04/11/2010
Ana Paula Silva, Elizabet Rezende de Faria.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Conceituar globalização;
Discutir a relação existente entre a globalização e o futebol;
Avaliar se o futebol brasileiro continua respeitando suas origens.
Não é necessário nenhum conhecimento prévio.
Solicitar com antecedência, que o aluno traga uma camisa do uniforme (oficial ou não oficial) do seu clube de futebol favorito.
Professor, caso o aluno não possa trazer a camisa do uniforme de seu clube, solicite que ele traga outra camisa que represente as cores oficiais e que pesquise em jornais, revistas, álbuns de figurinhas, internet etc., e traga também, uma foto ou imagem da camisa oficial do seu clube favorito.
Sugestões de sites:
Camisas de clubes que jogam o campeonato brasileiro de futebol. Disponível em: http://www.lojagloboesporte.com/futebol/clubes-brasileiros/c2401+c2402+p2.html?sorter=topStock-desc Acesso em 10/09/2010.
Camisas de vários clubes do futebol brasileiro. Disponível em: http://www.sofutebolbrasil.com/ch/index.aspx Acesso em 10/09/2010.
Camisas de clubes que jogam na Série “A” do Campeonato Brasileiro de Futebol. Disponível em: http://www.sofutebolbrasil.com/vitrineVisualizar.aspx?vc=139 Acesso em 10/09/2010.
Camisas de clubes que jogam na Série “B” do Campeonato Brasileiro de Futebol. Disponível em: http://www.sofutebolbrasil.com/vitrineVisualizar.aspx?vc=140 Acesso em 10/09/2010.
Camisas de clubes que jogam na Série “C” do Campeonato Brasileiro de Futebol. Disponível em: http://www.sofutebolbrasil.com/vitrineVisualizar.aspx?vc=198 Acesso em 10/09/2010.
A presença dessas camisas, fotos ou imagens do uniforme dos clubes de futebol é de grande importância para a realização da primeira aula, pois, as logomarcas de empresas presentes nesses uniformes, serão objetos de discussão sobre a relação entre o futebol e a globalização.
Reunir os alunos e propor a realização de um jogo de futsal. Cada equipe será constituída por cinco alunos ou alunas, que tenham a camisa de uniforme do mesmo clube de futebol.
Caso o número de alunos ou alunas, que estão com a camisa do mesmo clube, não seja suficiente para a formação de uma equipe, solicitar que se agrupem com alunos que estão com camisas de outro clube de futebol.
Formar quantas equipes, de cinco componentes, forem necessárias para garantir a participação de todos os alunos e, que todos estejam com uma camisa de uniforme que caracterize algum clube de futebol.
Determinar a seguência e o tempo de jogo, para que todas as equipes joguem.
Solicitar aos alunos que ficaram esperando sua vez para jogar, que observem quais são as logomarcas de empresas que estão presentes nas camisas de uniforme dos clubes que estão jogando.
Disponibilizar uma folha ou painel para que os alunos registrem:
Professor, a proposta de iniciar a discussão, sobre a relação entre o futebol e a globalização, observando as logomarcas presentes nas camisas de uniforme de um clube de futebol, se justifica:
Observe, na reportagem presente no link abaixo, o valor do contrato firmado entre o clube e a empresa fornecedora de material esportivo, bem como a estratégia de marketing utilizada: Novo uniforme do Flamengo – Patrocinador Olympikus. Disponível em: http://www.blogadao.com/novo-uniforme-do-flamengo-patrocinador-olympikus/ Acesso em 10/09/2010.
Observe também, nas imagens abaixo, a quantidade de marcas presentes nas camisas de uniforme do clube de futebol utilizadas durante o ano (2009) em que foi campeão brasileiro 2009.
Camisas do Clube de Regatas do Flamengo utilizadas no 1º semestre de 2009
Disponível em:
http://www.mundoflamengo.com.br/renderImage.image?imageName=/produtos/24/026-0009-024/026-0009-024_zoom1.jpg Acesso em 10/09/2010.
http://www.mundoflamengo.com.br/renderImage.image?imageName=/produtos/02/026-8609-002/026-8609-002_zoom2.jpg Acesso em 10/09/2010.
Camisas do Clube de Regatas do Flamengo utilizadas no segundo semestre de 2009 e janeiro de 2010
Disponível em:
http://www.mundoflamengo.com.br/renderImage.image?imageName=/produtos/24/026-9607-024/026-9607-024_zoom1.jpg Acesso em 10/09/2010.
http://www.mundoflamengo.com.br/renderImage.image?imageName=/produtos/02/026-9605-002/026-9605-002_zoom1.jpg Acesso em 10/09/2010.
Camisas do Clube de Regatas do Flamengo utilizadas a partir de fevereiro de 2010
Disponível em:
http://www.mundoflamengo.com.br/renderImage.image?imageName=/produtos/24/026-0035-024/026-0035-024_zoom1.jpg Acesso em: 10/09/2010.
http://www.mundoflamengo.com.br/renderImage.image?imageName=/produtos/68/026-6050-068/026-6050-068_zoom1.jpg Acesso em 10/09/2010.
Nesse sentido, a atividade proposta tem como objetivo, gerar algumas situações que servirão de base para as discussões que ocorrerão nas próximas aulas, tais como visibilidade destas logomarcas, relação logomarcas e clube, relação da globalização com o futebol.
Solicitar aos alunos que, formem seis grupos e respondam por escrito, os seguintes questionamentos:
Após responderem essas questões, disponibilize aproximadamente cinco minutos, para que os grupos possam:
Terminado o debate, o professor deverá apresentar o vídeo Meow - Magalhães, Marcos; Biblioteca Virtual do Estudante de Língua Portuguesa (BIBVIRT); Meow. 20 dez. 2008. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=16756. Acesso em: 16 ago. 2010. Para isso o professor deve:
Sugestões de outros vídeos que poderão ser utilizados pelo professor:
Globalização: os dois lados. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=7vneyJfWXSc&NR=1. Acesso em: 22 ago, 2010.
Globalização e redes de economia mundial. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=fTzC7wS0Bwk&feature=fvw. Acesso em: 22 ago. 2010.
Por último, o professor disponibilizará impresso ou na internet, algumas reportagens sobre a interferência da globalização no futebol, para que os alunos possam ler rapidamente e individualmente. Sugestões de sites com reportagens sobre essa temática:
LAVINAS, T. Globalização do futebol abre os debates do Fórum Internacional. Globo Esporte. com. 17 mar. 2009. Disponível em: http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Futebol/0,,MUL1047269-9825,00-GLOBALIZACAO+DO+FUTEBOL+ABRE+OS+DEBATES+DO+FORUM+INTERNACIONAL.html. Acesso em: 22 ago. 2010.
Estudo aborda efeitos da globalização sobre o futebol. 18 mai. 2010. Disponível em: http://www2.uol.com.br/canalexecutivo/notas10/1805201025.htm. Acesso em: 22 ago. 2010.
CACIOLI, R. Êxodo de jogadores espalha brasileiros no Mundial. Folha online, São Paulo, 10 dez. 2006. Esportes. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/esporte/ult92u110665.shtml. Acesso em: 22 ago. 2010.
A discussão em grupos, a apresentação do vídeo e a leitura das reportagens, tem como objetivo subsidiar os alunos no debate a ser realizado na próxima dinâmica de grupo.
Propor aos alunos, a realização da dinâmica do Júri Simulado, para aprofundamento da temática: Futebol e Globalização: somos uma potência ou estamos perdendo nossa identidade?
Dividir os alunos de acordo com as funções abaixo e explicar como será a participação de cada aluno no Júri Simulado:
Um Juiz: tem a função de dirigir, coordenar o andamento do júri e explicitar a sentença final.
Um advogado de acusação (promotor) contra a globalização: articular as acusações contra a globalização, destacando seus pontos negativos, frente à realidade do futebol brasileiro.
Um advogado de defesa da globalização: defender a globalização e responder as acusações formuladas pelo advogado de acusação. Jurados:
Convocar sete alunos para constituir o corpo de jurados. Esse grupo deve escutar todo o processo, avaliar e definir a sentença final. Ao final, cada jurado deve argumentar sobre seu voto, justificando sua decisão.
Dividir o restante dos alunos em quatro grupos:
Iniciar a dinâmica, respeitando os procedimentos sugeridos nos sites abaixo:
http://paulo-henrique.com/site2/index.php?option=com_content&view=article&id=381%3Ajuri-simulado&catid=96%3Adinamicas&Itemid=127. Acesso em: 18/08/2010.
http://www.pucrs.br/mj/subsidios-dinamicas-18.php. Acesso em: 18/08/2010.
Sugestões de textos para contribuir com a reflexão e o debate dos alunos sobre o tema proposto:
WIKIPEDIA. História do futebol. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_futebol_do_Brasil. Acesso em: 15 ago. 2010.
BIGIO, I. O futebol e a globalização. In: Jornal Mundo Luzíada. 25 jul. 2006. Disponível em: http://www.mundolusiada.com.br/COLUNAS/ml_artigo_050.htm. Acesso em: 22 ago. 2010.
JESUS, G. M. de. Futebol, globalização e identidade local no Brasil. In: Revista Digital, Buenos Aires, Ano 8, n° 57, Fev. 2003. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd57/futebol.htm. Acesso em: 22 ago. 2010.
Ao final da dinâmica, solicitar que os alunos façam um texto com o tema Futebol e Globalização: somos uma potência ou estamos perdendo nossa identidade?
Os textos poderão ser enviados para divulgação no mural, publicados no jornal da escola ou, em um blog criado pelo professor. Sugerimos que a criação desse blog seja realizada em qualquer provedor que ofereça esse recurso gratuitamente:
http://www.blogger.com. Acesso em: 22/08/2010.
http://www.criarumblog.com. Acesso em: 22/08/2010.
http://www.uniblog.com.br. Acesso em: 22/08/2010.
Sugestão de textos complementares:
BIGIO, I. O futebol e a globalização. In: Jornal Mundo Luzíada. 25 jul. 2006. Disponível em: http://www.mundolusiada.com.br/COLUNAS/ml_artigo_050.htm. Acesso em: 22 ago. 2010.
JESUS, G. M. de. Futebol, globalização e identidade local no Brasil. In: Revista Digital, Buenos Aires, Ano 8, n° 57, Fev. 2003. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd57/futebol.htm. Acesso em: 22 ago. 2010.
Observar se durante o processo vivenciado, o aluno conseguiu se posicionar frente às discussões, emitindo sua opinião e ouvindo as opiniões dos colegas.
Avaliar com o grupo de alunos, se o conhecimento disponibilizado através de vídeos, jornais e debate contribuíram para melhor compreensão do sentido e significado da globalização e sua relação com o esporte.
Indicar a realização de uma autoavaliação e a construção de texto individual, como instrumento de avaliação.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!