Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


SAÚDE, HIGIENE E ALIMENTAÇÃO

 

19/11/2010

Autor e Coautor(es)
Delma Faria Shimamoto
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

CLÁUDIA REGINA M. G. FERNANDES

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Corpo humano e suas necessidades
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O estudo pretende que o aluno seja capaz de:

Listar hábitos saudáveis para a manutenção da saúde.

Conceituar higiene.

Relacionar alimentação e higiene como fatores essenciais à manutenção da saúde.

Duração das atividades
02 h/a
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções básicas sobre saúde, higiene e alimentação.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE I:

Professor, disponibilize para os alunos o seguinte texto:

Uma alimentação, quando adequada e variada, previne deficiências nutricionais e protege contra doenças infecciosas porque é rica em nutrientes que podem melhorar as defesas do organismo. Maior qualidade de vida e longevidade estão associadas a bons hábitos alimentares.  

Adotar uma alimentação equilibrada e balanceada depende de alguns fatores: a atividade física, o metabolismo, aos hábitos alimentares, a idade, o sexo, entre outros. Deve-se ter, portanto, noções básicas sobre nutrição e necessidades do próprio organismo.

Os hábitos alimentares estão relacionados, pelo menos, a dois fatores: socioculturais (transmitidos por gerações de acordo com a aceitação ou rejeição de padrões alimentares) e econômicos (referentes ao custo e a disponibilidade de alimentos).

No entanto, estudos epidemiológicos têm demonstrado que as medidas de maior impacto na promoção da saúde de uma população também estão relacionadas à melhoria dos padrões de higiene da mesma.

A higiene consiste na prática do uso constante de elementos ou de atos que causem benefícios para os seres humanos. A higiene seja pessoal, coletiva, ambiental e mental compreende todos os hábitos e condutas que auxiliam a prevenir doenças e a manter a saúde e o nosso bem-estar, inclusive o coletivo.

Muitas  doenças decorrentes dos baixos padrões de higiene, por vezes relacionados com o baixo padrão cultural e social, atualmente, são de certa forma contidas  através da conscientização da população e instrução de novas metodologias que ensinam como a sociedade deve comportar-se em relação à sua higiene.   

 Texto adaptado do site:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Higiene    

Atividades sugeridas:

1. Faça a leitura em voz alta com os alunos.

2. Proponha as seguintes atividades para compreensão do texto:    

Escrever um título para o texto.           

Procurar no dicionário o significado das palavras desconhecidas.        

Numerar os parágrafos e criar um título para cada um deles. (por exemplo, o primeiro parágrafo pode ser assim identificado: função de uma boa alimentação).            

Após discutir com os alunos o 3º parágrafo, solicite que eles exemplifiquem alguns hábitos alimentares adquiridos pelos fatores:

a. Culturais e sociais: (sugestão: os judeus não comem carne de porco, os católicos não comem carne vermelha na semana santa, comer ovos de chocolate na páscoa, não se deve misturar alimentos, entre outros).

b. Econômicos: (sugestão: consumir refeições prontas ou alimentos industrializados (economiza-se tempo e dinheiro), consumir sucos com sabores artificiais (é mais prático e é a solução para quando não há disponibilidade dedeterminadas frutas, entre outros).    

ATIVIDADE II:

Explique para os alunos que o resumo que será lido é sobre um texto de Monteiro Lobato. (Pergunte aos alunos quem foi Monteiro Lobato, se eles conhecem outras obras que ele publicou, etc).Esclareça aos alunos que as histórias de Monteiro Lobato vão além de divertir e entreter o público infantil. Com muitas delas, ele trouxe à tona os problemas de saúde pública existentes no Brasil.

Jeca-Tatu é uma das personagens que serviu como ferramenta de campanha em favor do saneamento, além de esclarecer e educar a população sobre uma doença tropical que, na época, vitimava milhões de brasileiros e era tão negligenciada: o amarelão.

Fonte: http://listasliterarias.blogspot.com/2010/08/9-personagens-inesqueciveis-de-monteiro.html  

Diga-lhes também que o texto foi adaptado em história em quadrinhos e em forma de folhetos e almanaques e teve até os anos 60 uma tiragem de cerca de 18 milhões de exemplares. Se possível, acesse com os alunos o site, para conhecer a história em quadrinhos (revista original):  

http://www.maniadecolecionador.com.br/raridades/jeca%20tatuzinho%20ed34%20ano%201971/jeca%20tatuzinho%20ed34%20ano%201971.html  

Resumo da história Jeca-Tatu

Jeca-Tatu era um caboclo que vivia no campo na maior pobreza.

Sua rotina baseava–se em ficar o dia inteiro sem fazer tarefa alguma, fumando seu cigarro de palha, bebendo sua pinga e observando o dia passar.

Sua roupa parecia um trapo e andava o tempo todo descalço.

Possuía algumas pequenas plantações que garantiam seu próprio sustento.

Havia também próximo a sua casa um ribeirão, onde podia pescar. As pessoas tinham uma péssima imagem do Jeca, bêbado e preguiçoso.

Quando perguntavam porque ele vivia desse jeito, respondia:  

 - Não vale a pena fazer coisa alguma! Bebo para esquecer as desgraças da vida.             

Um dia um médico passou em frente a casa e espantou- se com tanta miséria.

 Percebendo que o caboclo estava amarelado e muito magro, resolveu examiná- lo.

 Jeca disse a ele que sentia muito cansaço e dores pelo corpo.

O médico constatou que tratava-se de uma doença chamada de ancilostomose, o amarelão.

Explicou que tal doença era causada por pequenos vermes que entravam no seu corpo através da pele, principalmente da perna e dos pés.

Receitou-lhe então remédios e um par de botas.            

Meses depois do tratamento, Jeca já era outra pessoa. A moleza tinha desaparecido e ele passava o dia inteiro trabalhando. Arrumava a casa, plantava, pescava, carregava madeira, cuidava do gado. Não exagerava mais na bebida.

Ninguém mais o reconhecia, trabalhava tanto que até preocupava as pessoas.

Ele, a mulher e os filhos andavam agora calçados, para evitarem a doença.

Com isso, a fazenda prosperou e Jeca-Tatu tornou-se um homem muito respeitado.

Fonte: http://www.ibb.unesp.br/departamentos/Educacao/Trabalhos/obichoquemedeu/ancilostomose_jeca_tatu.htm    

Professor, proponha aos alunos:

Dramatizar em parceria com o professor de artes a história lida ou criar uma história em quadrinhos. O enredo deverá ser sobre uma pessoa que está doente por causa de maus hábitos alimentares e/ou de higiene e que receberá orientações para  melhorar a saúde.

Socialize esta atividade e divulgue-a por toda a escola.             

ATIVIDADE III

Distribua para os alunos a seguinte crônica de Luis Fernando Veríssimo ou faça uma leitura em voz alta e pausada.

 EXIGÊNCIAS DA VIDA MODERNA

Dizem que todos os dias você deve comer uma maçã por causa do ferro.

E uma banana pelo potássio.

E também uma laranja pela vitamina C.

Uma xícara de chá verde sem açúcar para prevenir o diabetes.

Todos os dias deve-se tomar ao menos dois litros de água.

E uriná-los, o que consome o dobro do tempo.

Todos os dias deve-se tomar um Yakult pelos lactobacilos (que ninguém sabe bem o que é, mas que aos bilhões, ajudam a digestão).

Cada dia uma Aspirina, previne infarto.

 Uma taça de vinho tinto também. Uma de vinho branco estabiliza o sistema nervoso.

Um copo de cerveja, para... não lembro bem para o que, mas faz bem.

O benefício adicional é que se você tomar tudo isso ao mesmo tempo e tiver um derrame, nem vai perceber.

Todos os dias deve-se comer fibra. Muita, muitíssima fibra. Fibra suficiente para fazer um pulôver.

Você deve fazer entre quatro e seis refeições leves diariamente.

E nunca se esqueça de mastigar pelo menos cem vezes cada garfada.

Só para comer, serão cerca de cinco horas do dia...

E não esqueça de escovar os dentes depois de comer.

Ou seja, você tem que escovar os dentes depois da maçã, da banana, da laranja, das seis refeições e enquanto tiver dentes, passar fio dental, massagear a gengiva, escovar a língua e bochechar com Plax.

Melhor, inclusive, ampliar o banheiro e aproveitar para colocar um equipamento de som, porque entre a água, a fibra e os dentes, você vai passar ali várias horas por dia.

Há que se dormir oito horas por noite e trabalhar outras oito por dia, mais as cinco comendo são vinte e uma. Sobram três, desde que você não pegue trânsito.

As estatísticas comprovam que assistimos três horas de TV por dia. Menos você, porque todos os dias você vai caminhar ao menos meia hora (por experiência própria, após quinze minutos dê meia volta e comece a voltar, ou a meia hora vira uma).

E você deve cuidar das amizades, porque são como uma planta: devem ser regadas diariamente, o que me faz pensar em quem vai cuidar delas quando eu estiver viajando.

Deve-se estar bem informado também, lendo dois ou três jornais por dia para comparar as informações.

Ah! E o sexo! Todos os dias, tomando o cuidado de não se cair na rotina. Há que ser criativo, inovador para renovar a sedução. Isso leva tempo - e nem estou falando de sexo tântrico.

Também precisa sobrar tempo para varrer, passar, lavar roupa, pratos e espero que você não tenha um bichinho de estimação.

Na minha conta são 29 horas por dia.

A única solução que me ocorre é fazer várias dessas coisas ao mesmo tempo!

Por exemplo, tomar banho frio com a boca aberta, assim você toma água e escova os dentes.

 Chame os amigos junto com os seus pais. Beba o vinho, coma a maçã e a banana junto com a sua mulher... na sua cama. Ainda bem que somos crescidinhos, senão ainda teria um Danoninho e se sobrarem 5 minutos, uma colherada de leite de magnésio.

Agora tenho que ir. É o meio do dia, e depois da cerveja, do vinho e da maçã, tenho que ir ao banheiro.

E já que vou, levo um jornal... Tchau!

Viva a vida com bom humor!!!

 Promova com a turma um debate crítico sobre este texto que associa tempo, hábitos de higiene, hábitos de alimentação e saúde nos dias atuais.

Algumas questões podem ser sugeridas:

1. Qual a mensagem do texto?

2. Quais hábitos foram indicados pelo autor para a manutenção de uma vida saudável?

3. Por que o autor afirma que em 24 horas é impossível realizar todas estas tarefas?

4. Para o autor a única solução é fazer várias dessas coisas ao mesmo tempo. Você concorda ou qual seria a solução para conciliar todas estas orientações?  

  

Recursos Complementares

Sugestão de site para aprofundamento do tema:

http://www.abcdasaude.com.br/ 

Avaliação

AVALIAÇÃO:

Professor,  proponha para os alunos trazerem ilustrações sobre o assunto, tais como: pessoas comendo, alimentos variados, pessoas obesas, pessoas desnutridas, ambientes com acúmulo de lixo, pessoas escovando dentes, pessoas lavando as mãos, alimentos industrializados, pessoas realizando atividades físicas, entre outros.

Peça para que colem as gravuras e criem uma notícia para a ilustração, baseando-se no que foi estudado sobre higiene, alimentação e saúde.            

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 1/3 - 33.33%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.