14/10/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
- Conhecer o que é o flagbol e as origens do esporte.
- Identificar os materiais para se jogar o flagbol.
- Conhecer as principais regras do jogo.
- Vivenciar as principais técnicas para se jogar.
- Conhecer as posições dos jogadores no campo de jogo.
- Experimentar o flagbol e seus movimentos interagindo com os colegas e com os materiais.
Por se tratar de uma aula introdutória não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.
Atividade 1 – Conhecendo o flagbol
Duração: 25 minutos
Material: computadores
Local: sala de informática
O professor (a) dará início à aula perguntando aos alunos o que conhecem sobre a atividade e proporá uma pesquisa na internet acerca do flagbol. Alguns vídeos estão disponíveis na internet. Para isso acessar a aula no portal: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20937 (Acesso 19/08/10).
Atividade 2 – Regras, equipamentos e técnicas básicas do flagbol.
Duração: 25 minutos
Material: quadro, giz ou pincel e demais materiais que o professor queira usar (bola de demonstração, flags, etc...).
Local: sala de aula
Posteriormente o professor (a) falará das regras, equipamentos e técnicas do flagbol. Para isso acessar: http://www.sidelinebrasil.com/pdf/Flag.pdf (acesso 19/08/10). Poderá também dividir a turma em dois grupos e propor um jogo de perguntas e respostas sobre o flagbol dentro do que já pesquisaram no momento anterior.
Figura 1 e figura 2: Técnicas flagbol
Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/flagbol/historia-do-flagbol.php (Acesso em 18/08/10).
Atividade 3 – Simulando o flagbol
Duração: 50 minutos
Material: quadro, giz ou pincel e demais materiais que o professor queira usar no jogo de perguntas e respostas.
Local: quadra ou espaço aberto.
- Os coletes presos na cintura dos alunos poderão servir de “flags”. Lembrando que terão que ser de uma cor neutra, ou seja, de nenhuma cor que esteja sendo utilizada ao mesmo tempo em alguma das equipes.
- As bolas poderão ser bolas de borracha, de vôlei, futebol ou futsal, ou de basquete vazias sendo presas por um cadarço firme, simulando uma bola de futebol americano.
Jogo : A turma será dividida em duas equipes. Uma em cada lado da quadra. Cada equipe estará com um colete de uma cor, ou também poderá ser uma equipe com colete e outra sem colete. Dentro da área de cada uma das equipes serão colocadas 4 bolas. Cada equipe terá direito de sair com as 4 bolas, sendo uma por vez. O objetivo do jogo é chegar com a bola dentro da área da equipe adversária seguindo as regras do flagbol. Ao final das 4 tentativas a equipe que terminar com menos bolas na sua área é a vencedora.
Variação: Jogar o “rouba bandeira” colando os colegas tirando “os flags”. Segue a mesma estrutura do rouba bandeira, mas não precisa encostar no colega para ser pego (“colado”) e sim tirar o flag da cintura.
Sugestões de site:
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/flagbol/historia-do-flagbol.php (Acesso em 09/08/2010)
Ao final das atividades, o (a) professor (a) pedirá aos alunos para apontar as principais características do flagbol encontradas no primeiro momento da aula nas pesquisas. Em que se aproximam e em que se afastam das características dos jogos propostos dentro das regras do flagbol. Questionará se percebem um contato menor corpo a corpo do que outros esportes coletivos como o próprio futebol americano de onde saiu o flagbol. E quais os principais pontos a serem comentados por eles (dificuldades, curiosidades, etc.).
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
04/03/2012
Cinco estrelasgostei muito