01/09/2010
Maria de Fátima Araújo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Para realização desta aula as crianças deverão ter conhecimentos acerca de fenômenos naturais.
O professor poderá iniciar o estudo perguntando às crianças o que elas sabem sobre os vulcões, fazendo indagações como: o que é um vulcão? como surgem na terra? como são por fora e por dentro? Os vulcões são iguais? Em seguida questionar sobre o que as crianças gostariam de saber sobre eles. Neste momento é importante que o professor também formule questões que atendam às necessidades das crianças de modo a ampliar os seus conhecimentos. Procurar manter um diálogo participativo com o grupo, escrever as hipóteses em uma cartolina e fixá-la na parede para que possam ser confrontadas no decorrer das informações/atividades. Fazer o mesmo com os questionamentos que deverão ser respondidos durante o desenvolvimento do tema.
O professor deve levar para a sala de aula gravuras de vulcões nas quais apareçam sua estrutura externa para que os alunos possam descrever o que estão vendo. Em seguida nomear essas partes: cone ou edifício vulcânico e cratera e juntos reconstruir seus conceitos.
Sites sobre vulcões:
Depois o professor deve perguntar aos alunos o que acham que tem dentro da terra, fazer uma discussão sobre as camadas da terra (apresentando fotos) e mostrar uma gravura do interior de um vulcão para que conheçam seus elementos constitutivos e respectivos nomes.
Sites sobre as camadas da terra:
Ao final deste momento, o professor poderá pedir para que os alunos desenhem um vulcão identificando suas partes externas e intenas.
A professora deve lançar a seguinte pergunta para as crianças: como nascem os vulcões? Neste momento discutirá sobre o vulcanismo – fenômeno natural, assim como sua função de "agente modelador do relevo responsável pelo surgimento de montanhas e planaltos". O nascimento de um vulcão tem sido explicado a partir da teoria das placas tectônicas. O professor poderá perguntar aos alunos se toda montanha é vulcão e após a resposta e discussão da mesma, pedir-lhes que pesquisem em dupla na internet, algumas montanhas que não são vulcões e outras que são.
Vulcanismo:http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/vulcanismo-na-formacao-relevo.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Vulc%C3%A3o
Placas Tectônicas: http://www.obsis.unb.br/index.php?option=com_content&view=article&id=63&Itemid=76&lang=pt
Será que os vulcões são iguais? Que características possuem que os fazem ser diferentes um do outro? O professor poderá construir um quadro com as características apontadas pelos alunos e em seguida trazer o quadro abaixo para confrontar com o que os alunos apontaram e eles conhecerem a classificação elaborada por estudiosos desse tema.
Para saber mais sobre vulcões:
O professor verificará o processo de aprendizagem das crianças durante o desenvolvimento da atividade. Poderá avaliar os seguintes aspectos:
Cinco estrelas 2 classificações
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09/09/2013
Cinco estrelasTive a oportunidade de fazer um módulo de um curso com essa professora, ela é fera! Muito simples e 100% dinâmica. Parabéns prof Tereza
20/10/2011
Cinco estrelasSimplesmente excelente!!! Parabéns a quem escreveu.