Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Futebol: Uma paixão nacional x globalização.

 

04/11/2010

Autor e Coautor(es)
LEANDRO REZENDE
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Paula Silva, Elizabet Rezende de Faria.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conceituar globalização;

Discutir a relação existente entre a globalização e o futebol;

Avaliar se o futebol brasileiro continua respeitando suas origens.

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Solicitar com antecedência, que o aluno traga uma camisa do uniforme (oficial ou não oficial) do seu clube de futebol favorito.

Professor, caso o aluno não possa trazer a camisa do uniforme de seu clube, solicite que ele traga outra camisa que represente as cores oficiais e que pesquise em jornais, revistas, álbuns de figurinhas, internet etc., e traga também, uma foto ou imagem da camisa oficial do seu clube favorito.

Sugestões de sites:

Camisas de clubes que jogam o campeonato brasileiro de futebol. Disponível em: http://www.lojagloboesporte.com/futebol/clubes-brasileiros/c2401+c2402+p2.html?sorter=topStock-desc Acesso em 10/09/2010. 

Camisas de vários clubes do futebol brasileiro. Disponível em: http://www.sofutebolbrasil.com/ch/index.aspx Acesso em 10/09/2010. 

Camisas de clubes que jogam na Série “A” do Campeonato Brasileiro de Futebol. Disponível em: http://www.sofutebolbrasil.com/vitrineVisualizar.aspx?vc=139 Acesso em 10/09/2010. 

Camisas de clubes que jogam na Série “B” do Campeonato Brasileiro de Futebol. Disponível em: http://www.sofutebolbrasil.com/vitrineVisualizar.aspx?vc=140 Acesso em 10/09/2010. 

Camisas de clubes que jogam na Série “C” do Campeonato Brasileiro de Futebol. Disponível em: http://www.sofutebolbrasil.com/vitrineVisualizar.aspx?vc=198 Acesso em 10/09/2010. 

A presença dessas camisas, fotos ou imagens do uniforme dos clubes de futebol é de grande importância para a realização da primeira aula, pois, as logomarcas de empresas presentes nesses uniformes, serão objetos de discussão sobre a relação entre o futebol e a globalização.

Reunir os alunos e propor a realização de um jogo de futsal. Cada equipe será constituída por cinco alunos ou alunas, que tenham a camisa de uniforme do mesmo clube de futebol.

Caso o número de alunos ou alunas, que estão com a camisa do mesmo clube, não seja suficiente para a formação de uma equipe, solicitar que se agrupem com alunos que estão com camisas de outro clube de futebol.

Formar quantas equipes, de cinco componentes, forem necessárias para garantir a participação de todos os alunos e, que todos estejam com uma camisa de uniforme que caracterize algum clube de futebol.

Determinar a seguência e o tempo de jogo, para que todas as equipes joguem.

Solicitar aos alunos que ficaram esperando sua vez para jogar, que observem quais são as logomarcas de empresas que estão presentes nas camisas de uniforme dos clubes que estão jogando.

Disponibilizar uma folha ou painel para que os alunos registrem:

  1. O nome do clube de futebol que está observando;
  2. Quais são as logomarcas presentes nas camisas de uniforme do clube de futebol observado?
  3. Será que essas logomarcas são permanentes, ou seja, sempre estiveram no uniforme do clube observado?  Por quê?

Professor, a proposta de iniciar a discussão, sobre a relação entre o futebol e a globalização, observando as logomarcas presentes nas camisas de uniforme de um clube de futebol, se justifica:

  1. Por se tratar de uma realidade mais próxima do aluno – o futebol como uma paixão nacional;
  2. Pelos constantes lançamentos de uniformes, pelas campanhas publicitárias e interesses comerciais presentes nos contratos firmados entre clubes e empresas patrocinadoras.
  3. Pela variedade de camisas de uniformes (oficiais ou não oficiais), utilizadas e colocadas no mercado de consumo, por um mesmo clube de futebol.

Observe, na reportagem presente no link abaixo, o valor do contrato firmado entre o clube e a empresa fornecedora de material esportivo, bem como a estratégia de marketing utilizada: Novo uniforme do Flamengo – Patrocinador Olympikus. Disponível em: http://www.blogadao.com/novo-uniforme-do-flamengo-patrocinador-olympikus/ Acesso em 10/09/2010.

Observe também, nas imagens abaixo, a quantidade de marcas presentes nas camisas de uniforme do clube de futebol utilizadas durante o ano (2009) em que foi campeão brasileiro 2009.

Camisas do Clube de Regatas do Flamengo utilizadas no 1º semestre de 2009 

Disponível em:

http://www.mundoflamengo.com.br/renderImage.image?imageName=/produtos/24/026-0009-024/026-0009-024_zoom1.jpg  Acesso em 10/09/2010.

http://www.mundoflamengo.com.br/renderImage.image?imageName=/produtos/02/026-8609-002/026-8609-002_zoom2.jpg Acesso em 10/09/2010.   

Camisas do Clube de Regatas do Flamengo utilizadas no segundo semestre de 2009 e janeiro de 2010

Disponível em:

http://www.mundoflamengo.com.br/renderImage.image?imageName=/produtos/24/026-9607-024/026-9607-024_zoom1.jpg Acesso em 10/09/2010. 

http://www.mundoflamengo.com.br/renderImage.image?imageName=/produtos/02/026-9605-002/026-9605-002_zoom1.jpg Acesso em 10/09/2010. 

Camisas do Clube de Regatas do Flamengo utilizadas a partir de fevereiro de 2010

Disponível em:

http://www.mundoflamengo.com.br/renderImage.image?imageName=/produtos/24/026-0035-024/026-0035-024_zoom1.jpg Acesso em: 10/09/2010. 

http://www.mundoflamengo.com.br/renderImage.image?imageName=/produtos/68/026-6050-068/026-6050-068_zoom1.jpg Acesso em 10/09/2010. 

Nesse sentido, a atividade proposta tem como objetivo, gerar algumas situações que servirão de base para as discussões que ocorrerão nas próximas aulas, tais como visibilidade destas logomarcas, relação logomarcas e clube, relação da globalização com o futebol.

Aulas 2 e 3

Solicitar aos alunos que, formem seis grupos e respondam por escrito, os seguintes questionamentos:

  1. Quais e quantas logomarcas estão em cada camisa de uniforme dos clubes observados?
  2. Todas as logomarcas têm a mesma visibilidade? Por quê?
  3. Existe alguma relação entre as empresas e o clube de futebol?
  4. Essas logomarcas ficam muito tempo expostas nas camisas de uniforme dos clubes de futebol? Por quê?
  5. Por que tem aumentado o número de logomarcas de empresas nas camisas dos clubes de futebol?
  6. O que é globalização para você?
  7. Existe alguma relação entre a globalização e o futebol?

Após responderem essas questões, disponibilize aproximadamente cinco minutos, para que os grupos possam:

  1. Socializar todas as respostas antes de passar para a próxima pergunta;
  2. Realizar um rápido debate ao final da socialização de todas as respostas do questionário;
  3. Entregar por escrito, todas as respostas do questionário ao professor.

Terminado o debate, o professor deverá apresentar o vídeo Meow - Magalhães, Marcos; Biblioteca Virtual do Estudante de Língua Portuguesa (BIBVIRT); Meow. 20 dez. 2008. Disponível em:  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=16756. Acesso em: 16 ago. 2010. Para isso o professor deve:

  1. Acessar o site http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=16756 .
  2. Clicar com o botão esquerdo do mouse no ícone “Visualizar Recurso” ou “Download do recurso”.
  3. Após abrir uma nova guia, clicar no ícone “Abrir” ou “Salvar”.
  4. Feito isso, aguardar abrir esse vídeo no Windows Media Player.

Sugestões de outros vídeos que poderão ser utilizados pelo professor:

Globalização: os dois lados. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=7vneyJfWXSc&NR=1. Acesso em: 22 ago, 2010. 

Globalização e redes de economia mundial. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=fTzC7wS0Bwk&feature=fvw. Acesso em: 22 ago. 2010. 

Por último, o professor disponibilizará impresso ou na internet, algumas reportagens sobre a interferência da globalização no futebol, para que os alunos possam ler rapidamente e individualmente. Sugestões de sites com reportagens sobre essa temática:

LAVINAS, T. Globalização do futebol abre os debates do Fórum Internacional. Globo Esporte. com. 17 mar. 2009. Disponível em:  http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Futebol/0,,MUL1047269-9825,00-GLOBALIZACAO+DO+FUTEBOL+ABRE+OS+DEBATES+DO+FORUM+INTERNACIONAL.html. Acesso em: 22 ago. 2010.  

Estudo aborda efeitos da globalização sobre o futebol. 18 mai. 2010. Disponível em: http://www2.uol.com.br/canalexecutivo/notas10/1805201025.htm. Acesso em: 22 ago. 2010.

CACIOLI, R. Êxodo de jogadores espalha brasileiros no Mundial. Folha online, São Paulo, 10 dez. 2006. Esportes. Disponível em:  http://www1.folha.uol.com.br/folha/esporte/ult92u110665.shtml. Acesso em: 22 ago. 2010. 

A discussão em grupos, a apresentação do vídeo e a leitura das reportagens, tem como objetivo subsidiar os alunos no debate a ser realizado na próxima dinâmica de grupo.

Propor aos alunos, a realização da dinâmica do Júri Simulado, para aprofundamento da temática: Futebol e Globalização: somos uma potência ou estamos perdendo nossa identidade?

Dividir os alunos de acordo com as funções abaixo e explicar como será a participação de cada aluno no Júri Simulado:

Um Juiz: tem a função de dirigir, coordenar o andamento do júri e explicitar a sentença final.

Um advogado de acusação (promotor) contra a globalização: articular as acusações contra a globalização, destacando seus pontos negativos, frente à realidade do futebol brasileiro.

Um advogado de defesa da globalização: defender a globalização e responder as acusações formuladas pelo advogado de acusação. Jurados:

Convocar sete alunos para constituir o corpo de jurados. Esse grupo deve escutar todo o processo, avaliar e definir a sentença final. Ao final, cada jurado deve argumentar sobre seu voto, justificando sua decisão.

Dividir o restante dos alunos em quatro grupos:

  1. Dois grupos de testemunhas, um que fale a favor e outro que fale contra a interferência da globalização no futebol, evidenciando as contradições e enfatizando as questões fundamentais desse processo econômico, social, político e cultural.
  2. Dois grupos com a função de público, um que colabora com o advogado de acusação, preparando argumentos para acusação e outro, que colabora com o advogado de defesa preparando argumentos para a defesa desse tema.

Iniciar a dinâmica, respeitando os procedimentos sugeridos nos sites abaixo:

http://paulo-henrique.com/site2/index.php?option=com_content&view=article&id=381%3Ajuri-simulado&catid=96%3Adinamicas&Itemid=127. Acesso em: 18/08/2010. 

http://www.pucrs.br/mj/subsidios-dinamicas-18.php. Acesso em: 18/08/2010. 

Sugestões de textos para contribuir com a reflexão e o debate dos alunos sobre o tema proposto:

WIKIPEDIA. História do futebol. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_futebol_do_Brasil. Acesso em: 15 ago. 2010. 

BIGIO, I. O futebol e a globalização. In: Jornal Mundo Luzíada. 25 jul. 2006. Disponível em: http://www.mundolusiada.com.br/COLUNAS/ml_artigo_050.htm. Acesso em: 22 ago. 2010.   

JESUS, G. M. de. Futebol, globalização e identidade local no Brasil. In: Revista Digital, Buenos Aires, Ano 8, n° 57, Fev. 2003. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd57/futebol.htm. Acesso em: 22 ago. 2010. 

Ao final da dinâmica, solicitar que os alunos façam um texto com o tema Futebol e Globalização: somos uma potência ou estamos perdendo nossa identidade? 

Os textos poderão ser enviados para divulgação no mural, publicados no jornal da escola ou, em um blog criado pelo professor. Sugerimos que a criação desse blog seja realizada em qualquer provedor que ofereça esse recurso gratuitamente:

http://www.blogger.com. Acesso em: 22/08/2010.

http://www.criarumblog.com. Acesso em: 22/08/2010.

http://www.uniblog.com.br. Acesso em: 22/08/2010.

Recursos Complementares

Sugestão de textos complementares:

BIGIO, I. O futebol e a globalização. In: Jornal Mundo Luzíada. 25 jul. 2006. Disponível em: http://www.mundolusiada.com.br/COLUNAS/ml_artigo_050.htm. Acesso em: 22 ago. 2010.  

JESUS, G. M. de. Futebol, globalização e identidade local no Brasil. In: Revista Digital, Buenos Aires, Ano 8, n° 57, Fev. 2003. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd57/futebol.htm. Acesso em: 22 ago. 2010.  

Avaliação

Observar se durante o processo vivenciado, o aluno conseguiu se posicionar frente às discussões, emitindo sua opinião e ouvindo as opiniões dos colegas.

Avaliar com o grupo de alunos, se o conhecimento disponibilizado através de vídeos, jornais e debate contribuíram para melhor compreensão do sentido e significado da globalização e sua relação com o esporte.

Indicar  a realização de uma autoavaliação e a construção de texto individual, como instrumento de avaliação.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.