Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Canções infantis e o desenvolvimento da relação fonema e grafema

 

20/09/2010

Autor y Coautor(es)
Mariane Patrícia Madeira Lopes
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·         Compreender a relação entre os sons da fala, letras e sílabas que compõe a escrita.

Duração das atividades
3 aulas de aproximadamente 40 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 Conhecer as letras do alfabeto.

Diferenciar consoantes e vogais.  

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1- Aprendendo canções infantis

.Escolha algumas canções infantis para cantar junto com as crianças. Existem algumas canções clássicas que algumas vezes sofrem pequenas alterações de acordo com a região do país mas que são interessantes culturalmente de serem ensinadas e aprendidas.   

Caso você precise de auxílio, sugiro o site: http://www.musicasinfantil.estrelar13.com/, pois nele há, além da letra da música, a melodia de cada uma para auxiliar você quando for ensinar a canção a criança. Escolha uma canção, ensine-a a turma e observe se todos conseguem cantá-la.   

Responda às dúvidas que surgirem quanto à interpretação da canção.  

Cante com as crianças em momentos alternados como passeio, recreio para ajudar na fixação da letra da canção.    

 Atividade 2 – Lendo a canção.  

Coloque a letra da música em algum suporte grande que possa ser fixado a sala de aula como um cartaz ou painel.

Cante com a turma mostrando palavra por palavra o que está sendo cantado.

Exercite com as crianças a localização de algumas palavras que rimam, destacando-as e repetindo o som para que seja bem fixado pela turma.

Chame a atenção das crianças para o som do final das palavras.

Mostre a elas quais as palavras que rimam e peça que oralmente dêem outros exemplos de rimas.   

Abaixo algumas sugestões de canção.   

A Canoa Virou

A canoa virou

Por deixar ela virar

Foi por causa de Sandra

Que não soube remar

Se eu fosse um peixinho

E soubesse nadar

Eu tirava Sandra

Do fundo do mar

 A canoa virou

Por deixar  ela virar

Foi por causa de Juliana

Que não soube remar

Se eu fosse um peixinho

E soubesse nadar

 Eu tirava Juliana

Do fundo do mar

A canoa virou

 Pois deixaram ela virar

 Foi por causa de Luiza

Que não soube remar

Se eu fosse um peixinho

E soubesse nadar

Eu tirava Luiza

Do fundo do mar

A canoa virou

Por deixar  ela virar

Foi por causa de Pedro

Que não soube remar

Se eu fosse um peixinho

E soubesse nadar

Eu tirava o Pedro

Do fundo do mar

A canoa virou

Por deixar ela virar

Foi por causa de Débora

 Que não soube remar

Siri pra cá, Siri pra lá

A Luiza é feia, e quer casar

Siri pra cá, Siri pra lá

Juliana é feia, e quer casar

 Siri pra cá, Siri pra lá

 O Pedro é feio, e quer casar

Siri pra cá, Siri pra lá

Comer Comer

Quero acordar bem cedinho

Fazer um lanchinho

Laranja, café, leite e pão

Quero também chocolate

Iogurte, abacate

Biscoito, presunto e melão

Quero comer toda hora

 Uma torta de amora

Bolinha de anis ou caju

Eu gosto mais de torrada

E uma baita fritada de carne de cobra e tatu

Eu gosto mais de torrada

E uma baita fritada de carne de cobra e tatu

Até de tatu?

De cobra faz mal!

Mas que comilão!

Nhão! Nhão! Nhão!

 Comer comer, comer comer, é o melhor para poder crescer

Comer comer, comer comer, é o melhor para poder crescer

Quero comer no almoço

Um bife bem grosso

Polenta, batata e arroz

Prefiro carne assada

Banana amassada com leite

Sucrilho depois

Quero ensopado de frango

Sorvete, morango

Suspiro, pudim e manjar

Eu vou ficar numa boa

Comendo leitoa

Com broa depois do jantar

 Eu vou ficar numa boa

Comendo leitoa

Com broa depois do jantar

Depois do jantar?

Será que vai dar???

Não vai agüentar!!! 1, 2, 3

Comer comer, comer comer, é o melhor para poder crescer

Comer comer, comer comer, é o melhor para poder crescer

Arriba! Comer comer, comer comer, comer comer comer

 comer comer Comer comer, comer comer, é o melhor para poder crescer

Se eu não como, me dá nó nas tripas

Me ataca a gripe

 Não posso dormir

Incha meus olhos

Eu fico tão fraco

Que até um mosquito

Vai me destruir

Se eu não como, não posso gritar

Não consigo falar

E começo a tremer

Eu como de uma só vez

A comida de um mês

Até minha barriga crescer

Eu como de uma só vez

A comida de um mês

Até minha barriga crescer

Comida de um mês?

Comendo outra vez?

De uma só vez? 1, 2, 3

Comer comer, comer comer, é o melhor para poder crescer

Comer comer, comer comer, é o melhor para poder crescer

Comer comer, comer comer, é o melhor para poder crescer

Comer comer, comer comer, é o melhor para poder crescer

   A Casa

Era uma casa

Muito engraçada

 Não tinha teto

 Não tinha nada

 Ninguém podia

Entrar nela não

 Porque na casa

Não tinha chão

Ninguém podia

Dormir na rede

Porque na casa

Não tinha parede

Ninguém podia

Fazer pipi

Porque pinico

Não tinha ali

Mas era feita

Com muito esmero

Na rua dos bobos

Número zero

      Fonte das músicas: http://www.musicasinfantil.estrelar13.com/a_casa.htm  

Atividade 3 –  Reforçando a ideia de rimas  

 Atividade de português      

 Complete a música abaixo com rimas diferentes das utilizadas na canção “Comer comer”:

Quero acordar bem cedinho

Fazer um _____________

Laranja, café, leite e pão

 Quero também chocolate

Iogurte, ___________________

Biscoito, presunto e melão

 Quero comer toda hora

Uma torta de ______________

Quero ensopado de frango

Sorvete, _________________

Suspiro, pudim e manjar

Eu vou ficar numa boa

Comendo _________________

Com broa depois do jantar

 Boa aula!         

Recursos Complementares

Vídeos com as músicas ilustradas:

O cravo brigou com a rosa; http://www.youtube.com/watch?v=c2XfWqbJ5mw  

A foca; http://www.youtube.com/watch?v=rcBcKLiD95Y   

Avaliação

Durante a realização das atividades observar se:

A criança demonstra compreensão do que são rimas?

A criança já identifica o som na terminação de uma palavra e escreve a letra correspondente? Ex: rimou boa com garoa.    

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.