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O CORPO E AS DOENÇAS DA ATUALIDADE

 

25/11/2010

Autor e Coautor(es)
Delma Faria Shimamoto
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

CLÁUDIA REGINA M. G. FERNANDES

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cultura e diversidade cultural
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O estudo pretende que o aluno seja capaz de:

Descrever as características das doenças do século XXI e as condições sociais de sua produção.

Listar as principais formas de prevenção das doenças atuais.  

Reconhecer atitudes de risco para a saúde.

Duração das atividades
01 h/a
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios para desenvolver esta aula.

Estratégias e recursos da aula

Professor, você deverá entregar este texto informativo para os alunos.

No Brasil, nos dias atuais, estas doenças constituem problema de saúde pública pelo número de pessoas que por elas são acometidas.

Uma alergia é uma situação na qual o organismo apresenta uma resposta imunológica (de defesa) diferente da resposta protetora esperada, causando alterações indesejáveis, como espirros, falta de ar, inchaços, manchas na pele, entre outros.  As substâncias mais comuns que causam reações alérgicas incluem: polens, partículas de pó, esporos de fungos, alimentos, látex, veneno de insetos, medicamentos, entre outros.   

O diabetes é provocado pelo aumento da taxa de glicose no sangue causado pela deficiência de produção e/ou de ação da insulina. Os sintomas do aumento da glicose no sangue são: sede excessiva, surgimento do hábito de urinar à noite, aumento do número de micções, fadiga, fraqueza, tonturas, visão borrada, aumento de apetite, perda de peso. Os sintomas das complicações envolvem queixas visuais, cardíacas, circulatórias, digestivas, renais, urinárias, neurológicas, dermatológicas, ortopédicas, entre outras.

Quem passa horas diante de um computador pode desenvolver a LER (lesão por esforço repetitivo) que é uma doença que atinge geralmente as mãos, dificultando os movimentos e provocando dor. Comuns também são as dores cervicais causadas pela má postura da coluna, as dores de cabeça, as dores nos ombros e braços, secura e ardência nos olhos. Além disso, o uso excessivo pode até mesmo, interferir na personalidade e no cotidiano do usuário, como o vício pela internet. A popularização do computador acarretou o aumento das possibilidades e gravidade dos problemas de saúde causados pelo seu uso incorreto.

Denomina-se obesidade uma enfermidade caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal que traz prejuízos à saúde do indivíduo. A obesidade é o resultado de diversas interações, nas quais chamam a atenção os aspectos genéticos, ambientais e comportamentais. Independente da importância dessas diversas causas, o ganho de peso está sempre associado a um aumento da ingesta alimentar e a uma redução do gasto energético correspondente a essa ingesta.

O infarto do miocárdio se dá quando o suprimento de sangue a uma parte do músculo cardíaco é reduzido ou cortado totalmente. Isso acontece quando uma artéria coronária está contraída ou obstruída, parcial ou totalmente. Existem infartos silenciosos, que são revelados ao eletrocardiograma ou outros exames por ocasião de exames rotineiros. Estima-se que no Brasil a incidência anual de infartos do miocárdio seja de 900 mil ao ano, dos quais apenas 600 mil pacientes se recuperam.

Fontes: 

http://www2.brasil-rotario.com.br/revista/materias/rev970/e970_p34.htm  

www.abcdasaude.com.br/   

ATIVIDADE I:

Após ler com os alunos este texto informativo, solicite aos alunos:

  1. Pesquisarem  nas fontes indicadas quais as causas ou fatores que predispõem o indivíduo a desenvolver cada uma destas doenças.
  2.  Refletirem sobre seus hábitos e listarem aqueles que podem predispô-los a estas doenças.
  3.  Listarem as mudanças de hábitos que precisam ser adotadas para garantir a manutenção da saúde.

ATIVIDADE II:

1. Solicite parceria com o professor de Geografia para explorar as condições sociais e econômicas sob as quais vivem o povo nordestino. Discuta com os alunos quais medidas podem ser implantadas para melhorá-las garantindo melhor qualidade de vida aos nordestinos.

Ainda em parceria com geografia, discuta este trecho:

Uma redução expressiva nas mortes por doenças cardiovasculares foi observada na população de 20 a 74 anos. As reduções mais significativas estão nas regiões Sul e Sudeste, que apresentam declínio desde 1990, enquanto a região Nordeste apresentou aumento. Extraído do site: http://portal.saude.gov.br/portal/ 

Discuta com os alunos quais os motivos que justificam as maiores reduções ocorrerem nas regiões sul e sudeste enquanto que no nordeste o número de morte aumentou. Peça para os alunos listarem alguns destes motivos.

(Pode-se entender esta redução pelo acesso a exames preventivos, tratamentos e cirurgias, médicos, hospitais que ocorre com melhores condições nas regiões sul e sudeste em função do seu desenvolvimento socioeconômico. As altas taxas de  baixo peso e subnutrição no primeiro ano de vida características da região nordeste são consideradas fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares em pessoas adultas o que também pode explicar o aumento do número de mortes no nordeste.)

2. Construir um mural no qual sejam expostas gravuras/ilustrações de pessoas em situações de risco. (como por exemplo: pessoas fumando, pessoas estressadas, pessoas obesas, etc.). Os alunos poderão produzir um pequeno texto para a ilustração e também afixá-lo no mural.

ATIVIDADE III:

Segundo o site: http://veja.abril.com.br/240310/quando-rede-vira-vicio-p-110.shtml  desde 1996, quando se consolidou o primeiro estudo de relevo sobre o tema, nos Estados Unidos, a dependência da internet é reconhecida — e tratada — como uma doença. 

Faça o teste! Você é dependente da internet? Responda sim ou não para as perguntas:

Você passa mais tempo do que pensa que deveria navegando na internet?

Você sente que tem problemas em limitar o tempo que passa na net?

Seus amigos ou familiares já reclamaram sobre o tempo que você passa no computador?

Você acha difícil ficar longe da internet por vários dias seguidos?

Existem áreas da internet ou tipos de arquivos que você acha difícil de resistir?

Você tem problemas em controlar seus impulsos de adquirir itens, produtos ou serviços na internet?

Você já tentou, sem sucesso, encurtar o tempo que passa na internet?

A maior parte do seu prazer e satisfação na vida vem da internet?

Seus relacionamentos pessoais ou de trabalho já foram prejudicados pelo tempo que você passa na internet?

RESULTADO:

Se você tem de 0 a 3 respostas sim: Parabéns! Você provavelmente tem muito pouca tendência em se tornar um dependente da internet.

Se marcou quatro respostas sim, pode ou não ter tendência a ser um dependente.

Se marcou 5 ou 6 respostas, a probabilidade de desenvolver esse problema é maior.

Se você marcou de 7 a 9 respostas “sim” você já pode ser uma pessoa dependente da internet.

Extraído do site: http://www.vocesabia.net/testes/saiba-se-voce-e-viciado-em-internet/       

Recursos Complementares
Avaliação

AVALIAÇÃO:

Professor:

Para o fechamento da aula, reforce para os  alunos a necessidade da incorporação de hábitos saudáveis que precisam ser adotados o quanto antes.

Proponha a seguinte atividade para encerramento:

Dividir algumas frases do texto em  partes e distribui-las aleatoriamente aos alunos.

Pedir para os alunos procurarem a parte da frase que complementa a sua.

Os alunos registrarão no quadro a frase formada para que os demais possam copiá-la. (Ao final da atividade todos os alunos terão todas as frases registradas em seus cadernos).

Caso seja necessário, o professor poderá repetir as frases para que todos os alunos participem da atividade.

Sugestão:

As substâncias mais comuns que causam reações alérgicas:  

polens, partículas de pó, esporos de fungos,

alimentos, látex, veneno de insetos,

medicamentos, perfumes, produtos químicos, entre outros.

O diabetes é provocado pelo

aumento da taxa de glicose no sangue

causado pela deficiência de produção e/ou de ação da insulina.

Os sintomas do diabetes são:

sede excessiva, surgimento do hábito de urinar à noite,

aumento do número de micções, fadiga, fraqueza,

tonturas, visão borrada, aumento de apetite, perda de peso.

Quem passa horas diante de um computador

pode desenvolver a LER  (lesão por esforço repetitivo)

que é uma doença que atinge geralmente, as mãos, dificultando os movimentos

e provocando dor.

 

A obesidade é uma enfermidade caracterizada

 pelo acúmulo excessivo de gordura corporal

que traz prejuízos à saúde do indivíduo.

O ganho de peso está sempre associado

ao aumento da ingesta alimentar e

a uma redução do gasto energético.

O infarto do miocárdio se dá

quando o suprimento de sangue a uma parte do músculo cardíaco é

reduzido ou cortado totalmente.  

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