Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


DIFERENTES CORPOS

 

19/11/2010

Autor e Coautor(es)
Delma Faria Shimamoto
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

CLÁUDIA REGINA M. G. FERNANDES

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cultura e diversidade cultural
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O estudo pretende que o aluno seja capaz de:

reconhecer a existência de diferentes corpos;

repudiar as atitudes de discriminação e preconceito e   

adotar atitudes de respeito perante outros corpos.

Duração das atividades
01 h/a
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Professor, para o desenvolvimento deste conteúdo, realize as seguintes atividades:

ATIVIDADE I:

Exposição de apetrechos que ornavam os corpos desde os tempos mais remotos até os dias atuais.  Podem ser; chapéus, bolsas,  roupas, calçados, artigos de maquiagem, adornos, fotos de pessoas. Produzir esta atividade em parceria com professores de arte.   

1. Discutir com os alunos que os artigos expostos contam a história destes corpos, como as ilustrações abaixo:

Por exemplo: no passado as roupas eram muito fechadas com poucos decotes, denunciando que o corpo, para aquele momento histórico, era algo inviolável, sagrado que não poderia ser mostrado.   

2. Discuta com os alunos quais as causas para a mudança do vestuário e da exposição do corpo. (por exemplo, no passado as roupas eram sobrepostas o que gerava calor intenso, ocorreram mudanças profundas no trabalho que as pessoas realizavam, as mulheres tiveram mais liberdade e maior acesso na vida social, entre outros).  

ATIVIDADE II:  

Caracterizar as seguintes representações de corpo: (Nesta atividade, o aluno vai descrever comportamentos e vestuários para cada um dos corpos aqui citados). As categorias de corpo aqui apresentadas são sugestões.

a. corpo-sagrado: (o corpo não pode ser exibido, as roupas cobrem o corpo na sua grande parte, o corpo é instrumento do espírito, a exposição do corpo é pecado e o pecador vai para o inferno)

b. corpo-siliconado: (diz respeito ao corpo que teve algumas de suas partes remodeladas pelo silicone, o corpo é algo para ser exibido, etc.)

c. corpo-biológico: (corpo humano presente nos livros didáticos, dissecado em sistemas cujo objetivo é fornecer elementos para o seu estudo e compreensão)

d. corpo-sarado: (corpo que se expõe a uma rotina de exercícios físicos intensos e/ou ao uso de substâncias químicas cujo objetivo é modelá-lo para expor os músculos. É um corpo para ser exibido e admirado principalmente nos dias atuais)

e. corpo-metrossexual: (corpo masculino que é tratado com os mesmos cuidados dispensados ao corpo feminino)

f. corpo-plastificado: (corpo que sofre intervenções cirúrgicas com o objetivo de corrigir ou remodelar seu aspecto exterior)

g. corpo-anorético: (corpo de pessoas que têm medo de engordar e que passa por privações alimentares e práticas cruéis para não ganhar massa corporal)     

ATIVIDADE III: Atividade para ser realizada no caderno.

O aluno selecionará 3 destes corpos para serem ilustrados e mais profundamente caracterizados.

O aluno deverá criar, com base no exercício anterior, pelo menos, 3 outras categorias de corpos e caracterizá-las.

Recursos Complementares
Avaliação

O aluno deverá incluir seu corpo em uma das categorias de corpo apresentadas na aula e justificá-la. Caso não seja possível peça para que crie e justifique uma categoria para o seu próprio corpo.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.