19/11/2010
CLÁUDIA REGINA M. G. FERNANDES
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cultura e diversidade cultural |
O estudo pretende que o aluno seja capaz de:
reconhecer a existência de diferentes corpos;
repudiar as atitudes de discriminação e preconceito e
adotar atitudes de respeito perante outros corpos.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Professor, para o desenvolvimento deste conteúdo, realize as seguintes atividades:
ATIVIDADE I:
Exposição de apetrechos que ornavam os corpos desde os tempos mais remotos até os dias atuais. Podem ser; chapéus, bolsas, roupas, calçados, artigos de maquiagem, adornos, fotos de pessoas. Produzir esta atividade em parceria com professores de arte.
1. Discutir com os alunos que os artigos expostos contam a história destes corpos, como as ilustrações abaixo:
Por exemplo: no passado as roupas eram muito fechadas com poucos decotes, denunciando que o corpo, para aquele momento histórico, era algo inviolável, sagrado que não poderia ser mostrado.
2. Discuta com os alunos quais as causas para a mudança do vestuário e da exposição do corpo. (por exemplo, no passado as roupas eram sobrepostas o que gerava calor intenso, ocorreram mudanças profundas no trabalho que as pessoas realizavam, as mulheres tiveram mais liberdade e maior acesso na vida social, entre outros).
ATIVIDADE II:
Caracterizar as seguintes representações de corpo: (Nesta atividade, o aluno vai descrever comportamentos e vestuários para cada um dos corpos aqui citados). As categorias de corpo aqui apresentadas são sugestões.
a. corpo-sagrado: (o corpo não pode ser exibido, as roupas cobrem o corpo na sua grande parte, o corpo é instrumento do espírito, a exposição do corpo é pecado e o pecador vai para o inferno)
b. corpo-siliconado: (diz respeito ao corpo que teve algumas de suas partes remodeladas pelo silicone, o corpo é algo para ser exibido, etc.)
c. corpo-biológico: (corpo humano presente nos livros didáticos, dissecado em sistemas cujo objetivo é fornecer elementos para o seu estudo e compreensão)
d. corpo-sarado: (corpo que se expõe a uma rotina de exercícios físicos intensos e/ou ao uso de substâncias químicas cujo objetivo é modelá-lo para expor os músculos. É um corpo para ser exibido e admirado principalmente nos dias atuais)
e. corpo-metrossexual: (corpo masculino que é tratado com os mesmos cuidados dispensados ao corpo feminino)
f. corpo-plastificado: (corpo que sofre intervenções cirúrgicas com o objetivo de corrigir ou remodelar seu aspecto exterior)
g. corpo-anorético: (corpo de pessoas que têm medo de engordar e que passa por privações alimentares e práticas cruéis para não ganhar massa corporal)
ATIVIDADE III: Atividade para ser realizada no caderno.
O aluno selecionará 3 destes corpos para serem ilustrados e mais profundamente caracterizados.
O aluno deverá criar, com base no exercício anterior, pelo menos, 3 outras categorias de corpos e caracterizá-las.
Site para aprofundamento do tema:
http://www.redepsi.com.br/portal/modules/smartsection/item.php?itemid=1074
O aluno deverá incluir seu corpo em uma das categorias de corpo apresentadas na aula e justificá-la. Caso não seja possível peça para que crie e justifique uma categoria para o seu próprio corpo.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!