Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O Saci e a construção de palavras com ca, ce, ci, co, cu, que, qui

 

17/09/2010

Autor e Coautor(es)
Sandra Maria Rocha de Arruda
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Celia Brito Teixeira Gama

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Relacionar o mito a um personagem sem fixação geográfica.

Perceber o mito como um ser com forças sobrenaturais.        

Identificar diferenças e semelhanças entre o Saci, o Curupira e o Caipora.  

Duração das atividades
2 aulas de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

Apresente para a turma três elementos que caracterizam os personagens Saci, Curupira e Caipora, como: um gorro vermelho, uma dentadura com os dentes verdes e uma lança.   

Em roda, explore os elementos trazidos:

 _ Vocês conhecem esses objetos?

 _ O que eles lembram?

No cantinho da sala, deixe três caixas com os elementos de cada personagem caracterizando cada uma delas e coloque dentro textos informativos de cada personagem.

Divida a turma em três grupos e peça para cada um escolher um dos elementos explorados.

Cada grupo deverá se dirigir à caixa que corresponde ao elemento escolhido por eles. Peça para as crianças abrirem a caixa e fazerem a leitura silenciosa dos textos.

Após a leitura, cada grupo deverá explorar as características de cada personagem destacado no texto.

Entregue uma folha de papel 40 quilos e peça que cada grupo descubra a sua personagem, de acordo com as características destacadas.

Distribua  hidrocor, papel colorido, cola, tesoura...

Depois, peça para cada grupo apresenta o seu desenho e falar sobre as suas descobertas.

Pergunte a turma se já ouviram histórias com essas personagens. Será que eles existem ou são mitos?

Ouça as respostas das crianças para saber o que conhecem sobre as personagens.   

Atividade 2

Os desenhos feitos pelas crianças farão parte dessa atividade. Prenda cada personagem na parede do pátio da escola.

Divida a turma em grupos. Espalhe palavras com ca, ce, ci, co, cu, que e qui pelo pátio e desafie as crianças a encontrá-las.

Peça que cada criança prenda as palavras encontradas na personagem, formando um grande painel de palavras.

Ganha o grupo que prender mais palavras.

Depois, sente com as crianças em frente aos painéis e analise as palavras encontradas:

_ Que semelhanças existem entre elas?

_ E diferenças?

Faça as crianças perceberem que as palavras formam três grupos diferentes:

ca  co  cu                 ce   ci                   que    qui

Depois, peça que retire as palavras da parede e forma os grupos com elas.   

Atividade 3

Distribua o texto de cada mito para a turma e brinque com as crianças de “O mestre mandou!”.  

O professor diz:

_ Boca do forno!

O grupo responde:

_ Forno!

_Vocês farão tudo o que o mestre mandar!

_ Faremos!

O mestre mandou...

-pintar de verde as palavras com ca!

Depois, o professor fala novamente o verso e dá um novo comando:

- pintar de vermelho as palavras com qui!

E assim, sucessivamente até destacar todas as sílabas trabalhadas nas atividades.  

Recursos Complementares

Meu Livro de Folclore – Ricardo Azevedo – Editora Ática

Dicionário do Folclore Brasileiro – Luís da Câmara Cascudo – Editora Global

Avaliação

Avalie a participação de cada aluno com base nos seguintes aspectos: conseguiu ao longo das atividades propostas reconhecer ca, ce, ci, co, cu, que e qui que aparecem em diversos textos e atividades, percebeu as características de cada mito.      

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Edvan Barbosa de Sena, Escola Municipal Sérgio Luiz Pessoa Braga , Alagoas - disse:
    educasena@gmail.com

    27/09/2010

    Cinco estrelas

    Achei essa aula ótima para proporcionar uma aprendizagem divertida aos pequeninos


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.