17/09/2010
Celia Brito Teixeira Gama
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
Relacionar o mito a um personagem sem fixação geográfica.
Perceber o mito como um ser com forças sobrenaturais.
Identificar diferenças e semelhanças entre o Saci, o Curupira e o Caipora.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Atividade 1
Apresente para a turma três elementos que caracterizam os personagens Saci, Curupira e Caipora, como: um gorro vermelho, uma dentadura com os dentes verdes e uma lança.
Em roda, explore os elementos trazidos:
_ Vocês conhecem esses objetos?
_ O que eles lembram?
No cantinho da sala, deixe três caixas com os elementos de cada personagem caracterizando cada uma delas e coloque dentro textos informativos de cada personagem.
Divida a turma em três grupos e peça para cada um escolher um dos elementos explorados.
Cada grupo deverá se dirigir à caixa que corresponde ao elemento escolhido por eles. Peça para as crianças abrirem a caixa e fazerem a leitura silenciosa dos textos.
Após a leitura, cada grupo deverá explorar as características de cada personagem destacado no texto.
Entregue uma folha de papel 40 quilos e peça que cada grupo descubra a sua personagem, de acordo com as características destacadas.
Distribua hidrocor, papel colorido, cola, tesoura...
Depois, peça para cada grupo apresenta o seu desenho e falar sobre as suas descobertas.
Pergunte a turma se já ouviram histórias com essas personagens. Será que eles existem ou são mitos?
Ouça as respostas das crianças para saber o que conhecem sobre as personagens.
Atividade 2
Os desenhos feitos pelas crianças farão parte dessa atividade. Prenda cada personagem na parede do pátio da escola.
Divida a turma em grupos. Espalhe palavras com ca, ce, ci, co, cu, que e qui pelo pátio e desafie as crianças a encontrá-las.
Peça que cada criança prenda as palavras encontradas na personagem, formando um grande painel de palavras.
Ganha o grupo que prender mais palavras.
Depois, sente com as crianças em frente aos painéis e analise as palavras encontradas:
_ Que semelhanças existem entre elas?
_ E diferenças?
Faça as crianças perceberem que as palavras formam três grupos diferentes:
ca co cu ce ci que qui
Depois, peça que retire as palavras da parede e forma os grupos com elas.
Atividade 3
Distribua o texto de cada mito para a turma e brinque com as crianças de “O mestre mandou!”.
O professor diz:
_ Boca do forno!
O grupo responde:
_ Forno!
_Vocês farão tudo o que o mestre mandar!
_ Faremos!
O mestre mandou...
-pintar de verde as palavras com ca!
Depois, o professor fala novamente o verso e dá um novo comando:
- pintar de vermelho as palavras com qui!
E assim, sucessivamente até destacar todas as sílabas trabalhadas nas atividades.
Meu Livro de Folclore – Ricardo Azevedo – Editora Ática
Dicionário do Folclore Brasileiro – Luís da Câmara Cascudo – Editora Global
Avalie a participação de cada aluno com base nos seguintes aspectos: conseguiu ao longo das atividades propostas reconhecer ca, ce, ci, co, cu, que e qui que aparecem em diversos textos e atividades, percebeu as características de cada mito.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
27/09/2010
Cinco estrelasAchei essa aula ótima para proporcionar uma aprendizagem divertida aos pequeninos