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Análise de textos informativos: observação de Campanhas eleitorais.

 

31/01/2011

Autor e Coautor(es)
Mariane Patrícia Madeira Lopes
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Produzir e revisar textos com autonomia.
  • Ler com autonomia e interpretar as informações.
  •  Expressar oralmente suas opiniões aos colegas e professor com clareza e respeito.
  • Ampliar o processo de leitura e interpretação de textos informativos utilizando como referência a temática campanha eleitoral.
  • Aprender termos específicos referentes ao sistema eleitoral brasileiro.
Duração das atividades
Seis aulas de aproximadamente 40 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  Crianças que, de preferência, já tenham consolidada a compreensão do funcionamento do sistema de escrita alfabético.

Estratégias e recursos da aula

Introdução  

 Para introdução sugerimos um texto longo que poderá ser lido em duplas ou ser lido pelo professor.

*Fonte do texto e das imagens:  http://chc.cienciahoje.uol.com.br/colunas/maquina-do-tempo/e-tempo-de-eleicao   

É tempo de eleição

E a coluna Máquina do tempo explica por que mesmo quem não tem idade para votar deve ficar atento Por: Keila Grinberg, Departamento de História, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Publicado em 24/09/2010 | Atualizado em 27/09/2010

(Ilustração: Cruz).

Neste mês, a coluna Máquina do tempo viajou para uma época muito interessante: a nossa! E foi cair justamente em nosso país, às vésperas das eleições. O quê? Você acha que esse evento não tem nada a ver com a sua vida só porque ainda não tem idade para votar? Pois saiba que a escolha de nossos representantes é muito importante tanto para as crianças quanto para os adultos do Brasil.

Votar é escolher as pessoas que vão representar nossos interesses, fazer as leis do país e governá-lo. Parece distante do nosso cotidiano, mas não é. Afinal, todos os dias fazemos escolhas. Por exemplo: você chega à escola e fica pensando se o melhor é sentar na primeira fila, para prestar mais atenção à aula, ou ficar lá atrás com os amigos. A escolha é sua. E é melhor pensar bem antes de responder, pois nem sempre a melhor alternativa é a que parece!

 O voto também é uma escolha. Só que é como se estivéssemos dando a alguém o poder de decidir o que podemos ou não fazer. Imagine a seguinte situação: você chega à pracinha onde sempre brinca com seus amigos e encontra um grupo de crianças novas no bairro. Vocês querem jogar futebol, mas os outros ocuparam a quadra antes e querem jogar queimado. Não há espaço para dois jogos ao mesmo tempo e começa a discussão: você e seu grupo acham que têm direito de jogar futebol porque desde pequenos jogam lá todos os dias. E as outras crianças acham que têm direito de jogar queimado porque, naquele dia, chegaram antes. Quem tem razão?

 

 

Acertou quem respondeu que os dois grupos têm razão. Mas isso não resolve o problema! Ainda temos um grupo que quer jogar futebol, outro que quer jogar queimado. Vamos partir do princípio de que não vale resolver no tapa. A solução, então, é conversar. Só que não dá para todo mundo falar ao mesmo tempo. É aí que alguém tem uma ideia: cada grupo deve escolher um representante, os dois irão conversar e o que eles decidirem será respeitado por todos.

 Proposta aceita, os que queriam representar o grupo se candidataram e cada um escolheu a pessoa que considerava mais apta para ir conversar com a outra. Depois de muito papo, elas chegaram a várias decisões. A primeira delas é a mais importante: todas as crianças têm direito de brincar na pracinha. A segunda é que foi estabelecido um horário para jogar futebol, outro para jogar queimado. E também combinaram que, quando houvesse necessidade de resolver novos problemas, fariam outras reuniões. Afinal, já pensou se aparecesse alguém querendo jogar vôlei?

O que as crianças desta pracinha fizeram é o que fazem os eleitores. Como seria impossível entrarmos todos em uma sala para resolver os nossos problemas, escolhemos os candidatos que consideramos os melhores para fazer isso. Quando eleitos, eles se reúnem, discutem, decidem e escrevem as leis de cada lugar. E depois têm que cuidar para que as regras sejam mesmo seguidas. Mas as pessoas que são eleitas nunca podem esquecer o mais importante: não importa as ideias que cada um tenha e os interesses que defenda. Todo mundo é igual e tem os mesmos direitos. Como na pracinha.

  • Permita que as crianças se expressem livremente sobre o texto lido e, se necessário, esclareça dúvidas.
  • Converse com as crianças sobre o que elas observam durante o período em que temos campanha eleitoral. Em quais lugares e/ou meios de comunicação estão presentes as propagandas políticas.   

*As crianças deverão produzir um pequeno texto sobre a importância que acreditam que haja em uma eleição de um Presidente da República.   

  • Corrija e oriente a revisão do texto.   

Utilizando dicionário   

 

  • Em duplas as crianças deverão fazer a leitura de alguns termos referentes à eleição. Como por exemplo:   
  • Campanha eleitoral Mesário Partido Candidato.
  • Outros que julgar pertinente.
  • Peça às crianças que  comentem sobre os significados dos seguintes termos: “Campanha eleitoral”, ”Partido”, “Mesário”.  As duplas deverão discutir e entrar em consenso sobre os significados lidos no site.  

 

   Coletando material eleitoral.

 PARA CASA/TAREFA/LIÇÃO DE CASA DE PORTUGUÊS

 1.    RECOLHA  MATERIAIS DE PROPAGANDA POLÍTICA TAIS COMO SANTINHOS ( PEQUENAS FOLHAS DE PROPAGANDA POLÍTICA), ADESIVOS,  FOLDERS. FAÇA A LEITURA DE TODOS ELES COM AJUDA DE ALGUÉM DA SUA FAMÍLIA POIS VOCÊ PRECISARÁ MOSTRÁ-LOS A SEUS COLEGAS.

 2.    ASSISTA AO HORÁRIO ELEITORAL GRATUITO E CONVERSE SOBRE ELE COM SUA FAMÍLIA. PERGUNTE AOS SEUS PAIS SE JÁ ESCOLHERAM UM CANDITADO ( NÃO PERGUNTE EM QUEM ELE VAI VOTAR POIS O VOTO É SECRETO!) PEÇA A SUA FAMÍLIA QUE AJUDE VOCÊ A ESCREVER OS MOTIVOS DA ESCOLHA  NESTE CANDIDATO E REGISTRE NO ESPAÇO ABAIXO.  

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3.    A PROPAGANDA POLÍTICA AJUDOU A DECIDIR EM QUEM VOTAR? POR QUÊ?  

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Eleição do representante da turma   

Para acontecer uma eleição será necessário:

·         Candidatos: representante do partido político que irá defender os interesses do povo, no caso será o de toda a turma.

·         Mesário: É o que fica na Seção Eleitoral do início ao fim da votação, que recebe o eleitor, colhe e confere sua assinatura no caderno de votação e libera para que esse eleitor possa exercer o seu direito e dever de votar. Também é ele que garante o sigilo do voto e a tranqüilidade no ambiente de votação, e que zela pela segurança da urna eletrônica durante todo o processo de votação. No dia da eleição, o mesário é a autoridade máxima dentro da Seção Eleitoral.*

·         Partido: Grupo de cidadãos com idéias parecidas e com os mesmos objetivos políticos. Os partidos políticos são muito importantes para as democracias do mundo atual.**

*Retirado do site: http://www.tre-mg.gov.br/mesario/mesario_tri.htm    

** Retirado do site: http://www.plenarinho.gov.br/dicionario/index_html?letra=c&palavra=campanha    

  •  Divida a turma em quatro grupos realizando um sorteio.
  • Dois grupos serão os eleitores/mesários.
  • Os outros dois grupos deverão formar partidos políticos que irão fazer propostas para melhorar a turma.
  • Cada grupo deverá criar um nome para o partido, que propostas irão defender e escolher um candidato para ser o representante da turma.
  • Deverão ser  escritos cartazes e feitos “santinhos” para divulgar os projetos dos candidatos utilizando os trazidos pelas crianças como modelo.
  • O restante da turma deverá fazer uma urna de papel, utilizando uma caixa de sapatos, por exemplo, cortar papéis para que sejam escritos os votos, e escolher os mesários.
  • Cada partido deverá colar os cartazes na sala de aula  e distribuir os  santinhos para a turma.
  • Os candidatos terão  5 minutos para defenderem sua campanha .
  • Organize um momento para a votação e deixe que duas crianças que não participaram dos partidos políticos como responsáveis pela contagem de votos.
  • Faça uma análise com as crianças de quem foi votado e se ele será capaz realmente de cumprir o que prometeu em campanha. 
Recursos Complementares

  Mostre às crianças os sites:

http://www.plenarinho.gov.br/ Site do Governo Brasileiro voltado às crianças com  temática política.  

 O vídeo http://www.youtube.com/watch?v=i4-G5bvllr4 mostra um episódio do Programa infantil Zuzubalândia relacionado a propaganda política. 

Avaliação

Durante a realização das atividades observe se a criança:

  • Na atividade de produção de texto demonstrou compreensão global do tema e conseguiu produzir e revisar o texto com autonomia.
  • Individualmente ou em dupla consegue ler com autonomia e interpretar as informações do texto.
  • Expressa oralmente suas opiniões aos colegas e professor com clareza e respeito.
  • Participa da atividade coletiva demonstrando compreensão do tema abordado.  
Opinião de quem acessou

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