28/10/2010
Helen da Silva Escansett, Miriam Abduche Kaiuca, Simone Alencastre Ro
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
§ Desenvolver a expressão oral;
§ Memorizar versos;
§ Ampliar seu repertório de textos memorizados;
§ Ler de forma independente um texto;
§ Identificar aspectos sonoros da língua;
§ Registrar os versos aprendidos.
Não se faz necessário nenhum conhecimento prévio.
A professora pede para que as crianças se organizem em duplas e distribui para cada dupla uma cartela virada para baixo, combina que após o sinal combinado, elas deverão virar a cartela e descobrir o que está escrito nelas.
Conforme as duplas forem lendo as cartelas serão expostas a fim de que tenha, pelo menos o dobro de versinhos correspondente a quantidade de alunos.
Seguem os versos ou quadrinhas que estarão nas cartelas.
VERSOS / QUADRINHAS
FOLHA DA BANANEIRA DE TÃO VERDE AMARELOU A BOCA DO MEU BEM DE TÃO DOCE AÇUCAROU |
MINHA MÃE TÃ ME CHAMANDO DIZ A ELA QUE EU JÁ VOU ESTOU LENDO UMA CARTINHA QUE O MEU AMOR MANDOU |
JUREI NÃO AMAR NINGUÉM MAS EU CONFESSO A FRAQUEZA NÃO E TANTO CULPA MINHA É CULPA DA NATUREZA |
NÃO HÁ TINTA NESSA RUA NEM PAPEL NESSA CIDADE NEM CANETA QUE CONSIGA DESCREVER MINHA SAUDADE |
QUEM ME DERA TER AGORA UM CAVALINHO DE VENTO PARA DAR UM GALOPINHO AONDE ESTÁ MEU PENSAMENTO |
VOCÊ ME CHAMOU DE FEIO SOU FEIO, MAS SOU DENGOSO TAMBÉM O TEMPERO É FEIO MAS FAZ O PRATO GOSTOSO |
|
|
|
NÃO DÊS A PONTA DO DEDO QUE LOGO TE LEVAM A MÃO DEPOIS DA MÃO, VAI O BRAÇO VAI O PEITO E O CORAÇÃO |
SEXTA-FEIRA FAZ UM ANO QUE MEU CORAÇÃO FECHOU QUEM MORAVA DENTRO DELE TIROU A CHAVE E LEVOU |
FUI PRO MAR COLHER LARANJA FRUTA QUE NO MAR NÃO TEM VIM DE LA TODO MOLHADO DAS ONDAS QUE VÃO E VÊM |
A CIGARRA QUANDO CANTA E PRENÚNCIO DE CALOR MEU PEITO QUANDO SUSPIRA É POR FALTA DO TEU AMOR
|
O FOGO QUANDO SE APAGA NO FOGÃO DEIXA O CALOR O AMOR QUANDO SE APARTA NO CORAÇÃO DEIXA DOR |
MANDEI FAZER UM BARQUINHO DA CASCA DO CAMARÃO O BARQUINHO SAIU PEQUENO SÓ COUBE MEU CORAÇÃO
|
ESSA NOITE TIVE UM SONHO QUE NÃO ME SAI DA LEMBRANÇA SONHEI QUE VI A SAUDADE ABRAÇADA COM A ESPERANÇA |
PISEI NA PEDRINHA PEDRINHA ROLOU PISQUEI PRO MOCINHO MOCINHO GOSTOU |
NA CASINHA DA VOVÓ CERCADINHA DE CIPO O CAFÉ TÁ DEMORANDO COM CERTEZA NÃO TEM PÓ |
FUI PEDIR A SÃO GONÇALO QUE ME FIZESSE CASAR DEZ NOIVAS APARECERAM NOVE DELAS FIZ VOLTAR |
TRINTA DIAS TEM SETEMBRO, ABRIL, JUNHO E NOVEMBRO E OS OUTROS QUE SETE SÃO, TRINTA E UM TODOS TERÃO.
|
LUA DE PRATA PRESA DE CETIM BRILHAS TÃO LINDA LONGE DE MIM |
AÇUCENA DENTRO D’ÁGUA ATURA QUARENTA DIAS MEUS OLHOS FORA DOS TEUS NÃO ATURAM NEM UM DIA |
EU AMO A LETRA... POR ELA TENHO PAIXÃO COM ELA POSSO ESCREVER ............... DO MEU CORAÇÃO |
BATATINHA QUANDO NASCE ESPARRAMA PELO CHÃO MAMÃEZINHA QUANDO DORME PÕE A MÃO NO CORAÇÃO |
SOU PEQUENININHA DE PERNINHA GROSSA VESTIDINIIO CURTO PAPAI NÃO GOSTA |
VOCÊ DIZ QUE ME QUER BEM EU TAMBÉM QUERO A VOCÊ ONDE TEM FOGO, TEM FUMAÇA QUEM QUER BEM, LOGO SE VÊ |
NÃO SEI SE É FATO OU FITA NÃO SEI SE É FITA OU FATO FATO É.QUE ELA ME FITA ME FITA MESMO DE FATO |
EU QUERO MORRER CANTANDO JÁ QUE CHORANDO NASCI QUERO VER SE RECUPERO O QUE CHORANDO PERDI |
ENTREI NO JARDIM DAS FLORES NÃO SEI QUAL ESCOLHEREI AQUELA QUE FOR MAIS BELA COM ELA EU FICAREI |
PINHEIRO DÁ-ME UMA PINHA ROSEIRA DÁ-ME UM BOTÃO MORENA DÁ-ME UM ABRAÇO QUE TE DOU MEU CORAÇÃO |
JOGUEI MEU LENCINHO NO MAR PRA PEGAR PEIXINHO DOURADO NÃO PEGUEI PEIXINHO DOURADO MAS PEGUEI UM NAMORADO |
JOGUEI O ANZOL NA ÁGUA PRA PEGAR PEIXINHO DOURADO NÃO PEGUEI PEIXE DOURADO MAS PEGUEI MEU NAMORADO |
BORBOLETA PEQUENINA SAIA LOGO DO ROSAL VENHA VER QUANTA ALEGRIA QUE HOJE É NOITE DE NATAL |
A LUA VEM SAINDO REDONDA COMO UM VINTÉM SE EU NÃO CASAR COM VOCÊ NÃO CASO COM MAIS NINGUÉM |
MORENA, MINHA MORENA, CORAÇÃO DE MELANCIA UM BEIJO NA SUA BOCA ME SUSTENTA QUINZE DIAS |
VOCÊ DIZ QUE EU SOU SEU ISTO LÁ EU NÃO DIREI O MUNDO DÁ MUITAS VOLTAS EU NÃO SEI DE QUEM SEREI |
SOU PEQUENININHA DO TAMANHO DE UM BOTÃO TRAGO PAPAI NO BOLSO E MAMÃE NO CORAÇÃO |
CORRE, RATINHO QUE O GATO TEM FOME CORRE, RATINHO QUE O GATO TE COME |
QUER SABER O MEU NOME DÊ UMA VOLTA NO JARDIM QUE O MEU NOME ESTÁ ESCRITO NUMA FOLHA DE JASMIM |
LA EM CIMA DO PIANO TEM UM COPO DE VENENO QUEM BEBEU MORREU O AZAR FOI TEU |
AMANHÃ EU VOU EMBORA COMIGO NÃO VAI NINGUÉM QUEM NÃO ME CONHECE, CHORA QUE FARÁ QUEM ME QUER BEM? |
AS MENINAS LÁ DE CASA SÃO MENINAS CATIVOSAS PLANTAM SEMENTE DE FLOR PLANTAM CRAVO E NASCE ROSA |
JOGUEI MEU LENCINHO PRA CIMA APAREI COM A VASSOURA NÃO TEM MOÇA MAIS BONITA QUE A MINHA PROFESSORA |
LÁ EM CIMA DAQUELE MORRO PASSA BOI, PASSA BOIADA SÓ NÃO PASSA A MENININHA DE FRANJINHA CACHEADA |
EU SOU UMA BORBOLETA PEQUENINA E FEITICEIRA ANDO POR MEIO DAS FLORES PROCURANDO QUEM ME QUEIRA |
NO ALTO DAQUELE MORRO TEM DOIS SACOS DE CIMENTO QUANDO UM BATE NO OUTRO É SINAL DE CASAMENTO |
MANJERICAO MIUDINHO SALPICADO DE A B C MEU CORAÇÃO SÓ ME PEDE QUE EM ME CASE COM VOCÊ |
JOÃO CORTA PAU MARIA MEXE ANGU TERESA POE A MESA PRA FESTA DO TATU |
TIGELINHA PINTADINHA EM CIMA DA PRATELEIRA ESPERANDO MEU BENZINHO QUE CHEGA SEGUNDA-FEIRA |
|
LARANJEIRA PEQUENINA CARREGADINHA DE FLORES EU TAMBÉM SOU PEQUENINA CARREGADINHA DE AMORES |
Conforme as duplas forem lendo, a professora os colocará em exposição.
Numa próxima etapa, individualmente as crianças vão até o local da exposição e escolherão o verso que tenham achado mais interessante. Esse será o verso que ela memorizará para apresentar no dia da Oficina.
Após cada criança ter escolhido seu verso a professora diz que montarão um livreto com os versos preferidos da turma, então todos os aluno registrarão os versos escolhidos pelos colegas e por ele mesmo numa matriz e também ilustrarão.
Outra atividade proposta será um ditado, a professora sorteia a quadra e lê para os alunos copiarem numa folha, esta pode ser uma atividade usada para avaliação.
A professora pedira como uma tarefa de casa para que os alunos pesquisem com seus familiares trovinhas e versinhos. Cada criança ganhará uma caixa quadrada e em cada lado escreverão as quadrinhas. Essas caixas ficarão em exposição nas salas ou até mesmo pelos corredores da Escola.
A professora aproveitando as quadrinhas que utilizam adjetivos, proporá que as crianças os substituam, colocando os nomes dos alunos da classe e /ou de seus familiares.
_____________ TÃ ME CHAMANDO DIZ A ELA QUE EU JÁ VOU ESTOU LENDO UMA CARTINHA QUE O MEU AMOR MANDOU. |
FUI PEDIR A ___________________ QUE ME FIZESSE CASAR DEZ NOIVAS APARECERAM NOVE DELAS FIZ VOLTAR |
EU AMO A LETRA ______ POR ELA TENHO PAIXÃO COM ELA POSSO ESCREVER ______________ DO MEU CORAÇÃO |
__________ , MINHA/MEU ___________, CORAÇÃO DE MELANCIA UM BEIJO NA SUA BOCA ME SUSTENTA QUINZE DIAS |
JOGUEI MEU LENCINHO PRA CIMA APAREI COM A VASSOURA NÃO TEM MOÇA MAIS BONITA QUE A MINHA ________________ |
_______________ CORTA PAU ________________ MEXE ANGU ______________ POE A MESA PRA FESTA DO TATU |
_________________ MIUDINHO SALPICADO DE A B C MEU CORAÇÃO SÓ ME PEDE QUE EM ME CASE COM VOCÊ |
NA CASINHA DA ________________ CERCADINHA DE CIPO O CAFÉ TÁ DEMORANDO COM CERTEZA NÃO TEM PÓ |
Finalizando esse projeto os alunos poderão criar suas próprias quadrinhas, a partir dos modelos já trabalhados. Esta atividade auxiliará na descoberta de rimas, de formas de composição que tem uma seqüência linguística.
No decorrer das atividades observar o prazer dos alunos em participarem das atividades e suas contribuições.
Quais alunos conseguem se expressar com desenvoltura, quais conseguem recitar os versos com domínio, os que mostram mais envergonhados em recitar.
Verificar o cuidado e envolvimento de cada aluno na realização das tarefas.
Quatro estrelas 6 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
02/10/2014
Cinco estrelasamei e me ajudou muito mesmo quem fez isto esta de parabéns eu dou nota10 pra vcs
31/08/2014
Cinco estrelaslegal
08/05/2013
Cinco estrelasgostei muito vo copiar que a minha professora de portugues quer 3 quadrinhas pra hoje
20/08/2012
Cinco estrelasé muito legal eu copiei la no meu carderno todinho o poema e tambem a professora pasou
12/06/2012
Cinco estrelasamei
02/11/2010
Quatro estrelasAchei a aula muito interessante,pois versos são textos de fácil aprendizagem, por serem pequenos as crianças memorizam rápido.