25/08/2010
Celia Brito Teixeira Gama
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Identificar situações quantitativas nas brincadeiras folclóricas.
Perceber que a matemática pode estar presente nas brincadeiras e histórias.
Exercitar o cálculo mental e a estimativa, fundamentais nos cálculos que utilizamos no nosso cotidiano.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Atividade 1
Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos.
Distribua cartas com parlendas, provérbios, cantigas e trava-línguas que envolvam contagem e outras que não envolvam contagem.
Exemplos:
1 tigre, 2 tigres, 3 tigres.
1 ninho de mafagafos, com 5 mafagafinhos.
Quem os desmafagafizar, bom desmafagafizador será.
Um, dois, feijão com arroz
Três, quatro, feijão no prato.
Cinco, seis, bolo inglês
Sete, oito, comer biscoito
Nove, dez, comer pastéis.
Quem tem 100 e deve 100 nada tem.
Mais vale 1 pássaro na mão do que 2 voando.
O meu chapéu tem 3 pontas
Tem 3 pontas o meu chapéu
Se não tivesse 3 pontas
Não seria o meu chapéu.
Coloque no centro da roda de cada grupo uma ficha colorida e as cartas com os versos e ditados virados para baixo.
Combine um comando para o início da brincadeira, como “Batatinha frita 1,2,3...”
Explique que após o comando, cada criança do grupo deverá tirar uma carta do monte e ler silenciosamente para descobrir se os versos apresentam noções matemáticas.
Se os versos apresentarem noções matemáticas, a criança deverá pegar a ficha colorida no centro da roda, antes de todas as outras.
A criança de cada grupo que conseguir pegar mais vezes a ficha colorida, vence a brincadeira.
Após a brincadeira, as crianças também poderão criar versos ou ditados que envolvam contagem.
Distribua fichas para cada grupo e oriente-os a escrever versos com as características dos jogos de contagem trabalhados. Depois, é só jogar!
Atividade 2
Apresente a cantiga “Mariana conta”
Mariana conta um.
Mariana conta um.
É um, é um, é um, é Ana.
Viva a Mariana! Viva a Mariana!
Cante com as crianças e destaque a contagem que aparece nela.
Sente em roda com as crianças e explique a brincadeira.
Cada criança deverá escolher um amigo para dar continuidade a uma sequência numérica iniciada por ela. Se escolher o João Pedro, por exemplo, a cantiga ficará assim:
João Pedro conta 36...
João Pedro conta 36, 37...
E esse amigo deverá completar a sequência numérica.
A criança a dar o desafio da sequência de 2 em dois, de 3 em três...
Atividade 3
Apresente a parlenda “História da velha que tinha 10 filhos”
Era uma velha que tinha 10 filhos
Todos 10 dentro de um fole;
Deu o tango-lo-mango num deles,
Desses 10, ficaram 9.
E esses 9, meu bem, que ficaram
Foram logo fazer biscoito
Deu o tango-lo-mango num deles
Desses 9, ficaram 8.
E esses 8, meu bem, que ficaram
Foram brincar com canivete
Deu o tango-lo-mango num deles
Desses 8 ficaram 7.
E esses 7, meu bem, que ficaram
Foram fazer um bolo inglês
Deu o tango-lo-mango num deles
Desses 7 ficaram 6.
E esses seis, meu bem, que ficaram
Foram a porta bater no trinco,
Deu o tango-lo-mango num deles
Desses seis ficaram cinco!
E esses cinco, meu bem, que ficaram,
Com o diabo fizeram o trato,
Deu o tango-lo-mango num deles,
Desses cinco ficaram quatro!
E esses quatro, meu bem, que ficaram
Foram aprender o português;
Deu o tango-lo-mango num deles,
Desses quatro ficaram três.
E esses três, meu bem, que ficaram,
Foram ao campo buscar cem bois,
Deu o tango-lo-mango num deles,
Desses três ficaram dois!
Desses dois, meu bem, que ficaram,
Foram ao mato caçar anum,
Deu tango-lo-mango num deles,
E desses dois restou só um!
E esse um, meu bem, que ficou,
Foi brincar com lampião,
Deu o tango-lo-mango no tal,
E acabou-se a geração...
Leia, cante e brinque com as crianças, interrompendo algumas partes da parlenda para ela completarem corretamente.
Depois, proponha o desafio:
A velha tem 23 filhos e deu tango-lo-mango num deles,
Desses 23, ficaram ______________.
E esses 23, meu bem, que ficaram, foram ________________________.
Deu o tango-lo-mango num deles
Desses 23, ficaram ______________.
Mude os numerais e desafie as crianças a completar a parlenda.
Faça as crianças perceberem que elas precisam completar a parlenda com uma palavra que rime com o resultado do desafio.
Meu Livro de Folclore – Ricardo Azevedo – Editora Ática
Dicionário do Folclore Brasileiro – Luís da Câmara Cascudo – Editora Global
O professor poderá perceber se a criança conseguiu completar a sequência numérica e identificou a matemática nas brincadeiras.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!