25/11/2010
CLÁUDIA REGINA M. G. FERNANDES
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cultura e diversidade cultural |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
O estudo pretende que o aluno seja capaz de:
reconhecer a existência de diferentes corpos modificados e identificar estas modificações;
relacionar os diferentes corpos com o contexto sociocultural;
adotar atitudes de respeito perante os outros corpos e
conscientizar-se quanto aos riscos da adoção de práticas para modificações corporais.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
(Teste do Portal)
(Teste do Portal)
Professor, inicialmente, peça para os alunos descreverem como são os corpos na atualidade.
Promova a discussão a partir destas imagens.
Fonte das imagens:
www.google.com.br (pesquisar modificações corporais imagens)
Conduza a discussão para as transformações voluntárias que muitas pessoas fazem em seus corpos. Explique-lhes que algumas pessoas abusam nestas transformações, porém não há nada de patológico neste comportamento, simplesmente o desejo da pessoa de criar uma identidade, uma aparência própria.
É este o assunto que vamos estudar.
ATIVIDADE I: v
10. Queimando com ferro quente: O branding, como é conhecido, é um processo em que a pessoa tem a pele marcada por ferro quente. O resultado é uma cicatriz que fica permanente na pele.
9. Implante transdermal: No implante transdermal os adornos são colocados debaixo da pele.
8. Alongamento de orelha: Para o alargamento são inicialmente utilizados pinos menores que depois são substituídos pelos maiores.
7. Bifurcação de língua: A modificação consiste em cortar a língua ao meio, deixando-a parecida com uma língua de cobra.
6. Dentes lixados: Consiste na alteração da aparência dos dentes.
5. Corsets: Também chamado de espartilho, o corset é um componente do vestuário feminino que afina a cintura.
4. Beading: O beading é uma técnica muito usada pelos membros da Yakuza (máfia japonesa) onde são implantadas pérolas sob a pele do pênis.
3. Tatuagem de córnea: Para tatuar os olhos, os tatuadores utilizam uma agulha tradicional com tinta especial.
2. Dilatação anal: O processo de dilatação anal é muito parecido com o alongamento de orelha.
1.Implantes extraoculares: Uma camada superficial do olho é cortada para, em seguida, ser inserida uma pequena jóia.
Fonte: http://elcabron.sjdr.com.br/curiosidades/top-10-as-modificacoes-corporais-mais-bizarras-do-mundo/
2. Solicite parceria com os professores de línguas estrangeiras, se possível, na compreensão de vocábulos como: piercing, branding, corsets, beading.
3. Solicite aos alunos construírem um mural no qual são expostas ilustrações de modificações corporais.
ATIVIDADE II:
O texto abaixo é o resumo da conclusão da pesquisa Os significados do corpo para as pessoas adeptas das modificações corporais extremas realizada por Leonardo Loeck que entrevista pessoas com modificações corporais em Canoas e Porto Alegre e que foi publicada em junho de 2010.
Repasse oralmente este resumo aos alunos.
As pessoas adeptas as modificações estudam quantas e quais mudanças as levarão a um corpo ideal e por isso têm muito dificuldade de parar. Assim, alteram a cor e a forma de seus corpos para se tornarem diferentes dos demais porque é deste modo que constroem suas identidades: a partir das diferenças. O corpo possui imenso valor para os sujeitos modificados porque há objetivos específicos para cada alteração: querem ser diferentes, se tornam mais bonitos, constroem identidades, contam histórias de suas vidas, buscam a individualidade, representam um ritual de passagem, representam o pertencimento a determinado grupo, assumem postura de resistência, se expressam através da arte, se comunicam, superam limites.
1. Proponha aos alunos investigarem na escola quais as modificações corporais realizadas pelos colegas.
2. Peça para descreverem a modificação realizada (o piercing e a tatuagem provavelmente serão os mais freqüentes), o local e o tamanho das mesmas.
3. Os alunos deverão entrevistar, pelo menos, 5 pessoas com modificações corporais questionando-as sobre os motivos para a realização da modificação, se sofrem ou não discriminação, a aceitação por parte da família e da sociedade. Socialize as respostas, compare com os resultados da pesquisa e faça uma conclusão geral com a turma.
4. Solicite aos alunos pesquisarem sobre os riscos desta prática para a saúde do corpo.
Fontes sugeridas:
Sites:
http://www.portaleducacao.com.br/estetica/artigos/7346/os-riscos-de-fazer-piercings-e-tatuagens
Revistas:
Revista VEJA 27/Nov/2002, pág. 130
Revista VEJA Especial JOVENS - setembro/2001
Para aprofundar conhecimentos:
http://elcabron.sjdr.com.br/curiosidades/top-10-as-modificacoes-corporais-mais-bizarras-do-mundo/
Solicite ao aluno colar no caderno uma ilustração sobre mudanças corporais e elaborar um comentário sobre ela com base no que foi estudado nesta aula.
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