31/01/2011
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de ensino e aprendizagem |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Formas de organização dos conteúdos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Crianças que, de preferência, já tenham consolidada a compreensão do funcionamento do sistema de escrita alfabético.
Introdução
Para introdução sugerimos um texto longo que poderá ser lido em duplas ou ser lido pelo professor.
*Fonte do texto e das imagens: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/colunas/maquina-do-tempo/e-tempo-de-eleicao
É tempo de eleição
E a coluna Máquina do tempo explica por que mesmo quem não tem idade para votar deve ficar atento Por: Keila Grinberg, Departamento de História, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Publicado em 24/09/2010 | Atualizado em 27/09/2010
(Ilustração: Cruz).
Neste mês, a coluna Máquina do tempo viajou para uma época muito interessante: a nossa! E foi cair justamente em nosso país, às vésperas das eleições. O quê? Você acha que esse evento não tem nada a ver com a sua vida só porque ainda não tem idade para votar? Pois saiba que a escolha de nossos representantes é muito importante tanto para as crianças quanto para os adultos do Brasil.
Votar é escolher as pessoas que vão representar nossos interesses, fazer as leis do país e governá-lo. Parece distante do nosso cotidiano, mas não é. Afinal, todos os dias fazemos escolhas. Por exemplo: você chega à escola e fica pensando se o melhor é sentar na primeira fila, para prestar mais atenção à aula, ou ficar lá atrás com os amigos. A escolha é sua. E é melhor pensar bem antes de responder, pois nem sempre a melhor alternativa é a que parece!
O voto também é uma escolha. Só que é como se estivéssemos dando a alguém o poder de decidir o que podemos ou não fazer. Imagine a seguinte situação: você chega à pracinha onde sempre brinca com seus amigos e encontra um grupo de crianças novas no bairro. Vocês querem jogar futebol, mas os outros ocuparam a quadra antes e querem jogar queimado. Não há espaço para dois jogos ao mesmo tempo e começa a discussão: você e seu grupo acham que têm direito de jogar futebol porque desde pequenos jogam lá todos os dias. E as outras crianças acham que têm direito de jogar queimado porque, naquele dia, chegaram antes. Quem tem razão?
Acertou quem respondeu que os dois grupos têm razão. Mas isso não resolve o problema! Ainda temos um grupo que quer jogar futebol, outro que quer jogar queimado. Vamos partir do princípio de que não vale resolver no tapa. A solução, então, é conversar. Só que não dá para todo mundo falar ao mesmo tempo. É aí que alguém tem uma ideia: cada grupo deve escolher um representante, os dois irão conversar e o que eles decidirem será respeitado por todos.
Proposta aceita, os que queriam representar o grupo se candidataram e cada um escolheu a pessoa que considerava mais apta para ir conversar com a outra. Depois de muito papo, elas chegaram a várias decisões. A primeira delas é a mais importante: todas as crianças têm direito de brincar na pracinha. A segunda é que foi estabelecido um horário para jogar futebol, outro para jogar queimado. E também combinaram que, quando houvesse necessidade de resolver novos problemas, fariam outras reuniões. Afinal, já pensou se aparecesse alguém querendo jogar vôlei?
O que as crianças desta pracinha fizeram é o que fazem os eleitores. Como seria impossível entrarmos todos em uma sala para resolver os nossos problemas, escolhemos os candidatos que consideramos os melhores para fazer isso. Quando eleitos, eles se reúnem, discutem, decidem e escrevem as leis de cada lugar. E depois têm que cuidar para que as regras sejam mesmo seguidas. Mas as pessoas que são eleitas nunca podem esquecer o mais importante: não importa as ideias que cada um tenha e os interesses que defenda. Todo mundo é igual e tem os mesmos direitos. Como na pracinha.
*As crianças deverão produzir um pequeno texto sobre a importância que acreditam que haja em uma eleição de um Presidente da República.
Utilizando dicionário
Coletando material eleitoral.
PARA CASA/TAREFA/LIÇÃO DE CASA DE PORTUGUÊS
1. RECOLHA MATERIAIS DE PROPAGANDA POLÍTICA TAIS COMO SANTINHOS ( PEQUENAS FOLHAS DE PROPAGANDA POLÍTICA), ADESIVOS, FOLDERS. FAÇA A LEITURA DE TODOS ELES COM AJUDA DE ALGUÉM DA SUA FAMÍLIA POIS VOCÊ PRECISARÁ MOSTRÁ-LOS A SEUS COLEGAS.
2. ASSISTA AO HORÁRIO ELEITORAL GRATUITO E CONVERSE SOBRE ELE COM SUA FAMÍLIA. PERGUNTE AOS SEUS PAIS SE JÁ ESCOLHERAM UM CANDITADO ( NÃO PERGUNTE EM QUEM ELE VAI VOTAR POIS O VOTO É SECRETO!) PEÇA A SUA FAMÍLIA QUE AJUDE VOCÊ A ESCREVER OS MOTIVOS DA ESCOLHA NESTE CANDIDATO E REGISTRE NO ESPAÇO ABAIXO.
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3. A PROPAGANDA POLÍTICA AJUDOU A DECIDIR EM QUEM VOTAR? POR QUÊ?
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Eleição do representante da turma
Para acontecer uma eleição será necessário:
· Candidatos: representante do partido político que irá defender os interesses do povo, no caso será o de toda a turma.
· Mesário: É o que fica na Seção Eleitoral do início ao fim da votação, que recebe o eleitor, colhe e confere sua assinatura no caderno de votação e libera para que esse eleitor possa exercer o seu direito e dever de votar. Também é ele que garante o sigilo do voto e a tranqüilidade no ambiente de votação, e que zela pela segurança da urna eletrônica durante todo o processo de votação. No dia da eleição, o mesário é a autoridade máxima dentro da Seção Eleitoral.*
· Partido: Grupo de cidadãos com idéias parecidas e com os mesmos objetivos políticos. Os partidos políticos são muito importantes para as democracias do mundo atual.**
*Retirado do site: http://www.tre-mg.gov.br/mesario/mesario_tri.htm
** Retirado do site: http://www.plenarinho.gov.br/dicionario/index_html?letra=c&palavra=campanha
Mostre às crianças os sites:
http://www.plenarinho.gov.br/ Site do Governo Brasileiro voltado às crianças com temática política.
O vídeo http://www.youtube.com/watch?v=i4-G5bvllr4 mostra um episódio do Programa infantil Zuzubalândia relacionado a propaganda política.
Durante a realização das atividades observe se a criança:
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
02/09/2011
Quatro estrelasGostei muito dessa aula!