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Identificar as vogais e seu papel nas sílabas e nas palavras.

 

18/10/2010

Autor e Coautor(es)
Mariane Patrícia Madeira Lopes
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar as vogais e seu papel nas sílabas e nas palavras.

Duração das atividades
3 aulas de aproximadamente 40 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecer as letras do alfabeto;  

Diferenciar consoantes e vogais.

Estratégias e recursos da aula

É interessante que em sua sala de aula  esteja fixado e visível para toda a turma o alfabeto completo.   

Atividade 1 – Reforçando o alfabeto 

Peça que toda a turma leia ( ou repita oralmente) junto com você as letras do alfabeto, de forma ordenada, para que cada criança veja a letra e associe-a ao som pronunciado.   

Siga a ordem alfabética e alternadamente peça a uma criança diga qual a letra que você está apontando.   

Depois aponte a uma letra fora da sequência alfabética e peça a uma criança que diga o nome da letra para você.   

É importante que corrija qualquer equívoco sempre reforçando positivamente a tentativa da criança.   

Para finalizar esta etapa de uma forma divertida sugiro o vídeo abaixo . É interessante pois a música mostra cada letra e o seu respectivo som.

 Turma da Mônica - ABC: http://www.youtube.com/watch?v=sGMv8DhqOhk&feature=fvw     

Atividade 2 - Canção das vogais   

Mostre as crianças o vídeo abaixo:

Panda vai à escola - A familia das vogais http://www.youtube.com/watch?v=jUbPuM_TIUQ 

Diga que a música se chama “A família das vogais”. Peça as crianças que oralmente digam o que entenderam que são as vogais.

Dê dicas sobre do nome das personagens do vídeo ( cada criança tem o nome de uma vogal).  

 Depois de discutir com a turma, mostre separadamente cada uma das cinco vogais talvez em uma folha A4 colorida e fixe-a em uma parte visível da sala de aula.  

 A  E   I   O   U

 Atividade 3 – Localizando as vogais nos nomes da turma  

 Forme pequenos grupos de 4 ou 3 crianças.

Cada grupo deverá escrever o nome das crianças que estão no grupo em uma folha grande (metade de uma cartolina ou papel A3).

Utilizando o lápis ou canetinha verde para as vogais e vermelho para as consoantes.

Oriente em cada grupo quanto às dúvidas sobre quais letras são vogais e quais letras são consoantes.   

Atividade para avaliação:   

É importante que as folhas com as vogais sejam retiradas do painel da sala de aula para que as crianças tentem sozinhas lembrar quais são as vogais.  

 Atividade de português  

 1)     Escreva em ordem quais são as vogais no nosso alfabeto:   

  2)     Observe as palavras abaixo e faça um círculo em volta de cada vogal de cada palavra:  

 bola     boneca      bala       bico       berço     buraco      banana   

Qual a letra que se repete em todas as palavras? ________  

 Ela é uma vogal ou uma consoante?________________________   

Se a letra b é uma consoante, quais são as vogais? _________________________________________________________________________

3)     Escreva agora o seu nome e o nome de sua professora utilizando o lápis azul quando for escrever uma vogal.                

     

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Dica: No decorrer das atividades é importante que você peça para as crianças para observarem como a boca se movimenta para produzir os sons vocálicos.

Peça para observarem se alguma parte da boca (aparelho fonador) encosta em outra parte ao se pronunciar esses sons isoladamente.

Depois peça que comparem com os outros sons, ou seja, como a boca se movimenta e se há encontro de partes da boca para a pronúncia do som.

Esse exercício aguçará a percepção da criança para o modo como os sons são produzidos e as auxiliará a perceber a diferença entre sons vocálicos (representados pelas letras vogais) e os outros sons (representados pelas letras consoantes).  No caso dos sons vocálicos não há atrito no aparelho fonador – o que ocorre na emissão dos sons não vocálicos.     

Recursos Complementares
Avaliação

Observe se: 

 1)      As crianças conseguem,  de memória,  escrever as vogais em ordem.

2)      Identificam entre diferentes palavras quais letras são vogais.

3)     Conseguem perceber a letra B presente em todas as palavras na Atividade 3.  

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