Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Trabalho articulado entre a música e o canto/Ensino Especial

 

14/10/2010

Autor e Coautor(es)
Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni ; Marco G. B. Burlamaqui; Soellyn Elene Bataliotti

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Reproduzir músicas com sonorizações variadas.

- Conhecer os sons em diferentes tonalidades e características;

- Identificar diferentes tipos de sons;

- Reconhecer e reproduzir os sons.

Duração das atividades
Aproximadamente 50 minutos; uma (1) aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  Não é necessário conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- Objetos que façam barulho;

-Tambor.   

Atividade 1: Quem é o dono do barulho?

Material:  - Buzina, sino, chocalho, apito, molho de chave, toque celular, tampa de panela, entre outros objetos que façam barulho.

                - Caixa com tampa para colocar os objetos.

Figura 1: Disponível em: http://www.luizapaixao.com/blog/wp-content/uploads/2009/04/ringtones.jpg   

acesso em: 15.07.10.

Formação: sentados a vontade na quadra.

Descrição da Atividade: cada aluno deverá trazer um objeto que emita qualquer tipo de som. O professor colocará os objetos escondidos dentro de uma caixa. O professor escolhe um objeto e com a mão dentro da caixa o movimenta a fim deste emitir o som. Os alunos deverão ficar atentos ao som do objeto escolhido.

Após emissão do som o professor deverá perguntar “Quem é o dono deste barulho?”Os alunos deverão responder o que acham, ou pedir para que o professor reproduza o som. O professor deverá ir tocando os sons e questionado a todos até todos os objetos serem identificados.

Importante: trabalhe várias vezes o mesmo som até que este seja identificado, garantindo participação de todos os alunos.

E mais... - muitas vezes o aluno DV pode identificar rapidamente o som do objeto e neste momento o elogio torna-se imprescindível.

              - esta atividade servirá também como um campo de estimulação, buscando compensar alguns déficits decorrentes da deficiência visual, de forma que os alunos possam adquirir mais autoconfiança.  

Atividade 2: Latas do barulho

Material: Latas de extrato de tomate e objetos que façam barulho.

Descrição da Atividade: O Professor pedirá a cada criança uma lata com tampa (pode ser de extrato de tomate) e um objeto que faça algum barulho para colocar dentro da lata.

O professor colocará o objeto dentro da lata, fechará a tampa vedando com uma fita adesiva a latinha de cada aluno. Quando todos estiverem com a sua lata fechada em mãos, o professor pedirá para que cada um faça o seu som, e pedirá para que troque entre eles, e depois tentem identificar o som da latinha que está em mãos.

Dica: Coloque dentro de cada lata objetos variados como uma chave, um punhado de feijão, de arroz, pedrinhas, bolinhas de gude, assim ficará divertido descobrir qual barulho faz as latinhas.

Atividade 3: Ao som do tambor.

Material: Tambor.

Figura 2: Disponível em: http://pt.ruadireita.com/images/product/22/301c4c3b81cd81ddb99d209c08f9b1c1.jpg 

acesso em: 15.07.10.

Formação: dois círculos, um dentro do outro.

Descrição da Atividade: quando o professor bater no tambor, os alunos que estão no círculo de dentro deverão andar para a direita (sentido horário), batendo palmas. Quando o professor bater na lateral do tambor, o círculo de fora deverá andar para a esquerda fazendo estalos com a língua.

Para iniciar as batidas o professor deverá fazer os sons separadamente para os alunos se familiarizarem com os respectivos sons. Quando todos já tiverem incorporado a estrutura da atividade, o professor poderá unir os dois sons, batendo simultaneamente no tambor e na sua lateral. Sairá sons variados e divertidos!Tente colocar ritmo nesta musicalidade!!

Quando todos estiverem bem entrosados, coloque uma música para que possam cantar juntos, assim quem estiver batendo palma cantará.  

Música Indicada:   Pirulito que bate, bate/ pirulito que já bateu/ quem gosta de mim é ela/ quem gosta dela sou eu. 

                            Ora palma, palma, palma/ ora pé, pé, pé/ ora roda, roda, roda/ caranguejo peixe é.

                            Pirulito que bate, bate/ pirulito que já bateu/ que importa a você que eu bata/ se eu bato no que é meu.

Dica: Para que o aluno com deficiência visual possa participar da brincadeira, coloque-o no círculo de fora e peça para que todos fiquem de mãos dadas, assim ele terá o auxilio para quando toda a roda for andar e poderá fazer o som com a boca.

Recursos Complementares

Aquarela

O professor poderá apresentar as crianças um vídeo da música Aquarela, onde poderão assistir juntos a apresentação da música e posteriormente poderão cantar juntos. Disponível em: http://www.laboratoriodedesenhos.com.br/aquarela.htm 

acesso em: 15.07.10.

Letra da música:

Numa folha qualquer/ Eu desenho um sol amarelo/ E com cinco ou seis retas/ É fácil fazer um castelo...

Corro o lápis em torno/ Da mão e me dou uma luva/ E se faço chover/ Com dois riscos Tenho um guarda-chuva...

Se um pinguinho de tinta/ Cai num pedacinho Azul do papel/ Num instante imagino/ Uma linda gaivota/ A voar no céu...

Vai voando/ Contornando a imensa Curva Norte e Sul/ Vou com ela/ Viajando Havaí Pequim ou Istambul/ Pinto um barco a vela/ Brando navegando/ É tanto céu e mar/ Num beijo azul...

Entre as nuvens/ Vem surgindo um lindo/ Avião rosa e grená/ Tudo em volta colorindo/ Com suas luzes a piscar...

Basta imaginar e ele está/ Partindo, sereno e lindo/ Se a gente quiser Ele vai pousar...

Numa folha qualquer/ Eu desenho um navio/ De partida/ Com alguns bons amigos/ Bebendo de bem com a vida...

De uma América a outra/ Eu consigo passar num segundo/ Giro um simples compasso/ E num círculo eu faço o mundo...

Um menino caminha/ E caminhando chega no muro/ E ali logo em frente/ A esperar pela gente/ O futuro está...

E o futuro é uma astronave/ Que tentamos pilotar/ Não tem tempo, nem piedade/ Nem tem hora de chegar/ Sem pedir licença/ Muda a nossa vida/ E depois convida/ A rir ou chorar...

Nessa estrada não nos cabe/ Conhecer ou ver o que virá/ O fim dela ninguém sabe/ Bem ao certo onde vai dar/ Vamos todos/ Numa linda passarela/ De uma aquarela/ Que um dia enfim Descolorirá...

Numa folha qualquer Eu desenho um sol amarelo (Que descolorirá!) E com cinco ou seis retas É fácil fazer um castelo (Que descolorirá!) Giro um simples compasso/ Num círculo eu faço/ O mundo (Que descolorirá!). 

Avaliação

A avaliação ocorrerá durante o desenvolvimento das atividades, sendo observado o interesse, desempenho das crianças e a disponibilidade em atender  um para ao outro.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.