20/09/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Formas de organização dos conteúdos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
· Compreender a relação entre os sons da fala, letras e sílabas que compõe a escrita.
Conhecer as letras do alfabeto.
Diferenciar consoantes e vogais.
Atividade 1- Aprendendo canções infantis
.Escolha algumas canções infantis para cantar junto com as crianças. Existem algumas canções clássicas que algumas vezes sofrem pequenas alterações de acordo com a região do país mas que são interessantes culturalmente de serem ensinadas e aprendidas.
Caso você precise de auxílio, sugiro o site: http://www.musicasinfantil.estrelar13.com/, pois nele há, além da letra da música, a melodia de cada uma para auxiliar você quando for ensinar a canção a criança. Escolha uma canção, ensine-a a turma e observe se todos conseguem cantá-la.
Responda às dúvidas que surgirem quanto à interpretação da canção.
Cante com as crianças em momentos alternados como passeio, recreio para ajudar na fixação da letra da canção.
Atividade 2 – Lendo a canção.
Coloque a letra da música em algum suporte grande que possa ser fixado a sala de aula como um cartaz ou painel.
Cante com a turma mostrando palavra por palavra o que está sendo cantado.
Exercite com as crianças a localização de algumas palavras que rimam, destacando-as e repetindo o som para que seja bem fixado pela turma.
Chame a atenção das crianças para o som do final das palavras.
Mostre a elas quais as palavras que rimam e peça que oralmente dêem outros exemplos de rimas.
Abaixo algumas sugestões de canção.
A Canoa Virou
A canoa virou
Por deixar ela virar
Foi por causa de Sandra
Que não soube remar
Se eu fosse um peixinho
E soubesse nadar
Eu tirava Sandra
Do fundo do mar
A canoa virou
Por deixar ela virar
Foi por causa de Juliana
Que não soube remar
Se eu fosse um peixinho
E soubesse nadar
Eu tirava Juliana
Do fundo do mar
A canoa virou
Pois deixaram ela virar
Foi por causa de Luiza
Que não soube remar
Se eu fosse um peixinho
E soubesse nadar
Eu tirava Luiza
Do fundo do mar
A canoa virou
Por deixar ela virar
Foi por causa de Pedro
Que não soube remar
Se eu fosse um peixinho
E soubesse nadar
Eu tirava o Pedro
Do fundo do mar
A canoa virou
Por deixar ela virar
Foi por causa de Débora
Que não soube remar
Siri pra cá, Siri pra lá
A Luiza é feia, e quer casar
Siri pra cá, Siri pra lá
Juliana é feia, e quer casar
Siri pra cá, Siri pra lá
O Pedro é feio, e quer casar
Siri pra cá, Siri pra lá
Comer Comer
Quero acordar bem cedinho
Fazer um lanchinho
Laranja, café, leite e pão
Quero também chocolate
Iogurte, abacate
Biscoito, presunto e melão
Quero comer toda hora
Uma torta de amora
Bolinha de anis ou caju
Eu gosto mais de torrada
E uma baita fritada de carne de cobra e tatu
Eu gosto mais de torrada
E uma baita fritada de carne de cobra e tatu
Até de tatu?
De cobra faz mal!
Mas que comilão!
Nhão! Nhão! Nhão!
Comer comer, comer comer, é o melhor para poder crescer
Comer comer, comer comer, é o melhor para poder crescer
Quero comer no almoço
Um bife bem grosso
Polenta, batata e arroz
Prefiro carne assada
Banana amassada com leite
Sucrilho depois
Quero ensopado de frango
Sorvete, morango
Suspiro, pudim e manjar
Eu vou ficar numa boa
Comendo leitoa
Com broa depois do jantar
Eu vou ficar numa boa
Comendo leitoa
Com broa depois do jantar
Depois do jantar?
Será que vai dar???
Não vai agüentar!!! 1, 2, 3
Comer comer, comer comer, é o melhor para poder crescer
Comer comer, comer comer, é o melhor para poder crescer
Arriba! Comer comer, comer comer, comer comer comer
comer comer Comer comer, comer comer, é o melhor para poder crescer
Se eu não como, me dá nó nas tripas
Me ataca a gripe
Não posso dormir
Incha meus olhos
Eu fico tão fraco
Que até um mosquito
Vai me destruir
Se eu não como, não posso gritar
Não consigo falar
E começo a tremer
Eu como de uma só vez
A comida de um mês
Até minha barriga crescer
Eu como de uma só vez
A comida de um mês
Até minha barriga crescer
Comida de um mês?
Comendo outra vez?
De uma só vez? 1, 2, 3
Comer comer, comer comer, é o melhor para poder crescer
Comer comer, comer comer, é o melhor para poder crescer
Comer comer, comer comer, é o melhor para poder crescer
Comer comer, comer comer, é o melhor para poder crescer
A Casa
Era uma casa
Muito engraçada
Não tinha teto
Não tinha nada
Ninguém podia
Entrar nela não
Porque na casa
Não tinha chão
Ninguém podia
Dormir na rede
Porque na casa
Não tinha parede
Ninguém podia
Fazer pipi
Porque pinico
Não tinha ali
Mas era feita
Com muito esmero
Na rua dos bobos
Número zero
Fonte das músicas: http://www.musicasinfantil.estrelar13.com/a_casa.htm
Atividade 3 – Reforçando a ideia de rimas
Atividade de português
Complete a música abaixo com rimas diferentes das utilizadas na canção “Comer comer”:
Quero acordar bem cedinho
Fazer um _____________
Laranja, café, leite e pão
Quero também chocolate
Iogurte, ___________________
Biscoito, presunto e melão
Quero comer toda hora
Uma torta de ______________
Quero ensopado de frango
Sorvete, _________________
Suspiro, pudim e manjar
Eu vou ficar numa boa
Comendo _________________
Com broa depois do jantar
Vídeos com as músicas ilustradas:
O cravo brigou com a rosa; http://www.youtube.com/watch?v=c2XfWqbJ5mw
Durante a realização das atividades observar se:
A criança demonstra compreensão do que são rimas?
A criança já identifica o som na terminação de uma palavra e escreve a letra correspondente? Ex: rimou boa com garoa.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
13/10/2012
Cinco estrelasmuito boa!