com a linguagem de sinais. Discuta com os alunos a importância da Libras para a vida das pessoas com deficiência auditiva.     

2. Solicite aos alunos pesquisarem sobre o método Braille e sobre  a sua importância. Sites sugeridos:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Braille  

http://pt.wikipedia.org/wiki/Louis_Braille      

Se possível, faça uma visita programada a bibliotecas que disponibilizam livros em braille. Converse com funcionários especializados deste setor da biblioteca sobre: clientela, o tempo de leitura e, junto com os alunos, explore os livros em braille. Caso não seja possível solicite que este funcionário da biblioteca vá até a escola e faça esta apresentação permitindo aos alunos conhecerem as obras em braille e a sua importância.  

Recursos Complementares

Professor, para maior aprofundamento consulte os sites:

http://www.libras.org.br/ 

http://www.lerparaver.com/braille_invencao.html 

Avaliação

Professor, divida frases em três partes e distribua-as aleatoriamente aos alunos.

Peça para que  procurem as partes que completem a frase.

As frases cmpletas serão transcritas no quadro e todos deverão copiá-las no caderno.

Esta é uma atividade de fechamento do conteúdo que poderá permitir uma avaliação da aprendizagem.

As frases abaixo são sugestões:

1.Um alimento só tem gosto se

for composto de moléculas solúveis na água,

de forma que se difunda por meio da saliva até as papilas gustativas.   

2. O chuchu praticamente não tem gosto

porque quase não tem cheiro e

é muito rico em água..   

3. O olfato é o principal responsável

pela sensação que temos ao

apreciar um alimento.   

4. O paladar é

diretamente sugestionado

 pela cor.   

5. Os sentidos permitem

que nos percebamos e percebamos o mundo:

assim nós e o mundo existimos.     

6. A imagem de um prego

no olho traz uma sensação

de dor.

7. A imagem de uma montanha russa

nos dá um frio

na barriga.   

8. Os sentidos

agem sempre

em conjunto.   

9. O cheiro está em tudo:  

no amor, no apetite,

nas lembranças.

10. Todo odor

provoca

sentimentos.  

11. Um simples cheiro é

suficiente para despertar fome, provocar atração ou repulsa,

trazer de volta cenas do passado.  

12. Graças ao olfato, um aliado do paladar,

é que se sentem as diferenças de sabores,

o que faz toda a diferença quando se está resfriado.   

13. Para que algo tenha cheiro é necessário que

seja volátil, ou seja,

que solte moléculas gasosas.  

14. Todas as pessoas têm um cheiro próprio,

uma combinação de substâncias odoríferas

liberadas através da pele.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.