25/11/2010
Eliana Dias
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Atividade 1
Motivação: O professor conversará com os alunos perguntando se sabem o que é um conto maravilhoso. Perguntará se já ouviram falar dos irmãos Grimm, Perrault e Andersen. Deverá, através de questionamentos, ir informando que esses escritores registraram por escrito lindas histórias que eram transmitidas na tradição oral. Dirá que as histórias escritas por eles eram destinadas a um público mais jovem e os heróis delas sempre partiam para enfrentar duras provas como lutar com monstros, feiticeiros, bruxas malvadas. Completará dizendo que esses heróis ao encerem as provas, geralmente, conquistavam o prêmio: a descoberta de um tesouro, o casamento, o ser feliz para sempre.
O professor deverá dar oportunidade aos alunos de compartilharem com os colegas seus conhecimentos. Atualmente podemos encontrar alunos muito bem informados pela televisão, cinema, teatro.
Em seguida, deverá conduzir os alunos à sala de informática, onde acessarão o site
http://sotaodaines.chrome.pt/sotao/histor27.html para fazerem a leitura da história “A bela e o monstro”.
Na realização dessa atividade, o professor poderá optar por uma das duas atividades propostas abaixo:
1-Se preferir, poderá xerocar o texto (apresentado abaixo) para que os alunos possam consultá-lo ao fazerem os exercícios de compreensão e interpretação que se seguem, ou
2- o professor deverá explorar oralmente o texto com os alunos.
Atividade 2
Exercícios de compreensão e interpretação:
1- Um conto maravilhoso sempre começa da mesma forma quando se refere ao tempo e ao local. Apresenta o quando e onde ocorre a ação. Completem o exercício com informações oferecidas pelo texto.:
Tempo:___________________________________________________________________________
Espaço:___________________________________________________________________________
2- O narrador faz um retrato psicológico do jovem príncipe. Como ele é caracterizado? Por que ele se tornou assim?
3- O caráter fantástico de um conto deve-se, muitas vezes, ao aparecimento de uma personagem e de um objeto mágicos.
Personagem mágica_____________________________________
Objeto mágico_________________________________________
4- Com base na leitura do conto completem o seguinte esquema:
ACONTECIMENTO INICIAL |
COMPLICAÇÃO |
RESOLUÇÃO |
|
|
|
|
|
|
5- Como vocês devem ter observado, este conto se inicia como muitos outros. Era uma vez...
a- Qual o verbo utilizado na expressão Era uma vez?
b- Como se chama o tempo verbal empregado?
c- Retire do texto outros verbos empregados neste mesmo tempo.
d- Há verbos no presente? Retire cinco exemplos.
e- Há verbos no pretérito perfeito? Retire-os.
6- Agora completem o esquema concluindo sobre o emprego dos verbos:
no presente |
no pretérito perfeito |
no pretérito imperfeito |
|
|
|
A Bela e o Monstro
Era uma vez um príncipe egoísta que um dia não prestou ajuda a uma velhinha que a solicitou. Só que esta era uma bruxa e gritou uma maldição:
- Julgas-me indefesa! Pela tua falta de piedade condeno-te a viver a partir de hoje como uma Besta.
A transformação foi imediata! O destino da fera ficaria ligado ao de uma rosa encantada, que viveria até que ele chegasse aos 21 anos. Então os dois morreriam. A menos que alguém o amasse!
- Mas que mulher gostará de mim assim?
Anos depois, numa aldeia próxima, já tinham esquecido o sucedido. Ali residia Bela, moça bonita, que gostava muito de ler e que era cortejada por diversos moços.
Uma noite Maurício, o pai de Bela, perdeu-se no Bosque e, depois de muito caminhar, chegou ao castelo de Besta. Chamou, chamou e, como ninguém acorresse e a porta estivesse aberta, entrou e sentou-se junto da lareira, para se aquecer.
- Invadiste a minha casa, velho! - gritou Besta.
- Sou um inventor... suplicou Maurício.
- Juro que não direi a ninguém que o vi... Deixe-me ir embora...
- Cala-te. - rugiu Besta. - És meu prisioneiro!
Dias depois, Bela entrou no castelo, quando andava desesperada em busca do pai.
- Alguém me ouve?
Besta apareceu e levou-a à cela do pai.
- Velho, vai-te embora, mas se contares a alguém o meu segredo, não verás mais a tua filha!
Noite dentro, Besta lembrou-se que deveria conseguir o amor sincero de uma mulher... Mas como? Com pena de Bela, conduziu-a a um grande e confortável quarto. Deu-lhe de comer e portou-se com a máxima educação. E ofereceu-lhe um lindo vestido.
No dia seguinte, ao entrar na biblioteca do castelo, ficou espantada.
- Nunca vi tantos livros. Já os leu todos?
- Não, respondeu Besta.
- Creio que é mais humano do que aparenta, senhor!
Continuando o mostrar-lhe o castelo, entraram na sala aonde se encontrava a rosa mágica.
- Está a morrer! - gritou ela.
- E eu morro com ela! - disse tristemente Besta.
Entretanto Bela voltou à aldeia, para salvar o pai que, por ser inventor, o povo achava louco. E no afã de apresentar argumentos falou do castelo e do seu dono, salientando a bondade deste. Mas ninguém acreditou nela. E os camponeses armaram-se com forquilhas e enxadas para matar Besta. Bela adiantou-se e, correndo quanto podia, conseguiu chegar primeiro ao castelo. E avisou o príncipe do perigo que o espreitava. Mas, já muito farto da vida que levava, ele não quis lutar.
Um dos camponeses feriu-o com um punhal e empurrou-o de uma varanda do castelo.
- Vou ajudar-te! - gritou Bela. - Não podes morrer!
Correu até ao jardim e beijou com amor Besta, tentando reanimá-lo. Milagre, este voltou a ser o príncipe que antes fora. Mas nunca mais egoísta e cruel. O castelo encheu-se de vida. E logo depois veio a boda dos dois enamorados, que viveram felizes para sempre.
Atividade 3
1-O professor pedirá que os alunos numerem os quadros pela sequência da narrativa e façam um pequeno resumo do fragmento da históra.
2- Em seguida, os alunos deverão fazer uma ilustração da cena final.
Os trabalhos deverão ser recolhidos para correção e retornados para refacção, se necessário.
O professor deverá expor os trabalhos em um mural, se assim os alunos o autorizarem.
Imagens disponíveis em:
Professor, estimule os alunos que nunca assistiram a representações do conto a acessá-lo no site: http://www.youtube.com/watch?v=PEvRezhVB1c&feature=related
A avaliação dar-se-á durante o processo, ou seja, o docente deverá atentar-se para verifcar o interesse dos estudantes nas atividades.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!