Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


VERSOS, DECORANDO RECITANDO E ESCREVENDO

 

28/10/2010

Autor e Coautor(es)
Glória Maria de Oliveira
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Helen da Silva Escansett, Miriam Abduche Kaiuca, Simone Alencastre Ro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

§  Desenvolver a expressão oral;

§  Memorizar versos;

§ Ampliar seu repertório de textos memorizados;

§  Ler de forma independente um texto;

§ Identificar aspectos sonoros da língua;

§ Registrar os versos aprendidos.  

Duração das atividades
Três aulas com duração de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não se faz necessário nenhum conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

A professora pede para que as crianças se organizem em duplas e  distribui para cada dupla uma cartela virada para baixo, combina que após  o sinal combinado, elas  deverão virar a cartela e descobrir o que está escrito nelas.

Conforme as duplas forem lendo as cartelas serão expostas a fim de que tenha, pelo menos o dobro de versinhos correspondente a quantidade de alunos.

Seguem os versos ou quadrinhas que estarão nas cartelas.

VERSOS / QUADRINHAS

    

FOLHA DA BANANEIRA

DE TÃO VERDE AMARELOU

A BOCA DO MEU BEM

DE TÃO DOCE AÇUCAROU

MINHA MÃE TÃ ME CHAMANDO DIZ A ELA QUE EU JÁ VOU

ESTOU LENDO UMA CARTINHA QUE O MEU AMOR MANDOU

JUREI NÃO AMAR NINGUÉM

MAS EU CONFESSO A FRAQUEZA NÃO E TANTO CULPA MINHA

É CULPA DA NATUREZA

NÃO HÁ TINTA NESSA RUA

NEM PAPEL NESSA CIDADE

NEM CANETA QUE CONSIGA DESCREVER MINHA SAUDADE

QUEM ME DERA TER AGORA

UM CAVALINHO DE VENTO

PARA DAR UM GALOPINHO

AONDE ESTÁ MEU PENSAMENTO

VOCÊ ME CHAMOU DE FEIO

SOU FEIO, MAS SOU DENGOSO TAMBÉM O TEMPERO É FEIO

MAS FAZ O PRATO GOSTOSO

NÃO DÊS A PONTA DO DEDO

QUE LOGO TE LEVAM A MÃO DEPOIS  DA MÃO, VAI O BRAÇO VAI O PEITO E O CORAÇÃO

SEXTA-FEIRA FAZ UM ANO

QUE MEU CORAÇÃO FECHOU

QUEM MORAVA DENTRO DELE TIROU A CHAVE E LEVOU

FUI PRO MAR COLHER LARANJA FRUTA QUE NO MAR NÃO TEM

VIM DE LA TODO MOLHADO

DAS ONDAS QUE VÃO E VÊM

A CIGARRA QUANDO CANTA

E PRENÚNCIO DE CALOR MEU PEITO QUANDO SUSPIRA

É POR FALTA DO TEU AMOR   

O FOGO QUANDO SE APAGA

NO FOGÃO DEIXA O CALOR

O AMOR QUANDO SE APARTA

NO CORAÇÃO DEIXA DOR

MANDEI FAZER UM BARQUINHO DA CASCA DO CAMARÃO

O BARQUINHO SAIU PEQUENO

SÓ COUBE MEU CORAÇÃO  

ESSA NOITE TIVE UM SONHO

QUE NÃO ME SAI DA LEMBRANÇA SONHEI QUE VI A SAUDADE ABRAÇADA COM A ESPERANÇA

PISEI NA PEDRINHA

PEDRINHA ROLOU

PISQUEI PRO MOCINHO

MOCINHO GOSTOU

NA CASINHA DA VOVÓ

CERCADINHA  DE CIPO

O CAFÉ TÁ DEMORANDO

COM CERTEZA NÃO TEM PÓ

FUI PEDIR A SÃO GONÇALO

QUE ME FIZESSE CASAR

DEZ NOIVAS APARECERAM

NOVE DELAS FIZ VOLTAR

TRINTA DIAS TEM SETEMBRO, ABRIL, JUNHO E NOVEMBRO

E OS OUTROS QUE SETE SÃO, TRINTA E UM TODOS TERÃO.   

LUA DE PRATA

PRESA DE CETIM

BRILHAS TÃO LINDA

LONGE DE MIM

AÇUCENA DENTRO D’ÁGUA

ATURA QUARENTA DIAS

MEUS OLHOS FORA DOS TEUS

NÃO ATURAM NEM UM DIA    

EU AMO A LETRA...

POR ELA TENHO PAIXÃO

COM ELA POSSO ESCREVER ............... DO MEU CORAÇÃO

BATATINHA QUANDO NASCE ESPARRAMA PELO CHÃO MAMÃEZINHA QUANDO DORME PÕE A MÃO NO CORAÇÃO

SOU PEQUENININHA

DE PERNINHA GROSSA VESTIDINIIO CURTO

PAPAI NÃO GOSTA   

VOCÊ DIZ QUE ME QUER BEM

EU TAMBÉM QUERO A VOCÊ

ONDE TEM FOGO, TEM FUMAÇA QUEM QUER BEM, LOGO SE VÊ

NÃO SEI SE É FATO OU FITA

NÃO SEI SE É FITA OU FATO

FATO É.QUE ELA ME FITA

ME FITA MESMO DE FATO  

EU QUERO MORRER CANTANDO

JÁ QUE CHORANDO NASCI

QUERO VER SE RECUPERO

O QUE CHORANDO PERDI

ENTREI NO JARDIM DAS FLORES NÃO SEI QUAL ESCOLHEREI AQUELA QUE FOR MAIS BELA

COM ELA EU FICAREI

PINHEIRO DÁ-ME UMA PINHA ROSEIRA DÁ-ME UM BOTÃO MORENA DÁ-ME UM ABRAÇO

QUE TE DOU MEU CORAÇÃO  

JOGUEI MEU LENCINHO NO MAR PRA PEGAR PEIXINHO DOURADO NÃO PEGUEI PEIXINHO DOURADO MAS PEGUEI UM NAMORADO

JOGUEI O ANZOL NA ÁGUA PRA PEGAR PEIXINHO DOURADO

NÃO PEGUEI PEIXE DOURADO

MAS PEGUEI MEU NAMORADO

BORBOLETA PEQUENINA

SAIA LOGO DO ROSAL

VENHA VER QUANTA ALEGRIA

QUE HOJE É NOITE DE NATAL

A LUA VEM SAINDO

REDONDA COMO UM VINTÉM

SE EU NÃO CASAR COM VOCÊ

NÃO CASO COM MAIS NINGUÉM   

 MORENA, MINHA MORENA, CORAÇÃO DE MELANCIA

UM BEIJO NA SUA BOCA

ME SUSTENTA QUINZE DIAS

VOCÊ DIZ QUE EU SOU SEU

ISTO LÁ EU NÃO DIREI

O MUNDO DÁ MUITAS VOLTAS

EU NÃO SEI DE QUEM SEREI

SOU PEQUENININHA

DO TAMANHO DE UM BOTÃO TRAGO PAPAI NO BOLSO

E MAMÃE NO CORAÇÃO

CORRE, RATINHO

QUE O GATO TEM FOME

CORRE, RATINHO

QUE O GATO TE COME   

QUER SABER O MEU NOME

DÊ UMA VOLTA NO JARDIM

QUE O MEU NOME ESTÁ ESCRITO NUMA FOLHA DE JASMIM

LA EM CIMA DO PIANO

TEM UM COPO DE VENENO

QUEM BEBEU MORREU

O AZAR FOI TEU  

AMANHÃ EU VOU EMBORA COMIGO NÃO VAI NINGUÉM

QUEM NÃO ME CONHECE, CHORA QUE FARÁ QUEM ME QUER BEM?

AS MENINAS LÁ DE CASA

SÃO MENINAS CATIVOSAS PLANTAM SEMENTE DE FLOR PLANTAM CRAVO E NASCE ROSA   

JOGUEI MEU LENCINHO PRA CIMA APAREI COM A VASSOURA

 NÃO TEM MOÇA MAIS BONITA QUE A MINHA PROFESSORA   

LÁ EM CIMA DAQUELE MORRO PASSA BOI, PASSA BOIADA

SÓ NÃO PASSA A MENININHA

DE FRANJINHA CACHEADA

EU SOU UMA BORBOLETA PEQUENINA E FEITICEIRA

ANDO POR MEIO DAS FLORES PROCURANDO QUEM ME QUEIRA

NO ALTO DAQUELE MORRO

TEM DOIS SACOS DE CIMENTO QUANDO UM BATE NO OUTRO

É SINAL DE CASAMENTO

MANJERICAO MIUDINHO SALPICADO DE A B C

MEU CORAÇÃO SÓ ME PEDE

QUE EM ME CASE COM VOCÊ   

JOÃO CORTA PAU

MARIA MEXE ANGU

TERESA POE A MESA

PRA FESTA DO TATU

TIGELINHA PINTADINHA

EM CIMA DA PRATELEIRA ESPERANDO MEU BENZINHO QUE CHEGA SEGUNDA-FEIRA

LARANJEIRA PEQUENINA CARREGADINHA DE FLORES

EU TAMBÉM SOU PEQUENINA CARREGADINHA DE AMORES

Conforme as duplas forem lendo, a professora os colocará em exposição.

Numa próxima etapa, individualmente as crianças vão até o local da exposição e escolherão o verso que tenham achado mais interessante. Esse será o  verso que ela memorizará para apresentar no dia da Oficina.

Após cada criança ter escolhido seu verso a professora diz que montarão um livreto com os versos preferidos da turma, então todos os  aluno registrarão os  versos escolhidos pelos colegas e por ele mesmo numa matriz e também ilustrarão.

Outra atividade proposta será um ditado, a professora sorteia a quadra e lê para os  alunos copiarem numa folha, esta pode ser uma atividade usada para avaliação.

A professora pedira como uma tarefa de casa para que os alunos pesquisem com seus familiares trovinhas e  versinhos. Cada criança ganhará uma caixa quadrada e em cada lado escreverão as  quadrinhas. Essas caixas ficarão em exposição nas salas ou até mesmo pelos corredores da Escola.

A professora aproveitando as quadrinhas que utilizam adjetivos, proporá que as crianças os substituam,   colocando os  nomes dos alunos da classe e /ou  de seus familiares.

_____________  TÃ ME CHAMANDO

 DIZ A ELA QUE EU JÁ VOU

ESTOU LENDO UMA CARTINHA

QUE O MEU AMOR MANDOU.

FUI PEDIR A ___________________

QUE ME FIZESSE CASAR

DEZ NOIVAS APARECERAM

 NOVE DELAS FIZ VOLTAR

EU AMO A LETRA ______

POR ELA TENHO PAIXÃO

COM ELA POSSO ESCREVER

______________ DO MEU CORAÇÃO  

__________ , MINHA/MEU ___________,

 CORAÇÃO DE MELANCIA

UM BEIJO NA SUA BOCA

ME SUSTENTA QUINZE DIAS

JOGUEI MEU LENCINHO PRA CIMA

APAREI COM A VASSOURA

NÃO TEM MOÇA MAIS BONITA

QUE A MINHA ________________  

_______________  CORTA PAU

  ________________ MEXE ANGU

  ______________  POE A MESA

 PRA FESTA DO TATU

_________________  MIUDINHO

SALPICADO DE A B C

MEU CORAÇÃO SÓ ME PEDE

QUE EM ME CASE COM VOCÊ

NA CASINHA DA ________________

CERCADINHA  DE CIPO

O CAFÉ TÁ DEMORANDO

COM CERTEZA NÃO TEM PÓ

 Finalizando esse projeto os alunos poderão criar suas próprias quadrinhas, a partir dos modelos já trabalhados. Esta atividade auxiliará na descoberta de rimas, de formas de composição que tem uma seqüência linguística.

Recursos Complementares
  •  FOLCLORIANDO;  AUTOR: Almir Piedade  ILUSTRADOR: André Vilela e Mirela Spinelli EDITORA: ELEMENTAR
  •  PERSONAGENS ENCANTADOS; AUTOR: INGRID BIESEMEYER BELLINGHAUSEN EDITORA: DCL  DIFUSÃO CULTURAL DO LIVRO   
  • O MAIS ASSUSTADOR DO FOLCLORE: MONSTROS DA MITOLOGIA  BRASILEIRO AUTOR: LUCIANA GARCIA ILUSTRADOR: ROGER CRUZ E BRUNA BRITO EDITORA: CARAMELO   
  • MEU LIVRO do FOLCLORE AUTOR: Ricardo Azevedo EDITORA: Ática   
  • ARMAZEM do  FOLCLORE  AUTOR: Ricardo Azevedo EDITORA: Ática
  • HISTORIAS DO MESTRE ANDRE AUTOR: Marcelo Xavier EDITORA: Formato
Avaliação

No decorrer das atividades observar o prazer dos alunos  em participarem das atividades e suas contribuições.

Quais alunos conseguem se expressar com desenvoltura, quais conseguem recitar os versos com domínio, os que mostram mais envergonhados em recitar.

Verificar o cuidado  e envolvimento de cada aluno na realização das tarefas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 6 classificações

  • Cinco estrelas 5/6 - 83,33%
  • Quatro estrelas 1/6 - 16,67%
  • Três estrelas 0/6 - 0%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.