25/11/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
· Compreender e valorizar a cultura escrita;
· Planejar a fala em situações formais.
Esta aula é indicada para crianças que estejam no início do processo de alfabetização.
Atividade 1 – Escolha da história e conhecimento sobre o uso da biblioteca.
Apresente a biblioteca da escola às crianças e explique sua importância.
Converse com a turma para descobrir se já visitaram alguma biblioteca e se possuem livros em casa.
Observe como as crianças se expressam e como respondem a estas questões.
Escolha com as crianças dois ou três clássicos da literatura para serem lidos em sala de aula.
Dicas de livros:
Os 33 melhores livros infantis de 1974 a 2006 http://livroseafins.com/os-33-melhores-livros-infantis-de-1974-a-2006/
Atividade 2 – ouvir e interpretar
Escolha um dos livros.
Peça às crianças que façam observações sobre a capa e pergunte se já ouviram ou conhecem esta história.
Leia para a turma a história. Mostre a capa, o título, as imagens e pergunte a opinião das crianças sobre a história.
Seguem duas sugestões de textos retirados da internet.
Fonte: http://www.feijo.com/~flavia/chapeuzinho.html
Fonte: http://www.feijo.com/~flavia/joaoemaria.html
Que possui ilustrações da história de "Chapeuzinho Vermelho" para colorir.
Atividade 3 – Registro ·
Peça a cada criança que faça o registro da história em uma folha de papel.
Escreva o título da história para que toda a turma copie no cabeçalho da atividade. ·
Observe se as crianças conseguem copiar e como o escrevem o título na folha. Oriente uma a uma sobre a organização e a seqüência das letras, alinhamento da escrita (da esquerda para a direita) etc. ·
Deixe que façam desenhos, usem letras ou palavras que souberem para registrar a história. ·
Para finalizar peça à cada criança que faça a apresentação do seu registro do livro para toda a turma.
Com as outras obras escolhidas você pode repetir as Atividades 2 e 3 para leitura, interpretação e registro da atividade. É sempre importante que as crianças conheçam os clássicos da literatura!
Caso sua escola possua laboratório de informática com acesso a internet você pode mostrar às crianças alguns filmes com versões dos clássicos como:
Chapeuzinho Vermelho 2 : http://www.youtube.com/watch?v=6pEZd0Z6VYI
Os três porquinhos; http://www.youtube.com/watch?v=PvpbzkWzBzM
Durante a realização das atividades observe se:
1) A criança é capaz de identificar e expressar oralmente o assunto e/ou a idéia central do texto?
2) A criança é capaz de associar elementos diversos, presentes no texto ou que se relacionem à sua vivência, para compreender informações não explicitadas no texto?
3) A criança conseguiu organizar as idéias e explicar com clareza o texto?
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
10/08/2013
Quatro estrelasInteressante!!
23/01/2011
Cinco estrelasMuito legal!!! Adorei a possibilidade de utilizar a internet, pois a minha escola possui o Projeto UCA. Com certeza irei utilizar. Obrigada pela ideia!