04/01/2011
Marcos Vinicius Pimentel de Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
Aprender a movimentação específica dos braços durante o nado de peito.
Coordenar os braços e pernas durante o nado de peito.
Executar a respiração adequada ao nado de peito.
Esta aula não necessita de conhecimentos prévios.
Atividade 1: “Aprendendo o nado de peito dentro e fora da piscina”.
Os alunos iniciarão esta atividade fora da piscina, sentados na borda, com as pernas dentro da água, realizando a movimentação básica da pernada de peito, enfatizando o posicionamento dos pés e dos joelhos. No segundo momento desta atividade, os alunos deverão deitar em decúbito ventral, na borda da piscina, colocando os dois braços dentro da água e realizando a movimentação básica da braçada do nado peito.
Na segunda parte da atividade, a turma será dividida em quatro grupos, com o mesmo número de alunos por grupo. Os grupos participarão de uma competição em que se deslocarão pela piscina, realizando a braçada e a pernada do nado peito. Os grupos deverão formar filas, dentro da piscina, próximo à borda. O primeiro aluno do grupo realizará um deslocamento até a borda oposta, executando somente a braçada do nado peito; para que suas pernas não se movam, ele deverá usar um flutuador entre elas (por exemplo, pull-bouy ou prancha).
No momento em que alcançar a borda oposta, o aluno deverá mudar o flutuador de lugar, posicionando-o atrás da cabeça. A volta deverá ser feita em decúbito dorsal e somente a pernada do nado de peito deverá ser executada. O aluno deverá posicionar as mãos e os braços atrás da cabeça, dando suporte e apoio ao flutuador. No momento em que chegar de volta ao seu grupo, o aluno deverá entregar o flutuador ao próximo colega e ocupar o último lugar da fila.
Atividade 2: “Torpedo Atômico”.
Nesta atividade, os alunos serão divididos em três grupos, com o mesmo número de alunos por grupo. Os alunos deverão estar dentro da piscina, posicionados próximo à borda e organizados em filas. Na frente de cada fila, deverão ser colocados três arcos, o primeiro arco deverá estar a três metros de distância da borda, o segundo, a três metros do primeiro e o terceiro, a três metros do segundo.
Os arcos deverão estar submersos e, para que estes arcos não subam à superfície, é preciso que eles estejam presos a um peso (por exemplo, saco de areia), que deverá ser posicionado no fundo da piscina.
A atividade acontecerá da seguinte forma: os alunos apoiarão suas mãos, na borda da piscina, e os dois pés na parede, com os pés na parede impulsionarão o corpo para frente e, em seguida, realizarão a extensão dos braços à frente para que os mesmos e o restante do corpo possam passar por dentro do arco. Os alunos deverão realizar esta fase da atividade submersos, para que possam passar por dentro dos arcos. No momento em que passarem pelo primeiro arco, poderão utilizar a pernada e a braçada do nado de peito, para passarem por dentro dos outros arcos. Assim que ultrapassarem o último arco, os alunos subirão à superfície e retornarão para a sua fila, realizando os movimentos do nado de peito.
Dica: Professor, permita que os alunos com maior dificuldade em realizar atividades submersos, subam à superfície, entre um arco e outro, realizando a respiração, o que facilitará o seu desempenho na atividade.
Atividade 3: “Rápido e Ágil”.
Nesta atividade, a turma será dividida em dois grandes grupos, com o mesmo número de alunos em cada grupo. Os grupos deverão ocupar as bordas opostas da piscina, ficando um grupo de frente para outro.
Os alunos dos dois grupos receberão uma numeração correspondente ao número de alunos do grupo, por exemplo, se o grupo tiver quinze alunos, a numeração será de um a quinze. A atividade acontecerá da seguinte maneira: duas bexigas cheias de água serão lançadas no meio da piscina pelo professor, que escolherá dois números (por exemplo, números sete e dezoito). Os alunos portadores desta numeração deverão mergulhar na piscina e nadar até o local onde estiver à bexiga, quem conseguir chegar mais rápido à bexiga marcará um ponto para a sua equipe.
Dica: Professor, ao numerar os alunos, organize os grupos de forma que alunos dos grupos opostos, que tenham um nível de desenvolvimento motor semelhante, recebam a mesma numeração, tornando a disputa mais equilibrada.
http://www.efdeportes.com/efd133/ensinando-a-nadar-fatores-a-serem-considerados.htm
http://www.youtube.com/watch?v=rlZyf7w5WfU
http://www.youtube.com/watch?v=qgxwkCVni80
http://www.youtube.com/watch?v=8mgr2thvAwg&feature=more_related
http://www.youtube.com/watch?v=o0ya63xTl2w&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=shhcrt664dM&feature=more_related
Promova um debate com os seus alunos, no final da aula, abordando os seguintes aspectos:
1) Quais as dificuldades encontradas ao realizar os movimentos de pernada e braçada, no nado de peito?
2) Quais as dificuldades encontradas para nadar submerso?
3) Você conseguiu assimilar minimamente a movimentação básica do nado de peito? Sim ou Não? Por quê?
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13/06/2011
Cinco estrelasgostei muito foi importante e me ajudou